Sol em Júpiter - Lola Salgado


SALGADO, Lola. Sol em Júpiter. Rio de Janeiro: HarperCollins (Harlequin Books), 2018. 256 p. Skoob. Comprar.

Sinopse

Sol Leão é uma famosa youtuber de Florianópolis. Apaixonada pela sua “juba”, que dá nome ao canal, a jovem mostra ao mundo seu estilo e sua vida perfeita em vídeos divertidos e calorosos. No entanto, a vida real pode ser um pouco diferente disso, e um jovem com o estranho nome de Júpiter aparece para balançar o mundo de Sol e questionar as certezas que ela achava que tinha.

Faz muito tempo que não leio um romance bem levinho, do tipo que a gente lê para descansar e sair de ressaca literária. E como andei lendo muito suspense ultimamente, Sol em Júpiter encaixou como uma luva na minha vontade de ler por entretenimento. Leve, divertido e muito apaixonante, duvido que você também não se encante quando ler.

Sol Leão é uma youtuber de muito sucesso que mantém um canal chamado “Delírios da Juba”, com mais de 6 milhões de inscritos. O nome vem de seu cabelo cacheado e volumoso, que ela faz questão de ostentar com muito orgulho, e nos seus vídeos ela fala de moda, maquiagem, estilo de vida e, principalmente, auto estima. Ela sempre aparece muito bem arrumada e maquiada, saltos altíssimos e bom humor elevado e cada self que posta em suas redes sociais mostra o quando sua vida é perfeita e interessante. Para fechar o quadro, recentemente ela ficou noiva de André, outro youtuber famosinho e juntos eles representam o casal perfeitinho da internet.

O que ninguém sabe é o quanto essa perfeição custa à Sol. Ninguém sabe o quanto ela odeia saltos, que está sempre com fome por causa da dietas malucas que faz para manter a forma e que nunca tem tempo para ir à praia, mesmo dizendo que ama o mar. Não sabem que o bullying que ela sofreu na infância por causa do cabelo e por estar acima do peso a levou a desenvolver uma síndrome do pânico contra a qual ela luta até hoje. Não sabem que quando ela gravou seu primeiro vídeo, na verdade ela buscava um lugar onde pudesse falar sobre seus sentimentos, sobre se conhecer e se respeitar como é.

Tinha muito para falar e acabei descobrindo que minhas angústias eram as mesmas de muitas outras pessoas. E, às vezes, descobrir que não somos os únicos do mundo passado por determinado problema é reconfortante.

Um dia, depois de uma série de imprevistos, ela acaba sendo forçada a comparecer a um evento com uma sandália estranhíssima e por isso é malhada pela internet. E enquanto enfrenta o ataque dos haters, ela se aproxima de Júpiter, um jovem trabalhador, alto astral, dono de belos olhos azuis e um passado trágico. A amizade dos dois rapidamente começa a se transformar em algo mais, mas Sol é noiva e seu compromisso é público. Como sair dessa enrascada?

Eu realmente não esperava gostar tanto desse livro. Nunca tinha lido nada da Lola Salgado e amei a narrativa dela por ser dinâmica e delicada ao mesmo tempo. Ela abordou temas muito fortes no livro (bullying, síndrome do pânico, haters, lidar com o sucesso, traição, exposição na internet) mas com muito leveza e de forma direta. Ao mesmo tempo em que isso foi muito positivo, também é a única crítica que tenho ao livro. Isso porque ela aborda todos esses temas com respeito, mas sem muita profundidade, o que deixa o livro mais adequado para o público infanto-juvenil, mas ela pesou bastante na cena de sexo, o que torna o livro impróprio para os mais jovens. Ao mesmo tempo, a falta de carga dramática pode deixar a leitura um pouco chata para quem gosta de livros mais maduros.

Os personagens são apaixonantes, especialmente Júpiter. Ele é aquele tipo de cara gente boa, que cuida da família e respeita as garotas (coisa rara nos dias de hoje), e com esse nome não é preciso ser vidente para perceber que ele vem de  uma família meio hiponga. Os irmãos dele, Vênus e Saturno, aparecem bastante na história e dão uma pitada de companheirismo e diversão. Eu fiquei esperando uma cena com a mãe de Júpiter e achei uma pena ela não acontecer porque fiquei imaginando o quanto ela deve ser uma mulher interessante. Sol também é incrível: forte e corajosa, ela é exemplo de superação e mesmo com toda a fama, ela não é esnobe. E é muito bacana acompanhá-la percebendo as coisas ruins que essa fama lhe trouxe e se esforçar para mudá-las.

Depois, vinha o fato de que eu também queria ser uma dessas pessoas verdadeiras e apaixonadas pelas coisas importantes. Queria que meus vídeos fossem transformadores por serem reais. Queria que meu Instagram fosse o reflexo da minha vida e não uma imagem projetada de uma realidade  que não condizia com quem eu era.

Com toques de humor e drama, Sol em Júpiter é uma delícia de livro! Eu só acho que ele merecia mais alguns capítulos no final, porque foi difícil me despedir dos personagens. Aliás, fica aqui uma sugestão para Lola Salgado: que tal uma série? Um livro para Clarice, para Vênus, para o Saturno, para mãe da Sol, para mãe do Júpiter… assim nós teríamos muito material sobre eles e não sofreríamos tanto com a saudade.

A Autora

Lola Salgado acredita fervorosamente que o sushi foi a melhor invenção da humanidade. Paranaense, ela gosta dos dias mais frescos, de café amargo e de histórias que mexem com seus sentimentos. Está em um relacionamento sério com os livros desde que se entende por gente e escreve porque alguém certa vez lhe disse que é assim que se faz magia. 
Escorpiana nascida em novembro de 1993, Lola publicou seus primeiros livros na plataforma Wattpad, onde ganhou o prêmio internacional Wattys com uma de suas obras. Na Amazon, seus livros ultrapassam 10 milhões de leituras.

Avaliação (4/5)



B-jusssss! ♥
;-p


Nenhum comentário

Oi! Muito obrigada pela visita!
Deixe aqui seu comentário, vou adorar receber!
B-jussss! ♥
;-p