Fazendo meu filme: a estreia de Fani - Paula Pimenta


PIMENTA, Paula. Fazendo meu filme: a estreia de Fani. Belo Horizonte: Gutenberg, 2010.336 páginas.
Avaliação (1 a 5) ♥ ♥ ♥ ♥ ♥

"O que eu senti foi uma sensação pela qual eu nunca tinha passado na vida. Um tremor dos pés à cabeça, mas um tremor que me aquecia... e ao mesmo tempo aquele frio na barriga que não ia embora. Meu coração estava tão disparado que eu fiquei até preocupada do Leo escutar, porque nós estávamos praticamente colados." (p. 209)

Sabe aquele livro que todo mundo já leu e amou, menos você? Aquela sensação de que você está perdendo a oportunidade de se deslumbrar como uma história linda e de conhecer uma autora nacional que é amada por todos? Era assim que eu sempre me senti em relação a Fazendo meu filme e a Paula Pimenta: todo mundo conhece e ama, menos eu! Mas corri atrás do prejuízo e consegui ler esse YA mega fofo!

Estefânia Castelino, ou Fani como é mais conhecida, tem 16 anos e é uma garota inteligente, tímida e que ama filmes. Ela vive no cinema e assiste a todas as estreias, para depois avaliar os filmes com estrelinas de 1 a 5. Os que ganham 5 estrelas ela compra e coleciona, para poder ficar assistindo sempre.

Ela está no segundo ano do Ensino Médio e passa a  maior parte do seu tempo com seus dois melhores amigos Gabi e Leo, mas nem eles sabem da sua secreta paixão por Marquinhos, o professor de Biologia.

A rotina de Fani é super tranquila, dividida entre os estudo, o curso de inglês e a academia, mas sua vida muda radicalmente quando surge uma oportunidade para ela fazer intercâmbio. Ela é convidada a prestar uma prova e, se passar, poderá concuir o Ensino Médio em algum país de língua inglesa.

Todos os seus amigos vibram com a notícia, menos Leo, que toda vez que escuta Fani falar do intercâmbio fica frio e distante. Tanto, que ele se afasta dela e começa a namorar Vanessa, uma garota "metidinha" da sala deles. Essa atitude de Leo faz com que Gabi comece a desconfiar que ele sinta algo maior do que amizade por Fani, mas ela não acredita, já que todos os seus pensamentos românticos são para o professor de Biologia.

* * * * *

Eu simplesmente amei Fazendo meu fime! Tudo o que li, todos os comentários que ouvi são totalmente verdadeiros sobre esse livro, é incrível!

A narrativa da Paula Pimenta é uma delícia, ela escreve com fluidez e a história se desenrola tão rapidamente que vai dando dó de terminar a leitura. Os personagens são bem construídos, não existe o só bonzinho ou o só malvadinho, todo mundo tem qualidades e defeitos totalmente plausíveis.

Falando em personagens, Fani é fofa! Boa filha, boa aluna, boa amiga, e não tem a menor ideia de que é tudo isso. Ela é insegura e cheia de incertezas, como qualquer adolescente descobrindo a vida. Gabi, sua melhor amiga, também é incrível. Ela fez eu me lembrar da adolescente que eu fui, usando roupas diferentes e ouvindo bandas que ninguém conhecia, mas ela não tinha minha mecha verde, rsrs. O Leo também é uma graça, queria eu ter conhecido alguém assim na minha adolescência.

A leitura desse livro foi uma viagem no tempo para mim. A cada nova página lida eu me lembrava de como era na minha adolescência, de cada sentimento de dúvida, dos medos e incertezas, tudo refletido nas experiências de Fani. Me deu uma saudade tão grande! 

Fazendo meu filme é um livro que deve ser lido por todos, em qualquer idade e em qualquer época. Pois é uma história linda, muito bem escrita, e atemporal, capaz de atingir adolescentes de 12 a 90 anos, rsr.

B-jussss! ♥
;-p

Nenhum comentário

Oi! Muito obrigada pela visita!
Deixe aqui seu comentário, vou adorar receber!
B-jussss! ♥
;-p