De Moto pela América do Sul - Che Guevara (Desafio Literário)

Hey peeps!
Nunca fui muito de ler biografias, acho que li bem poucas, mas se tem uma coisa que não me canso de elogiar no Desafio Literário é a possibilidade de fazer novas leituras e adquirir novos hábitos.
Quando me deparei com a escolha do desafio de fevereiro - biografias - muita coisa me passou pela cabeça, mas quando me lembrei que esse livrinho estava na minha estante, esperando para ser lido, não vacilei! E agora, leitura concluída, passo dizer que também não me arrependi, o livro é ótimo.

Para mim falar de Ernesto Che Guevara é sempre um prazer. Sou formada em História, portanto, na faculdade eu era revolucionária, marxista, militante da juventude de um partido socialista, participei de greves e manifestações. Eu tinha pôsteres de Che no meu quarto, camiseta vermelha com o rosto dele estampado, sonhava com ele nas noites quentes... porque, vamos combinar, ele era lindo, não era?


Mas, ao contrário do perfil que estamos acostumados a ver por aí, esse livro não fala do Che revolucionário, amigo de Fidel Castro e um dos líderes da Revolução Cubana. Esse livro nos traz o jovem estudante de medicina Ernesto Guevara, que abandona o conforto da casa de seus pais, os braços de sua namorada, e parte em viagem pela América do Sul ao lado do amigo, Alberto Granado. Os dois viajam em uma moto, de propriedade de Alberto, chamada La Poderosa II.

Devo dizer que se não soubesse da veracidade de todos os fatos narrados no livro eu pensaria que se tratava de uma história de ficção, de tão absurdos são os acontecimentos. Tombos sem fim, moto quebrando no meio do nada, privações, dormir em lugares improváveis e personagens inacreditáveis que os dois aventureiros vão conhecendo pelo caminho. Entremeados a isso, vem as reflexões e emoções de um jovem de apenas 23 anos descobrindo os múltiplos aspectos da América Latina, disposto à surpresa e compaixão, mas também querendo descobrir sua verdadeira vocação.


Em 2004, o livro foi adaptado para o cinema com o nome Diários de Motocicleta, com direção de Walter Salles e Gael Garcia Bernal no papel de Ernesto. O filme levou o Oscar de melhor canção e indicação para melhor roteiro adaptado, mas devo dizer que não passa nem perto da magnitude do livro. Che tinha um talento ímpar para escrever e ler seus textos é sempre um prazer.

Che foi um homem apaixonante. Sei de todas as acusações que pairam sobre sua memória, não sou alienada a ponto de achar que ele foi o mocinho que deu a vida pelos cubanos. Sei que junto à sua tragetória, também correu muito sangue, afinal ele era um soldado e não um poeta. Mas acredito em sua luta, na crença de que não devemos nos calar diante das injustiças do mundo, e sim lutar por melhorias.
Che sonhou com um mundo melhor, e ousou lutar por ele. Pagou com a vida.
Acho que sua memória merece, no mínimo, respeito.
E não só ser um rosto estampada em uma camiseta.

"Hasta la victoria siempre!"

B-jussss! ♥

9 comentários:

  1. Ei Nina!
    Eu tb acho o DL bacana por isso. Eu nunca leria uma biografia...kkk
    Que resenha inspirada...
    Eu tb não sou chegada a biografias, mas fiquei curiosa.
    Adorei o motivo de vc ter tido posters do Che no seu quarto...kkk
    Ri até!
    Bjins

    ResponderExcluir
  2. uhm, não conheço nem nunca li , mas pelo que você falou parece ser bom =)

    ResponderExcluir
  3. estou seguindo , parabéns pelo blog gostei muito

    ResponderExcluir
  4. Mitos carismáticos dão boas biografias. Nem sempre, mas dão...rs
    Que bom que o desafio tenha lhe motivado a rever seus conceitos. Se for para melhor, que mal tem?
    Excelente resenha!

    Bjs

    ResponderExcluir
  5. A historia do Che Guevara é incrivel.
    Eu nao gosto de biografias, nao tenho paciencia, mas todos os filmes que falam sobre ele são muito bons.

    Abraço
    Victor Lopes
    yaboys.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Também escolhi uma biografia de Che. Gosto muito do desprendimento e da doação dele sem qualquer conotação política. E concordo com você, o homem era lindo!
    abs
    Jussara

    ResponderExcluir
  7. EU NÃO SABIA SOBRE O LIVRO, MAS JÁ VI TRAILER DO FILME E SEMPRE QUIS ASSISTIR. ^^

    VOU PROCURAR PARA LER. ^^

    BEIJOS.

    ResponderExcluir
  8. Nunca li biografias, não tenho interesse em ler mais vou acabar lendo um dia desses.

    ResponderExcluir
  9. Até hoje, não me recordo de ter lido alguma biografia, vou anotar dica.

    Bjs

    ResponderExcluir

Oi! Muito obrigada pela visita!
Deixe aqui seu comentário, vou adorar receber!
B-jussss! ♥
;-p