Cidade das Cinzas - Cassandra Clare

CLARE, Cassandra. Cidade das Cinzas. Rio de Janeiro: Galera Record, 2011. 406 páginas. (Os Instrumentos Mortais, v.02). Título original: City of Ashes.

Avaliação (1 a 5) ♥ ♥ ♥ ♥ ♥

"- Clary - disse Jace. - Planeta Terra chamando. Onde você está?
Ela olhou de volta para ele. O sol estava se pondo na água atrás dele agora, deixando seu rosto na sombra e transformando os cabelos em uma auréola dourada.
- Desculpe.
- Tudo bem. - Ele tocou o rosto dela gentilmente com as costas da mão. - Você às vezes desaparece completamente na sua própria cabeça. Gostaria de poder segui-la.
Você segue, ela queria dizer. Você vive na minha cabeça o tempo todo." (p. 321)

Enfim li o segundo livro da série Instrumentos Mortais, depois de deixar o pobrezinho por meses na fila de espera. E como aconteceu com Cidade dos Ossos (primeiro livro da série) estou com vontade de bater com a cabeça na parede por ser tão burra! Tenho que aprender a mesclar minhas leituras de parceria com as de prazer, o problema é que sou muito desesperada com os livros de parceria e não gosto de deixar acumular. Então vão ficando os que eu compro porque gosto. Mas vou tentar me policiar com isso...

Pode conter spoilers se você ainda não seu o primeiro livro da série. Confira a resenha de Cidade dos Ossos aqui.

Depois do final de primeiro livro, que deixou muita gente chocada (inclusive eu!), Clary precisa lidar com uma série de novos problemas. Sua mãe está em coma no hospital e ela não sabe como ou quando ela vai acordar. Simon, seu melhor amigo, se promoveu para o posto de namorado e ela não está conseguindo lidar muito bem com esse novo sentimento. Ela descobre que tem novos poderes, diferentes e mais fortes do que dos outros caçadores e ainda tem que lidar com sua paixão proibida. A sorte é que ela pode contar com Luke, melhor amigo de sua mãe e líder do clã de lobisomens, que agora é seu guardião.

Como se "só" esses problemas não bastassem, um segundo Instrumento Mortal (a Espada do Anjo) é roubada por Valentim e Jace passa a ser suspeito de ajudá-lo. A Clave envia uma Inquisidora para o Instituto, uma mulher completamente descontrolada, e ela persegue Jace de todas as formas, colocando o garoto sob rígida vigilância.

Apesar da Inquisidora estar perseguindo exclusivamente ao Jace, é Clary e seus amigos que pagam o pato, pois ele fica ainda mais irritante e inconsequente do que nunca, ainda mais que ele passa a contestar se está mesmo lutando do lado certo - já que ele encontra tão pouco apoio no casal Lightwood, que deveriam agir como os pais adotivos que são.

E como tragédia pouca é bobagem, Simon ainda vai ter que enfrentar mais probleminha que vai mudar sua vida para sempre.

* * * *

Para começar, tenho que dizer que gostei muito mais de Cidade das Cinzas do que do primeiro. Cidade dos Ossos tem uma confusão muito grande de cenários e personagens que eu me perdia um pouco. Neste livro não, como já estamos mais ambientados na história, é só curtir a adrenalina, rsrs.

Cassandra Clare tem uma narrativa divina! A leitura para mim ocorreu de maneira tão leve que quando vi já estava terminando o livro. A batalha é tão tensa que em certos momentos eu me esquecia de respirar, imaginem! Ainda bem que Luke e Magnus Blane estavam lá para ajudar, pois sozinhos os caçadores não iriam conseguir. Aliás, Magnus acabou se revelando um personagem essencial na história, o que eu gostei muito, pois o mago sabe como ser irônico na medida.

Outro ponto positivo é que os personagens secundários não ficam esquecidos no livro. O drama de Marisa em relação ao Jace, as opções de Alec, os namoros de Isabelle, está tudo lá.

Só o final é que me decepcionou um pouco. Quando pensei que Clary finalmente ia tomar um decisão... Mas ainda ficou um mistério no ar que me deixou bem curiosa, o que é bom para que eu passe Cidade de Vidro na frente e continue logo essa série, rsrs.

Enfim, essa é uma das série que eu considero TOP e recomendo para qualquer um que esteja interessado em ação, aventura, mistério e um pouquinho de romance. 

Série Instrumentos Mortais

  1. Cidade dos Ossos (City of Bones)
  2. Cidade das Cinzas (City of Ashes)
  3. Cidade de Vidro (City of Glass)
  4. Cidade dos Anjos Caídos (City of Fallen Angels)
  5. City of Lost Souls (os demais ainda não lançados no Brasil)
  6. City of Heaventy Fire

B-jussss! ♥
;-p


Nenhum comentário

Oi! Muito obrigada pela visita!
Deixe aqui seu comentário, vou adorar receber!
B-jussss! ♥
;-p