Lendas e Fábulas do Brasil (Desafio Literário)

Hey peeps!
Já anuncei aqui várias vezes que estou participando do Desafio Literáio 2011 e o quanto estou feliz por isso. É uma possibilidade incrível pra gente ler coisas que não estamos acostumados, sair um pouco da rotina. No mês de Janeiro o tema é Literatura Infanto-juvenil. Eu amei!!!
Sempre defendi a ideia de que livro de criança não é só pra criança, livros infantis tem o dom de comover, aproximar, nos deixar mais sucetíveis aos nossos sentimentos. Todo mundo deveria ler um livrinho desses de vez em quando, faz bem pra alma!

Um dos "desafios" do Desafio Literário era que a gente pegasse aqueles livrinhos que estavam abandonados na nossa estante, que compramos por impulso ou ganhamos. E foi por isso que escolhi esse livro: Lendas e Fábulas do Brasil.


Ele faz parte de uma coleção chamada Jóias do Conto Infantil, da Editora Cultrix. Essa coleção é bem antiga, e uma aluninha minha uma vez apareceu na escola com esses livros, dizendo que eram doação para a Biblioteca da escola. Eu fiquei tão fascinada que ela me deu dois volumes, este que li e Contos de Andersen. Esses livros estão há anos na minha estante.

Lendas e Fábulas do Brasil é composto por 24 contos, um melhor do que outro. O interessante, é que quando escolhi esse livro, eu imaginei que nele estivessem histórias que falassem de contos indígenas ou africanos, ou que fizessem parte do nosso folclore. Mas não é nada disso, fora algumas citações do saci e da mãe de ouro, a maioria das histórias são bem populares, e comuns no imaginário brasileiro.

São histórias que falam de reis, princesas e principes encantados, bruxas e maldições. Encantadoras e envolventes, como a hsitória de Pedro Malasartes, Branca-Flor, Principe Papagaio e Dona Baratinha. Histórias lindas, que merecem ser imortalizadas nesse livro, que vou guardar com carinha para os filhos que um dia hei de ter!

B-jussss! ♥
;-p

5 comentários:

  1. Também estou adorando fazer o Desafio, para ler aquilo que normalmente não leria. E está sua escolha foi muito boa, além de valorizar a nossa cultura, estas histórias são muito divertidas e nos faz lembrar da nossa infância. Valeu Nina, parabéns pela escolha.

    ResponderExcluir
  2. Muito bacana sua resenha.
    E que bom resgatarmos as histórias que permearam e ainda permeiam o imaginário infantil.
    Valeu pela indicação.

    Abs, Rê

    ResponderExcluir
  3. Eu fico feliz por você estar feliz em participar do Desafio. Comentários assim nos inspiram a dar o nosso melhor além de ser sempre bom perceber que nosso esforço é em vão. Legal também trazer um livro diferente ao conhecimento dos participantes. Excelente participação. =D

    Beijocas

    ResponderExcluir
  4. Que gracinha sua resenha e a escolha do livro. Vou anota'-lo para meus filhos.

    ResponderExcluir

Oi! Muito obrigada pela visita!
Deixe aqui seu comentário, vou adorar receber!
B-jussss! ♥
;-p