Em Chamas - Suzanne Collins

COLLINS, Suzanne. Em Chamas. Rio de Janeiro: Editora Rocco, 2011. 416 páginas. (Jogos Vorazes, v.2) Titulo Original: Catching Fire.

Avaliação (1 a 5) ♥ ♥ ♥ ♥ ♥

"Olho para aqueles olhos azuis que nenhuma quantidade excessiva de maquiagem consegui deixar verdadeiramente mortíferos e me lembro como, não mais de um ano atrás, estava preparada para matá-lo. Convencida de que ele estava tentando me matar. Agora tudo se inverteu. Estou determinada a mantê-lo vivo, ciente de que o preço será minha própria vida (...). (p. 226)

Eufórica, triste, tensa, abalada emocionalmente e com uma vontade enorme de reler este e o primeiro livro da trilogia, é assim que me sinto no momento em que termino de ler a última página de Em Chamas, de Suzanne Collins.

Contém spoilers se você não leu o livro anterior! Confira a resenha de Jogos Vorazes aqui.

Após ter saído vitoriosa da 74ª edição dos Jogos Vorazes, Katniss não consegue acreditar em como sua vida mudou. Ela agora vive em uma casa confortável na Vila dos Vitoriosos, com sua mãe e sua irmãzinha Prim,  e tem como vizinhos apenas Haymitch e Peeta, que numa ação inédita, foi vencedor ao seu lado. Agora sua família tem todo dinheiro e comida que podem precisar, mas mesmo assim ela não consegue se esquecer dos horrores que viveu na arena.

Mesmo assim ela tenta se acostumar com a nova vida, as entrevistas intermináveis, as visitas aos demais distritos e com seu namoro fictício com Peeta. Isso porque, ao oferecer aquelas amoras a ele, eles criaram a imagem de amantes infortunados que inspirou toda Panem e atiçou a fúria do Presidente Snow. Ele aparece na casa de Katniss e diz que ela precisa convencer realmente o país de que está apaixonada por Peeta, e que o evento das amoras no jogo foi pura insanidade e não um ato de rebelião. Os distritos querem se rebelar contra a Capital e e a ação de Katniss nos Jogos pode ser vista como um incentivo.

Mesmo com sua vida e a de sua família correndo risco, ela não consegue parar de pensar em Gale, seu único amigo de infância, de uma época em que tinham que caçar para não morrer de fome, companheiro dos melhores e piores momentos. Mas toda a encenação com Peeta está dificultando muito o contato com Gale.

Ao mesmo tempo, indícios de que uma revolução está para começar aparecem em todo o país, apesar do controle e censura impostos pelo governo. E tudo indica que a grande inspiradora de toda essa revolta é Katniss, Peeta e o tordo que os representa. Mas a capital tem planos para acabar com a influência do casal, enviando-os de volta a arena.

"Mas não estou nua. Estou num vestido com o exato desenho de meu vestido de casamento, só que da cor de carvão e feito de pequenas penas. Surpresa, levanto minhas longas e fluidas mangas no ar, e é aí que vejo a mim mesma na tela da televisão. Vestida toda de preto, exceto pelos pedacinhos brancos em minhas mangas. Ou será que deveria dizer asas?
Porque Cinna me transformou num tordo." (p. 267)

* * * *

De uma maneira surpreendente, Em Chamas consegue ser melhor do que Jogos Vorazes!
Eu passei a leitura toda de boca aberta, virando páginas freneticamente e tendo mini infartos a todo momento. Aplaudo de pé a autora Suzanne Collins por ter dado continuidade com tamanha maestria a uma trama que já começou magnífica. A história parte de um começo onde não sabemos para onde caminha a trama, para um desfecho inacreditável.

A narrativa é tão intensa que consegue me deixar com olhos marejados em uma única linha. Ainda que violenta e cheia de crítica social, a obra consegue ser sensível e tocante. Pode tamanho paradoxo?

Os personagens são apaixonantes, tanto que dá vontade de entrar no livro para ajudar Katniss nas suas enrascadas. Haymitch e Cinna também são incríveis, e parecem bem mais nesse volume. Sem contar que nunca vi um triângulo amoroso tão bem construído, tanto é que não consigo me decidir ser torço por Peeta ou Gale.

O que mais posso dizer? Leiam! Leiam! Leiam!
É incrível, maravilhoso, empolgante... seguramente um dos melhores livros que já li.

Trilogia Jogos Vorazes

  1. Jogos Vorazes (Hunger Games)
  2. Em Chamas (Catching Fire)
  3. A Esperança (Mockingjay)


B-jussss! ♥
;-p


Nenhum comentário

Oi! Muito obrigada pela visita!
Deixe aqui seu comentário, vou adorar receber!
B-jussss! ♥
;-p