Quando eu era Joe - Keren David

DAVID, Keren. Quando eu era Joe. Tradução Geraldo Cavalcanti Filho. Ribeirão Preto, SP: Editora Novo Conceito, 2014. 320 páginas. (Quando eu era Joe v.1). Título original: When I was Joe.

"Mas me pergunto se em um tribunal de verdade é assim tão fácil manipular os fatos. Talvez não exista uma verdade única, apenas muitas maneiras diferentes de se explicar a mesma coisa." (p.159)

Quando eu era Joe conta a história de Ty Lewis, um tímido garoto de 14 anos que vive com a mãe em Londres e que tem uma vida bastante normal: vai à escola, visita as tias e a avó e anda por aí com seu melhor amigo Aaron. Mas tudo muda quando ele presencia um crime no parque que frequenta e, aconselhado pela avó, ele decide fazer o que é certo: contar o que viu à polícia.

A partir daí sua vida vira de pernas para o ar, ele descobre que aquele crime tem proporções maiores do que ele imaginava e a polícia o coloca em um Programa de Proteção a Testemunha, ele e a mãe são obrigados a abandonar tudo e a todos que amam e a se mudar para uma pequena cidade do interior do país. Ty ganha novas roupas, um novo corte de cabelo, lentes de contato e um novo nome: Joe Andrews. E o garoto tímido e mirrado tem a chance de mudar tudo o que não gosta em si.

Na nova escola, Joe é popular e disputado pelas garotas. É esportista, coisa que Ty nunca pensou que seria, tem uma treinadora e um cartão de acesso exclusivo para a academia da escola. Mas o garoto vai perceber que não é tão fácil reconstruir a vida em cima de mentiras, ainda mais sabendo que as pessoas que ama podem estar correndo risco.

* * * * *

Na minha modesta opinião, não há prazer maior para um bookaholic do que ser surpreendido positivamente por um livro. Quando vi o lançamento de Quando eu era Joe pela Novo Conceito confesso que não me animei muito, primeiro por ser o primeiro livro da autora Keren David, e segundo por se tratar de uma série e eu ando com uma preguiça enorme de começar a ler novas séries, mal consigo ler as que já companho. Mas tive as minhas duas proposições destruídas pelo livro.

Keren David tem uma escrita excepcional, nem parece o primeiro livro dela. Os personagens são muito bem construídos e cativantes, a gente se identifica com eles, se apaixona, fica raiva e depois perdoa, ri, chora... como faria com pessoas reais do seu cotidiano. O enredo é muito bom e bem amarrado, no início não sabemos exatamente o que aconteceu no parque ou qual é o real envolvimento de Ty no crime e vamos descobrindo mais conforme avançamos na leitura, o que torna o livro instigante.

Ty é um personagem adorável que cresce a olhos vistos durante a leitura. Ele faz uma separação incrível de características que são dele e as que são de Joe, como se houvessem duas pessoas vivendo dentro dele. E em momento algum a autora se esquece de que ele só tem 14 anos, então tem aqueles momentos de crise típicos de adolescente em que ele culpa o mundo e a mãe pelos problemas, mas ao mesmo tempo tem momento em que ele é gentil e maduro.

Os personagens secundários também são ótimos e apresentam facetas novas na história, como o bullying, a automutilação, a adaptação do cadeirante a um mundo que não aceita muito bem quem não é como os outros.

Quanto ao fato de ser série, vi no Goodreads que todos os três livros são muito bem cotados, o que demonstra que Keren David conseguiu manter a qualidade nos outros livros. Dessa forma, eu não me importo de começar uma nova série se ela for boa. ☺

Recomendo muito a leitura de Quando eu era Joe, e se você se interessou, garanto que pode comprar sem medo de errar, é um livro incrível que pode ser lido em qualquer idade. E mais, se você tem uma longa lista de espera de livros não lidos (como eu \o/) pode passar ele na frente, tenho certeza de que vai gostar.

Série Quando eu era Joe

  1. Quando eu era Joe
  2. Quase Verdade
  3. Another Life
A Autora

Keren David flerta com o jornalismo desde os 18 anos. Já atuou como repórter, correspondente na editoria de política e editora. Trabalhou no The Independent, mas também foi articulista para outros jornais de porte nacional. Quando se mudou para Amsterdã, foi editora-chefe de uma agência de fotojornalismo, e, após oito anos na Holanda, voltou à Inglaterra decidida a escrever um livro. Matriculou-se em um curso de Escrita para Crianças na City University, onde foi orientanda de Amanda Swift e onde, ao fazer um exercício de plano de enredo, deu início ao seu primeiro livro: QUANDO EU ERA JOE.


Avaliação (5/5)





B-jusssssssssss! ♥
;-p

7 comentários:

  1. Oi Nina!
    Eu ainda não peguei esse livro para ler o.O
    Como disse, está aqui na minha pilha ahahha
    Bjks!

    ResponderExcluir
  2. acho que esse livro é incrível,faz as pessoas pensarem o que é realmente importante;sua fama e sucesso ou as pessoas que sempre estiveram presentes só por gostar dele,é como um choque de realidade nesse mundo cheio de falsidade e interesse

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde,
    sabe me dizer quando será lancado o QUASE VERDADE? Acabei de ler o QUANDO EU ERA JOY e o livor é ótimo.. quero emendar o proximo!

    ResponderExcluir
  4. Oi Daniel!
    Infelizmente a Novo Conceito ainda não divulgou quando pretende lançar a continuação da série... só nos resta aguardar ansiosamente :-(((
    B-jusss! ♥

    ResponderExcluir
  5. Terminei de ler o livro hoje e já to com bruxismo de tanta curiosidade para saber o que acontece com ele, com a claire, com o Aron!!!


    AAAAAAAAAAAAH

    ResponderExcluir
  6. Eu quero muito ver a continuação.MUITO.passei a tarde de hj inteira proucurando a continuacão e fiquei muito triste vendo q nao lançou ni brasil :( tomara q lance o mais rapido o possivel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fléxi!
      A Novo Conceito lançou a continuação, Quase Verdade, apenas em e-book. Já podemos saber o o que acontece com Ty depois de tanta aventura!
      Bjs!

      Excluir

Oi! Muito obrigada pela visita!
Deixe aqui seu comentário, vou adorar receber!
B-jussss! ♥
;-p