Simplesmente Acontece - Cecelia Ahern

AHERN, Cecelia. Simplesmente Acontece. Tradução: Amanda Moura e Ivar Panazzolo Júnior. Ribeirão Preto, SP: Editora Novo Conceito, 2014. 448 páginas. Título original: Where rainbows end. Skoob

Sinopse
“Simplesmente Acontece - O que acontece quando duas pessoas que foram feitas uma para outra simplesmente não conseguem ficar juntas? Todo mundo acha que Rosie e Alex nasceram para ser um casal. Todo mundo menos eles mesmos. Grandes amigos desde criança, eles se separaram na adolescência, quando Alex se mudou com sua família para os Estados Unidos. Os dois não conseguiram mais se encontrar, mas, através dos anos, a amizade foi mantida através de emails e cartas. Mesmo sofrendo com a distância, os dois aprenderam a viver um sem o outro. Só que o destino gosta de se divertir, e já mostrou que a história deles não termina assim, de maneira tão simples.”
Cecelia Ahern já me encantou tantas vezes com suas obras que posso dizer que ela já tem lugar cativo entre meus autores favoritos. E por isso, comecei a leitura de Simplesmente Acontece com a expectativa lá em cima e talvez, também por isso, minha decepção tenha sido tão grande.

Alex e Rosie são totalmente fofos juntos, são personagens adoráveis, e é fácil entender porque eles hesitam tanto para ficar juntos como um casal. A amizade que eles tem é rara, é difícil encontrar pessoas que tenham uma conexão tão perfeita, e por isso eles tentam preservar essa amizade e não arriscar em busca de um romance que só eles não percebem que tem tudo para dar certo.

Mas a vida também atrapalha muito. Rosie engravida muito jovem, no dia do baile de formatura e enquanto Alex parte para a faculdade de Medicina em Harvard, ela está na casa dos pais em Dublin, criando sua filha. Ela vê seus sonhos de cursar Hotelaria se afundarem lentamente enquanto Alex se cresce na profissão. Mesmo assim eles terão anos de uma amizade pautada por idas e vindas e pela existência de um grande amor, que mesmo depois de constatado por ambos, ainda que em momentos distintos, não é revelado, pois sempre alguém está comprometido, ou alguém está com medo da reação do outro, enfim… muitos e muitos e muitos imprevistos os manterão afastados.

No geral o livro é bom, tem aquela pegada única da Cecelia Ahern. Aquela sensação de cotidiano que ela consegue transmitir como ninguém nos seus livros. Temos a sensação que Alex, Rosie, Katie e os demais personagens são pessoas reais, que poderiam ser nossos amigos, vizinhos, parentes ou até nós mesmos. Eu entendi as razões que os levaram a vacilar tanto, pois para mim o livro falou mais das relações familiares, de lealdade com as pessoas que amamos do que de amor entre homem e mulher.

Mas eu não consegui me dar bem com a narrativa. O livro é totalmente narrado por meio de cartas, e-mails, bilhetes, sms e chats entre os personagens e isso fez com que o enredo perdesse muito. Senti falta das descrições de Ahern, muita coisa ficava por conta da nossa imaginação e sinceramente isso me incomoda, mesmo concordando que torna a leitura extremamente dinâmica. Sou uma pessoa curiosa, sempre quero saber tudo que aconteceu em encontros, festas, jantares, e é frustrante ter que se conformar apenas com as migalhas dos comentários do pós acontecimento.

A leitura é rápida, o enredo não é ruim, mas é muita enrolação, para um final bem fraco. Honestamente, o livro para mim simplesmente não aconteceu =(

A Autora

Antes de engrenar na carreira de escritora, Cecelia Ahern se formou em Jornalismo e Comunicação. Aos 21 anos, escreveu seu primeiro romance, P.S. Eu te amo,que se tornou um best-seller internacional e foi adaptado para o cinema. Seus outros romances — A Vez da Minha Vida, Onde Terminam os Arco-íris, Aqui é o Melhor Lugar, Se Você Me Visse Agora e As Suas Lembranças São Minhas — foram todos best-sellers #1.
Cecelia foi uma das criadoras da série de TV Samantha Who?,que ganhou um Emmy.
Seus livros foram publicados em 46 países. Foram vendidas mais de 20 milhões de cópias no mundo todo. A autora mora em Dublin (Irlanda) com sua família.

