A Árvore de Strangeville - Camilla Sá


SÁ, Camilla. A Árvore de Strangeville. São Paulo: Editora Gregory, 2013. 402 páginas.

Sinopse:

“O único sonho de Caroline era ter uma vida normal: morar em uma casa fixa, fazer amigos que durem e ser popular. Mas, sempre que se muda, ela precisa começar tudo de novo. E Caroline não é muito boa nesses “novos começos”. Até se mudar para Strangeville. Lá, onde tudo parece ser diferente, é o lugar em que se encontra a Árvore de Strangeville, o elo mágico que separa o mundo real do da fantasia. Não só sua nova cidade, mas também sua vida muda drasticamente a partir de então. Suas preocupações deixam de ser um lugar para morar e se tornam algo muito maior, como salvar não somente um, mas dois mundos! Com a ajuda de Arthur e Bree, ela terá que enfrentar várias criaturas, esforçar-se para impedir que Klaus domine os mundos e assim cumprir sua missão de retornar tudo ao seu devido lugar. Uma história de aventura que faz com que você cruze a fronteira da árvore.”

A parte boa de ter um blog é poder conhecer novos autores nacionais. Nosso país é cheio de talentos quem nem sempre são conhecidos pelos leitores, pessoas que sonham, lutam e se esforçam para viver de literatura, o que, venhamos e convenhamos, não é nada fácil em no Brasil. Por isso, encaro como uma missão ler e resenhar o maior número de autores nacionais possível.E foi assim que conheci Camilla Sá e seu livro, A Árvore de Strangeville.

Assim que li a sinopse pensei: clichê! Adolescente, mora só com o pai, vive se mudando e sonha em se fixar em algum lugar e fazer amigos. Quando Millie se interessa pela estranha árvore e percebe que na verdade ela é um elo entre o mundo real e o mágico, comecei a mudar de ideia. A garota encontra uma pulseira e descobre que por causa disso ela é “a escolhida”, responsável por salvar os dois mundos da completa destruição. Para alcançar seu objetivo, ela tem que passar por um duro treinamento e conta com ajuda de dois fiéis escudeiros: Arthur, o elfo, e Bree, o dragão.

A narrativa de Camila é leve e fácil, mas a imaturidade da autora é gritante. Ela repete a mesmas palavras e expressões o tempo todo (tipo “a parte chata do meu cérebro”), e isso foi me incomodando durante a leitura. A história se desenrola bem rápido e os capítulos são curtos, o que dá agilidade à leitura e compensa a inexperiência da escrita.

Outra coisa que me incomodou bastante foi a grande quantidade ser seres mágicos. Tinha de um tudo: vampiros, elfos, sereias, dragões, fadas, lobisomens, anjos... e acabou virando uma grande bagunça. Além disso, a naturalidade com que a Millie encara tudo é absurda. Ela poderia ter ficado pelo menos um pouquinho chocada, porque do jeito que aconteceu parece que todo dia um elfo vem te dizer que você tem que salvar o mundo porque achou uma pulseira.

Além disso, os personagens secundários quase não aparecem, inclusive o grande vilão Klaus. São pouquíssimas as cenas com ele e acabamos sabendo muito pouco a seu respeito.

Por outro lado, as cenas de ação não faltam, principalmente com Millie usando seus poderes, e a guerra final é surpreendente. As descrições do mundo mágico encantam e nos ajudam a se transportar para dentro do livro e acompanhar a aventura dos personagens.

Para quem gosta de um sobrenatural repleto de ação e aventura, o livro é um prato cheio!

Sobre a autora

Desde criança, Camilla sempre foi apaixonada por histórias e adorava ler. Cada vez mais viajava em cada aventura e encontrava magia em todas as paginas. Certo dia se perguntou se ela também poderia escrever histórias com tudo o que imaginava e tanto sonhava. A Árvore de Strangeville é sua primeira obra. Ela escreveu aos catorze anos e, finalmente, está tendo a chance de mostrar ao mundo o que a sua imaginação é capaz de fazer e transportar os leitores para um mundo fantástico. Nascida em São Paulo, atualmente ela reside em Mogi das Cruzes com os pais, a irmã, três cachorros, um gato e milhares de livros.

Avaliação (3/5)





B-jussssss! ♥
;-p

Nenhum comentário

Oi! Muito obrigada pela visita!
Deixe aqui seu comentário, vou adorar receber!
B-jussss! ♥
;-p