Todas as Estrelas do Céu - Enderson Rafael


Desde que comecei meu blog, tem sempre alguns nomes que eu escuto sempre. Novos autores que vejo se esforçando para divulgar seu trabalho e conquistar seu espaço. Dentre eles está Enderson Rafael, companheiro de twitter, integrante do Novas Letras e sempre presente em eventos. Posso falar que ele é o campeão das críticas positivas. E eu morria de vergonha de não ter lido o livro dele ainda. Ainda, pois esse mês o tema do Desafio Literário 2011 é Novos Autores, e eu guardei esse momento para fazer uma homenagem merecida a esse querido autor.

Acho que todo mundo conhece a história do Enderson, né? Não? OK...
Todas as Estrelas do Céu foi escrito há uns dez anos, ainda na adolescência do autor, mas só agora foi publicado por uma editora, depois de muito esforço e dedicação. Ele fez várias cópias do seu manuscrito e saiu distribuindo pelo país, para conseguir divulgação. Assim, o livro foi conquistando espaço e acabou se tornando queridinho da blogosfera.

O livro fala sobre a história de Leandro e Caroline, ou Lê e Carol, irmãos, filhos de Lúcia e Marco. Carol é filha biológica do casal, uma menina doce, linda, inteligente, perspicaz e com alma de poetisa, mas Lê é adotado, foi deixado ainda bebê na porta do casal, que o criou com muito amor e consideração.
Quando eles entram na adolescência, junto com todas as dúvidas e ansiedades típicas da idade, eles descobrem um no outro o apoio e a compreensão que buscam, até se perceberem apaixonados.

E agora? Eles não são irmãos de verdade. Biologicamente falando, eles não são nem parentes. Aliás, ainda falando em biologia, um casamento entre primos seria mais incestuoso (oops!). Juridicamente, eles só precisavam localizar os pais verdadeiros de Leandro para resolver a documentação. Mas como enfrentar seu pais? Como explicar para Marco e Lúcia que estavam apaixonados e dispostos a tudo para viver esse amor? É claro que para eles não é tão simples assim, como aceitar seus dois filhos apaixonados? E é claro que eles fariam tudo para impedir essa loucura.

Preciso muito parabenizar a coragem do Enderson Rafael em tratar de um tema tão delicado e polêmico. Porque esse assunto mexe com nossas crenças, nosso hábitos, e faz com que a gente repense certos pré-conceitos. E é justamente esse o tema central - nossos preconceitos. A atitude dos pais chega a ser revoltante, por mais que eu entenda que eles exerguem Lê como um filho, nada explica tanto radicalismo.

E eu torci muito por esse casal. OMG, eu ri, chorei, esbravejei pela casa, emocionada com cada lance dessa história. Os personagens são muito carismáticos e tão bem construídos que passa a sensação de que eles são pessoas do nosso dia-a-dia.
Eu lia e me lembrava de uma outra história: Os Maias, de Eça de Queiroz. A diferença é que Carlos e Maria Eduarda eram realmente irmãos. E ainda sim eu torcia para que houvesse um jeito para eles ficarem juntos, afinal eles foram criados separados, não tinha amor de irmão entre eles.
Agora imaginem minha torcida por Carol e Lê, que nem irmãos de verdade são.

E o final?
É épico, romântico e inacreditável.
Você lê e diz: "é sério? é sério? É SÉÉÉRIOOOO???"
Bom, pelo menos foi o que aconteceu comigo, depois que passou o susto.

Essa resenha faz parte do Desafio Literário 2011.


Outras resenhas do DL:

Janeiro: Literatura Infanto-Juvenil - Lendas e Fábulas do Brasil
Fevereiro: Biografias e/ou Memórias - De Moto pela América do Sul
Março: Obras Épicas - Pássaros Feridos
Abril: Ficção Científica - A Hospedeira
Maio: Livro-reportagem: O Livreiro de Cabul
Junho: Peças Teatrais: Cyrano de Bergerac

B-jussssss! ♥
;-p


16 comentários:

  1. Nossa Nina, eu não conhecia esse livro, mas achei o tema realmente bem forte. Coisa complicada, hein?

    Muito legal a resenha, me deu mesmo vontade de ler o livro.

    Beijinhos
    Conjunto da Obra

    ResponderExcluir
  2. Olá!!!
    Como está? Espero que bem!
    Gostei da postagem, viu! Voltarei mais vezes com calma para conferir tudo!

    Grande abraÇoOooO!!!!