Avaliação (3\5)





B-jusssss! ♥
;-p

11 comentários:

  1. Oi Nina, que pena que a leitura não foi tão boa. Às vezes as expectativas atrapalham mesmo, e mesmo em um livro que realmente tem tudo para ser bom, isso pode influenciar. Teve gente que adorou esse formato do livro, pena que não funcionou muito bem para você.

    beijos

    ResponderExcluir
  2. Oie Nina!
    Estou louca para ler esse livro, e já li algumas resenhas que falam a mesma coisa que você, o livro não aconteceu :(, mas mesmo assim quero ler.
    Eu assisti ao filme e adorei, o final é fofo.
    http://paraisodasideas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Eu já li esse livro e sinceramente tenho que confessar que amei todo o desenvolvimento da história, mas me decepcionei um pouco com o desfecho, porque eu acho que poderia ter sido um pouco melhor. Quanto ao filme, gostei também, mas tipo, prefiro o livro se eu for comparar. Mas mesmo assim a história de ambos os personagens me conquistaram e tenho certeza que te marcou também. Adorei a resenha. Ficou muito boa amiga =]

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/03/resenha-as-escolhas-de-nana.html

    ResponderExcluir
  4. Eu estou louca para ler esse livro da autora. Diferente de você, acho que vou adorar esse tipo de narrativa, acho tão legal!
    Assim que ler o livro quero assistir o filme. *O*
    beijos

    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  5. Oi Nina!

    Esse livro é um babafá nas redes sociais e quando comecei a ler a sua resenha, perdi totalmente a vontade de ler, mas você fala que o livro passa por e-mails e mensagens e eu gosto disso, fiquei interessada de novo. Só que ai você diz que o livro não aconteceu, ai me desanimei de novo.

    Resumo: Só vou ler se cair nas minhas mãos, não vou procurar por ai como estava querendo antes =(

    http://lumartinho.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oie, Nina.
    Não sei se é impressão minha, mas lembrou um pouco um dia, não sei.
    Porém mesmo assim achei lindo e apaixonante a história e fiquei com muita vontade de ler.

    http://lisos-somos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi Nina!

    Esse é um livro pelo qual eu não tenho curiosidade de ler, mas por outro lado, estou louco para ver o filme, porque tem minha tão amada Lily Collins ♥

    Mas ainda sim adorei sua resenha!

    Beijos

    http://ummundochamadolivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Ana Carolina Ribeiro17 de março de 2015 às 14:57

    Li o livro e se tornou o meu queridinho.

    A vida não foi nada fácil pra Rosie mais a maioria das vezes não é.

    Já com a narrativa que foi cartas eu ameiii.

    Foi diferente e achei que ia ficar perdida

    Que pena que vc não gostou eu amei final chorei horrores rsrs

    http://malucaspor-romances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Primeiramente tenho que te parabenizar pela sua resenha, porque eu sinceramente tenho que confessar que amei esse livro. Ele é muito lindo. Segundo dizer que prefiro o livro do que o filme, pois eu achei que ele deveria ter sido mais elaborado. Seilá. Mas mesmo assim gostei de tudo que colocou =]

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/03/resenha-o-segredo-de-water-castle.html

    ResponderExcluir
  10. Amiga quando tiver atualização pode chamar que virei aqui para comentar tá? Já tem resenha nova no meu cantinho - http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/03/resenha-spirit-animals-cacada.html

    ResponderExcluir
  11. Eu vi o trailer desse filme, mas apesar de ter achado super fofa e estória dos personagens, realmente não me empolguem, já prevendo alguns clichês e agora com sua resenha, vejo que estava certa. Mas tem sempre alguém que adora esses contos, enfim... Bjs

    ResponderExcluir

Oi! Muito obrigada pela visita!
Deixe aqui seu comentário, vou adorar receber!
B-jussss! ♥
;-p