A Esperança - Suzanne Collins

COLLINS, Suzanne. A Esperança. Rio de Janeiro: Rocco Jovens Leitores, 2011. 421 páginas. Título original: Mockingjay.

"Mais uma força a ser enfrentada. Mais um jogador poderoso que decidiu me usar como uma peça em seus jogos, embora as coisas jamais pareçam seguir de acordo com o plano. Primeiro havia os Idealizadores dos Jogos, transformando-me em sua estrela e depois lutando para se recuperar daquele punhado de amoras venenosas. Depois o presidente Snow, tentando me usar para apagar o incêndio da rebelião. Em seguida, os rebeldes me aprisionando na garra de metal que me alçou da arena, designando-me para ser seu Tordo, e depois sendo obrigados a se recuperar do choque de que talvez eu não tivesse asas." (p. 70)

Vocês acreditam se eu disser que para mim é muito mais difícil resenhar um livro que amei do que um que não gostei? Pode parecer estranho, mas é verdade. Tanto que terminei a leitura de A Esperança há semanas e não me animei a resenhá-lo.

Para começar, eu demorei muito para me encorajar a ler esse livro. Isso porque é o último da Trilogia Jogos Vorazes e terminar a leitura seria uma despedida de Katniss, Peeta, Haymitch e Gale, o que vamos combinar, não é nada fácil. Sempre enrolo para ler os últimos livros de séries que gosto. Mas uma hora a gente tem que encarar a despedida...

Katniss Everdeen já sobreviveu a duas edições dos Jogos Vorazes. Da primeira vez, ela usou amoras envenenada para ameaçar a Capital com o seu suicídio e de seu companheiro de arena, Peeta Melark. Da segunda vez, ela foi resgatada da arena por um aerodeslizador dos rebeldes. Agora eles esperam que ela seja o tordo da revolução e lute ao lado deles. Mas Peeta foi sequestrado pela Capital e, mesmo tendo Gale ao seu lado, Katniss não consegue seguir com os planos deixando Peeta para trás, mas ela vai descobrir terá que seguir de qualquer forma.

O Distrito 13, que todos consideravam destruído, ainda existe e lidera a revolução, e eles acreditam que Katniss é o grande símbolo que inspirará toda a população a lutar ao lado deles. Seus pequenos atos de rebeldia durante os Jogos Vorazes atraiu a simpatia dos cidadãos sufocados pela tirania do presidente Snow e agora todos esperam que Katniss lute, justo quando ela achou que finalmente teria paz.

* * * * *

Sei que minha sinopse ficou bem confusa, mas acontece tanta coisa nesse livro que não quero revelar demais e soltar spoilers, por isso, preferi me conter o máximo possível e escrever só o essencial da história... para descontar nos comentários, rsrs.

Sei que muita gente não gostou de A Esperança, que o considerou o pior da Trilogia, mas eu discordo. Para mim, esse foi o melhor dos livro e vou explicar porque.

Em primeiro lugar, eu achei que Jogos Vorazes e Em Chamas seguem a mesma sequência, o que torna o enredo de ambos bem parecido. A Esperança não, aqui a história se transforma em algo totalmente novo e talvez por isso tenha causado tanta estranheza entre os fãs. Eu gostei de ver Katniss em um novo ambiente e lidando com novas situações. Pela primeira vez ela é dona de suas ações, mesmo que demore um pouco para isso acontecer.

Suzanne Collins conseguiu escrever um final épico para trilogia, e não poupou sangue nem vidas. É verdade que algumas mortes poderiam ter sido evitadas, mas não seriam Jogos Vorazes se fosse assim. E eu também não esperava um final feliz para Katniss, é impossível alguém passar por tudo o que ela passou e seguir com a vida como se nada tivesse acontecido. Mas apesar de tudo, achei que ela teve um final a contento, e até que reconstruiu bem sua vida. Gostei do final, e acho que algo diferente, como um fim de contos de fadas, seria totalmente irreal e colocaria a história a perder.

Jogos Vorazes é com certeza uma das minhas séries preferidas (só perde para Harry Potter), e com esse desfecho grandioso, acho que vai ser difícil ser superada. Agora é aguardar por algo novo de Suzanne Collins, nem que seja sua lista de supermercado!

The Hunger Games

  1. Jogos Vorazes (The Hunger Games)
  2. Em Chamas (Catching Fire)
  3. A Esperança (Mockingjay)

Avaliação (1 a 5)






B-jusssssssssssss! ♥
;-p

6 comentários:

  1. Oi Nina, eu queria muito ter lido a resenha completa, mas fiquei com medo. Ainda não li Em chamas, então não quero pegar nada de spoiler, principalmente porque a série parece ser toda fantástica.

    Esse ultimo livro dividiu opiniões, que bom que para você foi bom, espero poder considerar isso também.

    Um beijão
    http://conjuntodaobra.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Pensa num livro que me deixou chorando loucamente?

    Foi esse, geeeente, é muito triste, mas acho que sou uma das poucas pessoas que conheço que gostou do fim da saga, gostei por ter sido agridoce, real sabe? Sei lá, faz meu tipo. rs

    http://livrologias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi Camila!
    Então somos duas que gostaram do final da saga, acho que um fim de contos de fadas não caberia na história e estragaria tudo, seria complicado Katniss sair de tudo o que passou sem cicatrizes...


    B-jussssssss! ♥

    ResponderExcluir
  4. Ei! Excelente seu blog, parabéns pelos posts, pelo design, tá tudo perfeito. Só não li a resenha pq ainda não cheguei à Esperança - terminei de ler Em Chamas logo antes do filme. Mas fico ansioso pra saber como vai ser a rebelião!

    Tudo de bom aí! To acompanhando!

    Ah! Se der, passa no meu blog tb:

    http://www.infinimundos.com.br/

    Sucesso!

    ResponderExcluir
  5. Michelli Santos Prado5 de dezembro de 2013 às 17:12

    Eu pretendo ler essa série nas minhas férias e já penso como consegui esperar tanto tempo.
    Bom diante da sua resenha minha curiosidade aumentou.
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Ainda não li a série e confesso que não li sua resenha com medo de que revele algo! hehehe quero muito ler e quando terminar pode ter certeza que voltarei deixar minha opinião! Beijo

    ResponderExcluir

Oi! Muito obrigada pela visita!
Deixe aqui seu comentário, vou adorar receber!
B-jussss! ♥
;-p