    ResponderExcluir
  3. ei Nina,

    esse livro parece ser uma preciosidade, mas é exatamente pelo final dele que não tenho coragem de ler, rsrs. Talvez um dia arrisque e acabo me apaixonando pela história, né?

    beijos. ^^

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Somos da Editora Vida & Consciência (www.vidaeconsciencia.com.br) e estamos entramos em contato para saber mais a respeito de formarmos uma parceria com o blog Pronto, falei!. A Editora Vida & Consciência tem 20 anos de mercado e mais de 15 milhões de exemplares vendidos. Seu foco é o bem estar do leitor, com reflexões que estimulam a renovação de atitude. São diversos autores, como Zíbia Gasparetto, Luiz Gasparetto, Monica de Castro e Marcelo Cezar, e a editora oferece em seu catálogo as categorias: romances espiritualistas, desenvolvimento pessoal, metafísica moderna, estudos e fatos e literatura infanto-juvenil. Por isso, gostaríamos de saber como funciona o esquema de parcerias do blog e o que acha de lhe enviarmos nossos livros para divulgação e sorteios entre seus leitores, qual o público principal do blog.

    ResponderExcluir
  5. Oi Nina!
    Que bela resenha!!
    Eu morro de vontade de ler esse livro! Só vejo resenhas positivas!
    Os autores nacionais estão cada vez melhores!!
    Bjss!

    ResponderExcluir
  6. Oiiii,
    adorei a resenha.
    Louca pra ler esse livro.

    Primeiro Circulo Viajante organizado pelo LpC.

    Veja como se inscrever em ... http://migre.me/5fu2g

    Visite e não deixe de comentar no .. http://migre.me/56Zw3

    Beijos e Boa Leitura!!
    Marina Barcelos
    contato: marysbarcelos@hotmail.com
    Blog: http://www.livrospelacasa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Oi Nina!!
    Ainda não li nada do autor, mas já tinha ouvido falar desse livro em outros blogs.
    Gostei da sua resenha, você me deixou com vontade de ler :)
    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  8. Sua resenha me deu uma vontade louca de ler o livro, vou atrás dele já!
    abs
    Jussara

    ResponderExcluir
  9. Ei Nina!
    Eu tb já tinha ouvido e muito o nome do autor por aí.
    Fiquei com inveja!!! Quer ler para saber o que acontece no final ^^
    Bjins

    ResponderExcluir
  10. Olá, Nina!

    Puxa, você sabe que eu só conhecia de nome a história? #Vergonha. Mas vou remediar isto em breve. Prometo!
    Bom, voltando ao que interessa, eu adorei o jeito que você analisou a obra. De fato é um tema polêmico HOJE. Antigamente, devo acrescentar, era muito comum casamento entre primos e até entre irmãos (Dinastia Bragança, oi! - tanto que, se não me engano, todo primogênito morria, não é?). E creio, ainda, que só cabe ao casal se censurar ou não; e, claro, tomar cuidado com a concepção, porque casamentos consanguíneos são o carro-chefe para doenças. :/
    Falei demais, né? rs. Mas como disse, sua resenha ficou incrível e eu estou torcendo pelo casal (afinal, eu vou demorar um tempão para poder ler).

    Abraços!

    Ana Carolina Nonato
    Seis Milênios

    ResponderExcluir
  11. Nina querida, obrigado pela resenha linda do "Todas". Este é um livro que é mto especial, pela luta da publicação, pelo enredo inovador, pelo final surpreendente. Meus livros seguintes acabam pegando emprestado algumas das coisas que vi que deram certo no "Todas", e melhoram naqueles pontos que não são unanimidade por parte dos leitores. Mto obrigado mais uma vez pelo apoio e espero que em breve vc possa ler meu próximo livro, "Três Céus"! Beijo enorme!

    ResponderExcluir
  12. Eu tô com um manuscrito aqui do livro, que minha amiga me deu já que ela conhece o Enderson... Super vontade de ler, só estou esperando a fila diminuir. Só ouço falar bem de "Todas as estrelas" *-*

    Bjs,
    Kel
    www.itcultura.com

    ResponderExcluir
  13. Olá,Nina!
    amo seu blog já sou sua seguidora.
    Montei um blog este ano gostaria de receber sua visita e que você me seguisse para podemos trocar idéias.http://www.serecrescer.blogspot.com

    Obrigad e beijos.

    ResponderExcluir
  14. Deve ser uma história envolvente. Que babado! =D


    Beijocas

    ResponderExcluir
  15. Ei Nina,

    Todos falam tantooo deste livro e eu ainda não tenho. Quero ler ainda, quando o Novas Letras veio em BH não tinha o livro do Enderson, ai comprei só o da Fernanda França e o da Tammy rs, vamos ver na bienal RJ ^^

    bjos
    Nanda

    ResponderExcluir
  16. Fiquei super curiosa para ler esse livro agora.
    Vou procurar na próxima vez que for na livraria.
    beijos

    ResponderExcluir

Oi! Muito obrigada pela visita!
Deixe aqui seu comentário, vou adorar receber!
B-jussss! ♥
;-p