Cure Meu Coração - Melissa Walker


WALKER, Melissa. Cure Meu Coração. Tradução Flávia Cortez. São Paulo: Farol Literário, 2015. 272 páginas. Título original: Unbreak my heart. Skoob.

Sinopse:
“Clem é uma adolescente de 16 anos que normalmente não estaria feliz em passar as férias de verão com a família a bordo de um veleiro. Mas, para se manter longe da confusão em que sua vida se transformou, ela prefere aceitar o fato de que, pelos próximos 3 meses, suas prováveis companhias serão apenas seus pais e sua irmã caçula. Em terra firme ela deixa Amanda, sua melhor amiga, de coração partido, rompendo um laço de amizade construído desde a infância. A bordo, tem de lidar com as consequências de suas escolhas e com o sentimento de culpa que a acompanha. Em crise consigo mesma, ela embarca a bordo do Tudo é possível sem saber que na verdade o que a espera é uma viagem de descobertas sobre a amizade, o amor e o perdão”.

Eu simplesmente não consigo resisitir a um romance adolescente! Por mais clichê e batido que o enredo seja, e mesmo que a mocinha seja sempre super parada e sem graça, eu amo ler livros assim, porque eles descansam minha cabeça e me fazem lembrar de uma época em que a minha única preocupação era a prova de Matemática, e reviver isso não tem preço!

Cure meu Coração, de Melissa Walker, chegou em minhas mãos com essa missão: ser uma leitura leve e que me reportasse à adolescência e, com esse objetivo, ele foi perfeito! Com uma narrativa leve e fluída e retratando um romance terno e muito sutil, a leitura foi rápida e prazerosa. A autora conseguiu retratar com muita leveza os dramas juvenis e criou personagens críveis e reais.

A grande dificuldade que tive ao ler foi com a mocinha. Mesmo estando habituada com mocinhas paradas, Clem conseguiu me irritar profundamente e só simpatizei com ela quase no final do livro. Ela cometeu erros graves com sua melhor amiga Amanda, e ao invés de tentar resolver a questão, ela fica se martirizando o tempo todo e desconta sua frustração em sua família. Eu até dou um desconto para ela porque sei que essa reação é muito natural entre adolescentes, mas os pais de Clem são tão bacanas com ela que chega um momento que a gente se incomoda com tanta mau humor e ingratidão.

Em contrapartida, James é só simpatia e o livro melhora 250% depois que ele aparece. O garoto também tem seus traumas e problemas para resolver, mas ele lida com muito mais leveza e bom humor do que Clem, ele tem uma importância fundamental no deslanchar da trama e nos encanta por suas qualidades. Aos poucos, ele vai vai quebrando as barreiras que ela construiu ao seu redor e mostrando que nem tudo é oito ou oitenta, tudo tem nuances que precisam ser consideradas. É claro que o relacionamento dos dois vai ter algos e baixos, mas é uma delícia acompanhar as descobertas e desabafos.

Enfim, Cure meu Coração é livro leve e doce que vai agradar em cheio que gosta de um bom romance adolescente. Eu recomendo!

A Autora

Melissa Walker cresceu me Chapel Hill, Carolina do Norte, e hoje vive no Brooklyn, em Nova York. Já escreveu para diversas revistas adolescentes, como ELLEgirl, Seventeen e Teen Vogue, e em 2007 publicou seu primeiro livro, Violet on the runway. Na sequência, vieram Violet by design e Violet in private, completando a trilogia, e Lovestruck summer. Mais recentemente, em 2013, lançou Small Town sinners e Ashes to ashes.
Cure meu Coração é o quinto livro de sete publicados pela autora, que também tem suas experiência em aventuras náuticas. Na época em que estava na faculdade, velejou com os pais pela Great Loop - mesma rota que a personagem de seu romance percorre com a família - e conhece bem as dores e as delícias de estar em alto-mar.

Avaliação (4/5)






B-jussssssssss! ♥
;-p

29 comentários:

  1. Nina, eu sou como você. Amo um bom romance adolescente por me fazer sentir assim novamente e que as preocupações eram outras.
    Por que sempre tem que ter uma mocinha chata? Affz!
    Mesmo assim quero ler o livro e ver mais sobre esse fofo do James. ^^

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  2. Nina, adoro romances assim também. Embora eu esteja buscando personagens com perfis diferentes, este Cure meu coração me chamou atenção. Gostei, quero ler.

    ResponderExcluir
  3. Ahhh não, eu amo ler romances clichês e tudo o mais, mas não suporto mocinha parada, dá vontade de socar o mundo! Não quero u.u haha

    ResponderExcluir
  4. Amo o gênero, mas mocinha parada? Jamais. Fujo dessas personagens o máximo possível. Isso é algo que me irrita profundamente.

    beijos

    www.estudiodecriacaoblog.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Eu também gosto de romances adolescentes, mas acho que não vou gostar dessa protagonista rs.
    Ainda assim, talvez o leia futuramente.
    Ótima resenha!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Oi. Eu já não sinto tanta alegria em hoje ler um romance adolescente, não que ache ruim , posso até achar clichê, mas já vivenciei muitos desses clichês, a questão é que hoje, procuro outras coisas me livros, no entanto, gosto de conhecer para poder usar com os alunos.

