Garota Online - Zoe Sugg


SUGG, Zoe. Garota Online. Tradução: Débora Isidoro. Campinas, SP: Verus, 2015. 308 páginas. Título original: Girl online. Skoob

Sinopse:
“Penny tem um segredo.Com o nickname Garota Online, ela escreve um blog no qual desabafa seus sentimentos mais íntimos sobre amizade, meninos, os dramas do colégio, sua família maluca e os ataques de pânico que começaram a dominar sua vida.
Quando as coisas vão de mal a pior, sua família a leva para Nova York, onde ela conhece Noah, um garoto lindo que toca guitarra, e com quem ela parece ter muito em comum.
De repente, Penny percebe que está se apaixonando — e escreve sobre cada momento dessa história em seu blog, de maneira anônima. Só que Noah também tem um segredo, que ameaça arruinar o disfarce de Penny para sempre.Garota Online é um livro encantador, que traduz exatamente o que significa crescer e se apaixonar na era digital.”

Acho que todo mundo que gosta de internet já ouviu falar de Zoe Sugg, a Zoella. Ela tem um vlog muito bacana onde fala sobre moda, comportamento, maquiagem e divide suas experiências, pensamentos e trapalhadas e conta com milhões de seguidores no Twitter, Instagram, Facebook e no seu canal no Youtube. Mas ela ganhou mesmo a minha atenção quando contou ao mundo que sofria de Síndrome do Pânico nesse vídeo aqui.

No vídeo, Zoella afirma se lembrar das suas primeiras crises em torno dos 14 anos em uma festa na casa de alguns amigos, e que algumas crises eram bem fortes como quando, por exemplo, esteve em Los Angeles e viajou de avião pela primeira vez.

E o que isso tem a ver com o livro? Bom, a personagem criada por Zoe também tem Síndrome do Pânico e durante o desenrolar da história, ela vai nos dando dicas de como vencer as crises e, principalmente, a importância de se pedir ajuda.

Penny Porter tem dezesseis anos, é tímida e muito desajeitada. Tem um melhor amigo gay incrível, o Elliot, e uma amiga vaca, a Megan. Gosta de fotografia e se sente atraída por Ollie, o garoto bonito e popular da escola. Até aqui, uma menina igual a muitas. O que a diferencia, é que Penny criou um blog anônimo, o Garota Online, onde ela escreve sobre suas experiências e frustrações. Na internet, a Garota Online é uma celebridade, lida por milhares de pessoas.

Um dia, durante a apresentação de teatro da escola na qual ela era fotógrafa, Penny cai no palco e paga calcinha para a plateia inteira. Como se isso fosse pouco para acabar com a popularidade de alguém, Megan posta o filme na internet e o video viraliza. É neste momento que seus pais decidem passar o Natal em Nova York para organizar uma festa de casamento e ela tem a chance de afastar um pouco de tudo o que está acontecendo com ela.

Em Nova York, ela conhece Noah - o garoto perfeito - e se apaixona perdidamente. Os dois tem uma sintonia perfeita, e Penny descreve cada momento em seu blog. Mas Noah também tem um grande segredo que pode ameaçar essa felicidade.

Eu sei que parece bem clichê, tanto que nem esperava muito do livro. Mas tenho que confessar que Garota Online me surpreendeu. A história é leve, divertida e apaixonante. E ainda traz dois grandes alertas.

O primeiro sobre a Síndrome do Pânico que já falei no começo da resenha. Penny tem vários ataques e só consegue melhorar quando pede ajuda aos pais, e começa a lidar melhor com suas emoções e a se importar menos com a crítica.

O segundo é sobre os riscos da internet. Às vezes, por estarmos anônimos ou protegidos por algum codinome nos sentimos no direito de dizer o que quiser, de julgar e ofender as pessoas e não imaginamos o mal que estamos fazendo. Penny senti isso na pele: ser julgada, ofendida, e taxada no internet por pessoas que não conhece e das quais não tem como se defender. Acredito que muitas pessoas não pensam muito antes de postar ou comentar algo, e o livro fala muito bem sobre isso.

A narrativa é muito boa, ágil e fluída. Achei que por ser o primeiro livro da Zoe talvez ficasse um pouco intrincada e insegura, mas não foi o que aconteceu. Claro que não é nenhuma J. K. Rowling, mas é bom! Os personagens são um pouco caricatos, mas bem fofos. E o final é uma graça, especialmente a parte do milk shake (se alguém leu ou ler, comenta comigo pleeeeease!). Eu dei muitas risadas!

Enfim, o livro é ótimo! Nada inesquecível ou que vá mudar sua vida, mas que vai te proporcionar momentos muito agradáveis.

