Claro que te amo! –Tammy Luciano

LUCIANO, Tammy. Claro que te amo! Ribeirão Preto, SP: Editora Novo Conceito, 2013. 304 páginas.
Avaliação (1 a 5) ♥ ♥ ♥ ♥ ♥

“Meu coração estava com medo dos próximos dias, das próximas semanas, dos próximos meses…
Como seria meu futuro?
Às vezes, o difícil é necessário. É quase como achar que terá que mergulhar com uma venda nos olhos para fugir dos tubarões.” (p. 78)

Pensem em um livro que estava me deixando louca de ansiedade! Desde que a Tammy Luciano anuciou o livro novo no Facebook, eu já queria lê-lo, isso porque a Tammy é a autora mais fofa da net, sempre nos responde com tanto carinho que é impossível não torcer muito por ela.

Piera é uma jovem que no auge dos seus 19 anos já experimentou toda a dor e sofrimento que o abandono pode provocar em alguém. Ainda bebê, foi abandonada pela mãe, que saiu de casa em busca de novas aventuras deixando esposo e filha para trás. E agora, seu noivo André a deixou depois de seis anos de relacionamento e está se casando com outra pessoa.

Para conseguir superar o trauma e tentar seguir sua vida, Piera vai ao casamento de André, achando que isso talvez a ajude a seguir em frente. Mas ao contrário do que ela esperava, ver o ex noivo se casando só piora seu estado, e a garota entra em uma tristeza profunda.

E quando ela pensa que nada mais pode dar errado em sua vida, sua mãe reaparece e quer vê-la. Internada em uma casa de repouso, a mãe de Piera sofre de esquizofrenia e sua doença pode ser a explicação para ela ter abandonado a família. Mas Piera não é recebida como esperava, e mais essa decepção pode ser fatal para ela.

Mas, como sempre somos surpreendidos pelo destino, é nesse momento tão difícil, que ela conhece Marcelo, estudante de medicina e diretor da clínica onde sua mãe está internada. Lindo, educado e completamente apaixonado, o futuro médico tem tudo para ser o remédio para as tristezas da moça. Mas será que Piera está preparada para amar novamente? Será que ela é capaz de mais uma vez entregar seu coração e correr o risco de ser abandonada novamente?

* * * * *

Não me arrependi por nenhum momento de espera por esse livro, Tammy Luciano atingiu todas as metas que minha expectativa impôs a ela. A escrita dela está muito mais madura, seu texto é forte e cheio de frases de efeito que fazem a gente refletir sobre o que está lendo. A história flui de uma maneira tão tranquila que, em alguns momentos, eu sentia que estava conversando com a personagem enquanto ela me contava sua história.

Vocês devem estar pensando: se a escrita é tão boa, então porque só três estrelinhas? Calma que já explico.

Os personagens são muito fofos. Piera é a típica boa moça, estudiosa, trabalhadora, filha dedicada, amiga fiel. Bem o tipo de garota que a gente gostaria de ter por perto. Marcelo é o mocinho dos sonhos de qualquer donzela, impossível uma mulher que não se renderia aos seus encantos, a não ser nossa teimosa personagem, que teme pela saúde de seu coração e quer se resguardar a todo custo.

Nisso a história entra naquele “vou-não-vou”, “quero-não-quero” que acho que a maioria dos leitores de YA estão acostumados a ler. E justamente por isso que não gostei mais do livro. No começo eu estava achando bem legal a história e toda preocupação de Piera em não tornar a se machucar, mas depois a reclamação toda dela começou a ficar maçante e repetitiva, e me dava ganas de entrar no livro e estapear a moça! A minha sorte é que ela tem amigas para dar uns “acordas” nela, pena que elas peguem tão leve…

Outro ponto que me incomodou foi que mesmo com tudo o que passou, Piera não precisou enfrentar seus problemas e crescer. Ela não precisou tomar decisões, ter "aquela" conversa difícil com o pai, e nem mesmo organizar o próprio casamento. Tudo resolveu-se da maneira mais cômoda para ela. Eu esperava que ela tivesse que brigar um pouco para ter o que quer depois de toda a manha que fez, rsrs.

Tirando essa minha implicância boba, o livro é muito bom. Como eu já disse, tem passagens muito bonitas, especialmente as cartas que a mãe da Piera envia para ela. Fala muito sobre como é difícil amadurecer e enfrentar seus problemas e a Tammy retratou tudo isso com maestria, e isso faz com que valha muito a pena ler Claro que te amo!

B-jusssss! ♥
;-p

Nenhum comentário

Oi! Muito obrigada pela visita!
Deixe aqui seu comentário, vou adorar receber!
B-jussss! ♥
;-p