A Aprendiz - Trudi Canavan

CANAVAN, Trudi. A Aprendiz. Ribeirão Preto, SP: Editora Novo Conceito, 2012. 544 páginas. (A Trilogia do Mago Negro, v.2). Título original: The Novice.
Avaliação (1 a 5) ♥ ♥ ♥ ♥

"- Eu pensei nisso. Não espero que eles gostem de mim, só que me deixem em paz. Eu os observei quando pude e parece que não há ninguém como Regin entre eles. Não têm nenhum aprendiz específico que reine sobre eles. - Ela deu de ombros. - Posso conviver com o fato de ser ignorada." (p. 95)

Este é o segundo volume da Trilogia do Mago Negro, que se iniciou com O Clã dos Magos. A série é um misto de magia, com crítica social e política, que se desenrola em um ambiente medieval, ou seja, um prato cheio para quem gosta de um bom sobrenatural!

No primeiro livro, conhecemos a próspera cidade de Imardim, capital de Kyralia, que mantém a traquilidade de seus habitantes graças a um acordo feito entre o rei e os magos do Clã. Todos os anos, durante um ritual chamado de Purificação, os magos limpam a cidade de todos os "indesejados" que são expulsos e obrigados a viver fora dos muros da cidade, nas Favelas. O ritual gerava revolta, mas os pobres nada podiam fazer contra a barreira de força que protegia dos magos. Até que Sonea, uma jovem favelada, atira uma pedra contra eles, depositando toda sua raiva nela... e a pedra rompe o escudo e atinge em cheio a testa de um dos magos. Apavorada, Sonea foge e caçada pelos magos, capturada e levada para o Clã para treinar seu poder.

A partir daqui contém spoilers caso você não tenha lido o primeiro livro. Confira aqui a resenha de O Clã dos Magos.

Com a ajuda de Rothen, que a ensinou a ler, escrever e a controlar seus poderes, Sonea é aceita no Clã e começa a ter aulas com os demais aprendizes. Mas a vida da garota não será nada fácil, ela é a primeira aprendiz do Clã que não pertence a nenhuma das Casas, ela é a única favelada vivendo entre nobres e muitos alunos e professores não estão dispostos a aceitar esse disparate. Regin, o líder desse grupo, está disposto a qualquer coisa para infernizar a vida de Sonea e obrigá-la a desistir. Mas ela é poderosa, tem muito mais força e magia do que os demais aprendizes, e mesmo sofrendo com o boicote e o bullying diários, não pretende abandonar sua única chance de ajudar sua família e amigos. Ela acredita que com sua magia, talvez possa melhorar a vida de quem está nas Favelas, principalmente se se tornar uma Curadora. Mas Sonea não imaginava que os aprendizes poderiam ser tão cruéis....

E como se todo esse problema em ser aceita não bastasse, ela, Rothen e o administrador Lorlen precisam manter em segredo o envolvimento de Akkarin, o Lorde Supremo, com magia negra. Isso porque o Clã precisa encontrar uma forma de se defender do poder do Lorde antes que ele resolva "dar o bote". Por isso, Lorlen envia Dannyl para ser embaixador em Elyne, um país vizinho, e tentar refazer os passos e a pesquisa de Akkarin, quando este passou longos anos longe do reino. O problema é que Dannyl não sabe da verdade e nem imagina em que está se envolvendo.

Enquanto isso, uma série de assassinatos assombra Imardim, principalmente pela maneira como as vítimas são levadas à morte. Será que Akkarin e sua magia negra estão envolvidos nesse mistério?

* * * *

Preciso confessar que gostei muito mais do segundo livro do que do primeiro, e em mundo cheio de continuações torpes, vamos combinar que isso é coisa rara! O livro tem muito mais intrigas, ação e mistérios. E tem Akkarin, pois esse personagem roubou a cena, ele é um vilão de dar medo. Isso se ele mesmo for um vilão, pois do jeito que a história dá reviravoltas, eu não me admiraria se isso mudasse também.

A luta de Sonea para superar o bullying e conseguir sobreviver dentro do Clã é desesperadora. Ela teme se tornar uma maga cruel como os que mataram o garoto no dia da Purificação, por isso não usa todo seu poder para se defender dos colegas. Ao mesmo tempo, acompanhamos Dannyl em um outro tipo de luta, esconder sua homessexualidade. Vivendo em um país diferente, com regras sociais um pouco mais brandas, ele baixa um pouco sua resistência e passa a refletir melhor sobre o assunto. Já Rothen luta contra a insônia e seu vício em um medicamento calmante.

Mas mesmo gostando tanto da trama, acredito que a autora repetiu o mesmo erro de O Clã dos Magos se estendendo demais nas descrições. As cenas de bullying com Sonea se tornam repetitivas e acabam cansando um pouco, já que ela nunca reage. 

Estou ansiosa pelo terceiro livro, os poderes de Sonea estão aumentando a cada dia e sinto que muitas surpresas ainda virão. Se você é fã de ação e magia, não perca tempo e leia essa série!

Trilogia do Mago Negro

  1. O Clã dos Magos (The Magician's Guild)
  2. A Aprendiz (The Novice)
  3. O Lorde Supremo (The High Lord)
B-jussss! ♥
;-p





3 comentários:

  1. aDORO COISAS SOBRENATURAIS,É O LIVRO PERFEITO PRA MIM

    ResponderExcluir
  2. Estou ansiosa para ler todos os livros dessa série.

    ResponderExcluir
  3. Mesmo sem ter lido ainda, a história já me cativou, principalmente pela crítica social e política. Adoro isso!!
    Fiquei feliz em saber que a história evolui bastante nesse segundo volume da série. É ótimo ter mais emoção, mais ação.. e tudo com coerência!
    Estou bem empolgada para ler todos os 3.
    bjs

    ResponderExcluir

Oi! Muito obrigada pela visita!
Deixe aqui seu comentário, vou adorar receber!
B-jussss! ♥
;-p