A autora

Zoe Sugg, ou Zoella, tem vinte e quatro anos e é uma vlogueira de Brighton, Reino Unido. Ela escreve histórias desde pequena. Seus vídeos de beleza, moda e estilo conquistaram mais de 5 milhões de seguidores no Youtube, com as visualizações passando de 12 milhões a cada mês.
Zoe ganhou em 2011 o Prêmio Cosmopolitan de Melhor Blog de Beleza e no ano seguinte e de Melhor Vlogger de Beleza. Zoe também ganhou o prêmio de melhor vlogueira britânica, no Radio 1 Teen Awards de 2013, e o Kid’s Choice da Nicklodeon em 2014, como vlogueira favorita do Reino Unido, além de ter sido nomeada Web Star de Moda e Beleza no Teen Choice Awards de 2014.

Avaliação (5/5)





B-jussssss! ♥
;-p

13 comentários:

  1. Tão bom quando esses libros nos supreendem né?

    Gostei da premissa do livro e da sua resenha.

    Vou ler sim!

    Beijinhos

    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  2. Oi Nina, realmente, só estou vendo um comentário que é o da Rizia... O que será que houve?

    ResponderExcluir
  3. Nina, acredita que eu nunca tinha ouvido falar da Zoella? Será que sou de outro planeta? hahaha
    Mas falando sobre o livro. Eu gostei da história e fiquei curiosa para saber qual o segredo do Noah.

    Ele parece ser um livro fofo, mas um pouco reflexivo também, principalmente nessa parte sobre exposição na internet.


    Lisossomos

    ResponderExcluir
  4. Oi Nina, eu me identifiquei logo de cara com essa personagem tão comum. E apesar de ver que é um livro bem juvenil, acredito que por trazer essa mensagem e essa reflexão, seria uma leitura que eu gostaria de conferir, pois gosto muito do tema abordado. Bjs

    ResponderExcluir
  5. Oi Nina!

    Nunca tive muita vontade de ler esse livro porque fujo um pouco dos clichês adolescente, mas fiquei lendo sua resenha e pensando. Quem não tem uma melhor amiga vaca? TODO MUNDO, no fundo, Penny poderia ser eu, você, qualquer uma das meninas do grupo... Não sei se vou ler agora, agora, mas eu gostaria muito de ler esse livro, até porque parece muito comigo, só tenho 10 a mais que a Penny haha
    beijos!

    http://lumartinho.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi Nina!
    Eu tô louca pra ler esse livro, tão falando tanto dele que parece que já sei toda a história. KKKKK.
    E que capa fofuxa é essa gente?! KKKK.
    E a Penny parece ser bem divertida. Louca para conhece-la!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  7. Me senti o pré-histórico porque nunca tinha ouvido falar da autora, haha!

    Mas mesmo assim estou louco para ler esse livro, porque só vejo comentários ótimos sobre ele. É sem dúvidas um livro que preciso ler muito em breve.

    Beijos

    http://ummundochamadolivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Olá!!!

    Gostei muito do livro inclusive , Garota Online é um livro despretensioso, com um enredo simples, e que não preza pela profundidade, mas é tão apaixonante que quando terminei a história tive que abraçar o livro. Eu simplesmente adorei. De forma leve e natural a história acaba agradando o leitor, e sua simplicidade é um dos pontos mais fortes da narrativa. A capa e a diagramação foram muito bem trabalhadas, quer dizer a edição inteira está linda.

    ótima resenha..

    ResponderExcluir
  9. Já estava bastante interessada em ler esse livro só pela sinopse, e agora depois de ver essa resenha fiquei ainda mais ansiosa em conferi essa história que parece mesmo ser ótima.

    ResponderExcluir
  10. Oi oi


    Faz um tempinho que tinha ouvido falar em Garota Online e me interessei, pois realmente ele parece com o que vc citou em um livro que vai proporcionar momentos bons, esses livros para eu são os melhores...
    Espero poder ler ele logo logo!


    Beijoos

    ResponderExcluir
  11. Parece muito divertida mesmo. Creio que muitas meninas vão se identificar com a personagem do livro, principalmente as mais tímidas. Valeu!

    ResponderExcluir
  12. Tenho que admitir que Garota Online foge dos gêneros de que leio normalmente, que variam do suspense aos romances históricos, por isso fiz pouco caso dele, embora essa seja a segunda boa resenha que vejo dele e admito, me deixou curiosa quanto aos dois pontos que abordou: A Síndrome do Pânico e a internet, isso me faz querer dar uma chance pra ele ignorando o que aparenta ser clichê - embora o problema exato nem seja o clichê, mas que eu dificilmente leio livros voltados para adolescentes e aí que tá a estranheza, eu sou uma.

    Enfim, darei uma chance a ele, até porque as vezes é preciso se desligar de livros pesados, quem sabe a sorte não me dá ele de presente? XD

    Adorei a resenha ^^

    ResponderExcluir
  13. Não conhecia a autora. O livro trata de um assunto um pouco complicado e atual, alguns acham bobagem. Não conheço ninguém com ataque de pânico, mas achei o livro bem interessante.

    ResponderExcluir

Oi! Muito obrigada pela visita!
Deixe aqui seu comentário, vou adorar receber!
B-jussss! ♥
;-p