Biblioteca Básica


Hey peeps!!!
Recentemente eu fiz uma postagem com dicas sobre como fazer seus filhos gostarem de ler. O tema rendeu e então pensei: o que oferecer às suas crianças? Que tipo de livros eles devem ler? Tem livros que são óbvios que toda criança gostará, mas a gente também não quer que as crianças leiam apenas coisas amenas, também queremos formar cidadão, ok? Também queremos que nossas crianças cresçam com o mínimo de consciência moral, e os livros também têm essa função, a de ensinar, nos proporcionar novas experiências e sensações.

Então, passeando pela net acabei no site Educar para Crescer, uma iniciativa da Abril. Nele temos artigos de grande pedagogos e escritores sobre aprendizagem , comportamento e gestão escolar. Tem dicas ótimas, imperdíveis. Entre elas, temos uma lista de livros feita por dezoito educadores com 204 livros indicados para a leitura do Ensino Infantil ao Ensino Médio. São doze livros por ano da vida da criança, dos dois aos dezoito anos de idade, um livro por mês.

A Biblioteca Básica apresentada pela site é muito bacana, tem livros ótimos que eu realmente acredito serem leituras obrigatórias para nossa molecada, porém ela peca num ponto que eu acho essencial: tem muita "chatice". Tipo, como pedir para um menino de 15 anos ler os Lusíadas? Ou o Auto da Barca do Inferno? Eu até entendo a importância histórica e literária dessas obras mas não sei se tão essenciais assim para a formação de um adolescente. Outro problema é que alguns livros indicados são edições antigas, difíceis de se encontrar no mercado, mas nada que um bom passeio pelos sebos não resolva.

Por outro lado, a lista traz também clássicos inesquecíveis que, com certeza, quero ter a oportunidade de colocar nas mãos do meu herdeiro, como Monteiro Lobato, Marcos Rey, Pedro Bandeira, Gabriel Garcia Marques, José de Alencar, Machado de Assis... a lista é inteminável.
Outro ponto forte da lista são os livros infantis, especialmente os pré-alfabetização. Incríveis, todos eles.

Peeps, passem por lá e confiram, o site todo é muito legal.
Para ver a Biblioteca Básica é só clicar AQUI.

B-jusssss!!!!
;-p

Um comentário:

  1. Adorei post, =).
    Quando minha sobrinha crescer vou fazê-la gostar muito de ler, afinal tem que puxar as coisas boas da tia, hauahuahau

    ResponderExcluir

Oi! Muito obrigada pela visita!
Deixe aqui seu comentário, vou adorar receber!
B-jussss! ♥
;-p