Finale: Becca Fitzpatrick


FITZPATRICK, Becca. Finale. Rio de Janeiro: Intríseca, 2013. 304 páginas. (Hush, Hush v.4) Título original: Finale

Avaliação (1 a 5) ♥ ♥ ♥ ♥

"Se eu for pego, não poderei mais beijá-la. Acha mesmo que eu arriscaria isso? - O rosto dele ficou sério. - Sei que não posso sentir seu toque, mas sinto seu amor Nora. Lá no fundo. Isso significa tudo para mim. Eu queria poder sentir você da mesmo forma que você me sente, mas tenho seu amor. Nada nunca vai ser mais forte que isso. Alguma pessoas passam a vida inteira sem experimentar os sentimentos que você despertou em mim. Não posso reclamar." (p. 235)

A série Hush Hush chegou ao fim. Finalmente para alguns, infelizmente para outros (no meu caso), já que a série dividiu muito opiniões. Mas eu sou fã confessa de Patch Cipriano e achei o final ótimo! Cheio de ação, emoção e um epílogo hollywoodiano.

Contém spoilers se você não leu os outros livros da série!


No final de Silêncio, livro anterior da série, a história dá mil reviravoltas: Hank (o Mão Negra) está morto e Nora e Patch acreditam que terão paz para ficarem juntos. Mas esse é um grande engano. Para poder matar o Mão, Nora recebeu ajuda dos Arcanjos, que encantaram uma adaga capaz de matar um nefilim. Porém eles cobram um preço pelo favor - Nora terá que impedir a guerra entre nefilins e anjos caídos.

Isso seria até razoavelmente fácil se Nora não fosse ela mesma um nefilim, transformada após um juramento de sangue que ela foi obrigada a fazer para Hank. Nesse juramento, ela se compromete a liderar o exército de nefilins do Mão Negra contra os Anjos Caídos, já que ela é filha biológica de Hank. Caso não cumprisse seu juramento, Nora e sua mãe morreriam.

Outro grande problema é que os nefilins não acreditam na capacidade de Nora em liderar o exército e seu posto começa a ser contestado entre eles. Com a ajuda de Scoth e Dante (que era braço direito de Hank) ela começa o treinamento para encarar sua missão, mesmo que o objetivo deles seja acabar com a guerra antes que ela comece.

Mas até mesmo os melhores planos podem dar errado, principalmente depois que Nora descobrir que os nefilins de seu pai estão usando "Artes do Mal" para ampliarem seus poderes e ela mesma se vê contaminada. E pior: a razão da guerra é que os nefilins não querem mais que seus corpos sejam possuídos por Anjos Caídos e para isso pretendem eliminar toda a espécie inimiga. Mas como Nora vai auxiliar na extinção dos Anjos Caídos se seu grande amor é um? Mas como não ajudar a defender sua própria espécie da escravidão?

* * * * *

Se formos comparar todas as séries sobre anjos que saíram ultimamente, Hush Hush para mim é a melhor. A narrativa de Becca Fitzpatrick é ágil e flui muito bem. Os livros dela são daqueles que a gente lê numa sentada, roendo as unhas.

Em linhas gerais, o livro é muito bom. O final é emocionante, bem do jeito que eu queria que fosse para Nora e Patch. Tem bastante ação, surpresas, mais reviravoltas, bem no estilo da série mesmo. Mas ficaram muitas coisas sem explicação, muitas pontas soltas que me incomodaram bastante. Por exemplo:


  • Assim que se transforma em nefilim, Nora afirma que pode sentir as energia dos seres sobrenaturais e identificá-los. Então como ela pode não percebem uma arcanjo e um anjo caído que viviam próximos a ela? Inclusive um deles é muito próximo mesmo (só não vou dizer o nome para não soltar spoiler!), o que aliás ficou bem mal explicado no final...
  • Em uma passagem do livro, Nora está completamente viciada nas "Artes do Mal", como se fosse uma espécie de droga. Eu achei muito legal a autora aproveitar esse gancho para alertar os jovens sobre os perigos das drogas e tudo o mais, o problema é que Nora se livra do vício do nada e de repente não se fala mais nisso. Eu detesto soluções mágicas, sempre que elas aparecem eu me decepciono muito com o livro.
  • Patch perdeu totalmente a pegada! E isso para mim foi o maior crime que a autora cometeu. De anjo bad boy ele se transformou em um mocinho meloso cheio de falas dramáticas, como a que coloquei no quote no início da resenha. Isso me brochou tanto que eu nem consegui me emocionar nas cenas de drama.
Mesmo assim teve muita coisa que eu amei. Nora e Patch (mesmo sem pegada, rs) tem uma cumplicidade única nesse livro. Eles formam um time, um auxiliando e amparando o outro, sem paranóias e neuras - a não ser que Dabria esteja envolvida. E o final é simplesmente épico!

Falar de final de série é muito difícil, sempre tem os que odiaram e os que amaram. Eu particularmente permaneço em cima do muro, tirando tudo o que não me convenceu, o final foi ótimo. Das séries sobre anjos, essa com certeza é a melhor e se você gosta do tema deve ler.

Série Hush, Hush
  1. Sussurro
  2. Crescendo
  3. Silêncio
  4. Finale
B-jussss! ♥
;-p

Nenhum comentário

Oi! Muito obrigada pela visita!
Deixe aqui seu comentário, vou adorar receber!
B-jussss! ♥
;-p