Poesia que Transforma - Bráulio Bessa


BESSA, Bráulio. Poesia que Transforma. Rio de Janeiro: Sextante, 2018. 192 p. Skoob. Comprar.

Sinopse

Este livro é uma homenagem à poesia e a tudo o que ela é capaz de proporcionar. Com mais de 30 de seus emocionantes poemas, alguns deles inéditos, Bráulio Bessa nos conta um pouco das histórias do menino de Alto Santo, no interior do Ceará, que se tornou poeta e ativista cultural.
Desde o primeiro encontro com a obra de Patativa do Assaré, aos 14 anos, até a fama na televisão, ele mostra como a poesia transformou sua vida.
Com ilustrações do artista baiano Elano Passos, o livro traz ainda depoimentos de fãs de todos os cantos do Brasil, revelando como as palavras de Bráulio são capazes de inspirar pequenas e grandes mudanças.

Nesses tempos sombrios em que vivemos é muito bom quando encontramos algo que nos dê um pouco de alento e otimismo e é isso o que Poesia que Transforma, do poeta e cordelista cearense Bráulio Bessa, representou para mim. Em meio a tanto discurso de ódio e intolerância, desprezo aos valores humanos e incitação à violência, ler suas palavras tem sido um bálsamo para minha alma cansada.

Bráulio Bessa ganhou notoriedade logo depois das eleições de 2014, quando a polarização política começou a se espalhar pelo país e uma onda de mensagens de ódio aos nordestinos se espalhou pela redes sociais (coisa que, vergonhosamente, vemos se repetir agora). A defesa veio da própria internet, por meio da página Nação Nordestina, criada pelo poeta em 2011, onde ele com seu carisma e talento chamou a atenção do país para a riqueza dos cordéis nordestinos. Não demorou para que ele chegasse à televisão e agora tem um quadro fixo no programa Encontro com Fátima Bernardes.


Apesar de estar aqui me rasgando em elogios, admito que nunca fui muito fã de poesia. Tenho muita dificuldade para entender o que os poetas dizem e não consigo me conectar. Tenho uma amiga que sempre diz que poesia não é para ser entendida e sim para ser sentida, que eu não devo ficar tão presa ao que o autor quer dizer e sim ao que aquele texto me fez sentir. 

Mas acho que sou muito pragmática para conseguir me desprender do lógico com tanta facilidade, por isso, evito os poemas. Mas com Poesia que Transforma a leitura flui com uma facilidade impressionante, e isso acontece por duas razões. Primeiro por já ter visto Bráulio Bessa declamando, assim, eu lia ouvindo sua voz, no mesmo ritmo que ele usa. E segundo pela sua linguagem simples e cotidiana. Então, ler o livro foi quase como bater papo com um amigo querido sobre assuntos que o mundo todo precisa urgentemente discutir.

Outro motivo que me fez amar o livro foram os temas que ele traz. Bráulio fala sobre amor, diversidade, medo, saudade, fome, RESPEITO! Esses e outros temas essenciais à vida em sociedade permeiam seus textos carregados de sentimento e orgulho de sua origem. O livro entremeia poemas e crônicas que estão sempre interligados, e um reforça o sentido da outra e aos poucos Bráulio consegue transmitir toda a simplicidade de sua infância e adolescência até chegar ao estrelato de hoje, sem perder sua essência e bom humor.


Me emocionei muito com essa leitura e sinto que a poesia pode realmente transformar e melhorar o mundo, principalmente se nos abrirmos para mensagens tão belas e verdadeiras, se estivermos dispostos a acreditar. Então, se você como eu não é muito chegado em poesia, peço que dê uma chance a esse livro e garanto que não vai se arrepender!

O Autor

Bráulio Bessa nasceu em Alto Santo, interior do Ceará. Aos 14 anos descobriu a poesia popular, com Patativa do Assaré, e inspirado por ele, começou a escrever seus próprios poemas. Em 2011 criou a página Nação Nordestina, que em pouco tempo se tornou um fenômeno de popularidade. Com isso, passou a ser conhecido como “embaixador da cultura nordestina na internet”, o que o levou ao programa de Fátima Bernardes em 2015. Pouco tempo depois, começou a declamar seus poemas na TV e, hoje em dia, tem um quadro fixo no programa. Em 2017, seus vídeos foram os mais acessados e compartilhados na plataforma on-line da TV Globo.

Avaliação (5/5)




B-jusssss!
;-p

6 comentários:

  1. Eu amo poesias e estou sempre com algum livro de poesias. Esse eu estou muito interessada e a adorei ver a sua opinião sobre ele e ver o quanto a leitura te emocionou. Eu espero ter a oportunidade de ler em breve.

    ResponderExcluir
  2. Oi Nina tudo bem? O quadro que ele faz na Fátima é o único que eu assisto e como sua amiga falou e com toda razão poesia é para ser sentida e não fazer sentido kkk, eu adoro poesia eu sinto na alma e também me sinto leve, não sabia que tinha livro do Braulio, fiquei muito interessada em comprar, parabéns pela resenha e acabei sabendo de mais coisas sobre ele, obrigado pela dica, bjs!

    ResponderExcluir
  3. Faz tempo que não pego um livro de poesia, acabei com tantos livros de contos que não voltei para o tema, mas esse livro me deixou bastante interessada, obrigada pela dica ♥

    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Eu acabei conhecendo o Bráulio justamente no programa da Fatima e fiquei feliz demais com o espaço que ele conquistou por lá, além de ser um excelente poeta, ele abriu espaço para o gênero e sem duvida alguma isso é motivo para felicidade. Não li sua obra ainda, mas fico feliz que tenha te emocionado.

    ResponderExcluir
  5. Oi Nina.

    Também tenho um pouco de dificuldade para entender o que os poetas dizem em suas poesias, mas sempre que posso estou esforçando para tentar conectar com esse gênero. Confesso que a sua resenha é a primeira que leio a respeito deste livro, mesmo já conhecendo a capa dele. Não seria uma leitura para meu momento, mas não descarto a chance de lê-lo. Obrigada pela dica.

    Bjos
    https://historiasexistemparaseremcontadas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Olá.

    Adorei sua resenha. Realmente... no tempo em qual estamos vivendo, encontrar algo como essas poesias e a paz é a melhor coisa, traz uma paz para o coração né? Não sou muito do gênero, mas eu adorei <3

    Beijos,
    Blog PS Amo Leitura

    ResponderExcluir

Oi! Muito obrigada pela visita!
Deixe aqui seu comentário, vou adorar receber!
B-jussss! ♥
;-p