    ResponderExcluir
  7. OI Nina, tudo bem?
    Eu acho essa capa linda e sempre tive curiosidade de ler esse livro, porque como você disse, ler um romance adolescente de vez em quando faz muito bem. A história parece ser bem legal, estou ansiosa para lê-la.

    Beijos, Gabi
    Reino da Loucura

    ResponderExcluir
  8. LILIAN EVANGELISTA RODRIGUES19 de outubro de 2015 às 20:57

    Oi Melissa,
    Achei sua resenha tão boa, parabéns!!!
    Infelizmente esse livro não faz muito meu estilo, não descarto uma leitura futura.


    Coração Leitor

    ResponderExcluir
  9. Oi Nina, tudo bem?
    Eu também adoro ler romances adolescentes então fiquei bem interessada em Cure Meu Coração! A capa do livro está linda ♥.
    Já prevejo me irritar com a protagonista, mas pelo que li de sua resenha, vale a pena a leitura mesmo assim!

    Beijos :*
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
  10. Oi Nina!
    Ahhh agora eu quero esse livro! Adoro romances assim!

    Bjks!

    http://www.historias-semfim.com/

    ResponderExcluir
  11. eu não consigo ler romances, eles me torram a paciência, os adolescentes eu tento mas não dá por mais que tenhamos passado por isso é tudo tão clichê e tão chato que dá nos nervos kkk.

    ResponderExcluir
  12. Eu concordo com a Paac! Romance também não é meu ford, mas respeito quem curte... Essa capa até que é bonita.

    Atenciosamente Um baixinho nos Livros.

    ResponderExcluir
  13. Eu confesso que alguns livro de romances adolescente me tiram a paciência, principalmente, por causa das mocinhas. Mas eu concordo com você que esse tipo de romance nos transportam para um período de maior leveza, mesmo que os adolescente achem que não.
    Sobre este livro, eu adoro a capa. E li resenhas positivas. Então já tem um tempo que quero apreciá-lo, mesmo sabendo que a mocinha não é uma das cativantes.


    beijos!

    ResponderExcluir
  14. Oi Nina, eu sou louca para ler esse livro, assim como você eu também não consigo resistir a um romance adolescente. Essa história parece ser leve e cativante, isso me da mais ânimo para ir atrás do livro. Ótima resenha!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  15. Olá!


    Não o conhecia, mas até que gostei dessa premissa.. Para uma tarde de sábado, em que estamos muito preocupados, esse livro vem a calhar! E que linda capa, a Farol Literário está de parabéns!


    resenhaeoutrascoisas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Cheiro de Livro Nacional21 de outubro de 2015 às 12:19

    Oie, tudo bem?

    Eu já tinha lido uma outra resenha deste livro, mas a premissa não me chama a tenção. Eu adoro um romance, de qualquer tipo, mas esse realmente não me despertou tanta vontade. Entretanto, achei a capa super fofa, e gostei bastante dos pontos que você relatou na sua resenha. De qualquer forma, eu anotei a dica. Se um dia houver uma oportunidade de lê-lo, eu darei uma chance.

    Beijos,
    Da | www.cheirodelivronacional.com.br

    ResponderExcluir
  17. Oi Nina!
    Eu amo romances adolescentes! Sou como você, pode ser muito ruim, eu tô lá, lendo e adorando ahhahah Eu acho que gostaria muito de ler Cure Meu coração, mas acho que também teria problemas com a protagonista!

    Beijos

    LuMartinho | Face

    ResponderExcluir
  18. Oi! Tudo bem?


    Ao contrário de você, não gosto de romances adolescentes! rsrs Geralmente, quando gosto desse gênero é quando ele é sem mimimi, o que é bem difícil né?! Já que a melosidade é característica de romance. Enfim, não leria o livro por conta desse meu bloquei com romances adolescentes. E nossa, simpatizar com personagem quase no final do livro é terrível! rsrs


    Beijos.


    www.livroseflores.com

    ResponderExcluir
  19. Ana Paula Lima Miranda21 de outubro de 2015 às 15:53

    Oii!!

    Nina, eu não tenho vontade de ler esse livro sabe? Já vi muuuitas criticas negativas para a obra o que tirou minha curiosidade. Depois de saber o que a personagem ficou de mimimi eu fiquei sem vontade mesmo de ler hahaha.

    Deve ser bom para curar ressaca literaria, mas eu passo ><



    Beijinhos,

    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  20. Olá Nina, como você eu também gosto de romances adolescentes, mas não fiquei com muita vontade de ler este por causa da protagonista, acho que ela me irritaria bastante Ç.Ç Enfim vou deixar essa dica passar...

    http://meumundo-meuestilo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Oi Nina, ao contrário de você eu não curto muito os romances, mesmo os adolescentes, pois ando meio insensível kkkk. Mas gosto da leveza dessas histórias, a pegada é sempre bem jovem e acho isso muito positivo. Também não gostaria da personagem pelo que você falou, ao mesmo tempo que a vejo muito real, afinal é u já fui uma "aborrecente" também. Bjs

    ResponderExcluir
  22. Olá, também gosto de um bom romance adolescente. Com certeza leria esse. MAs com certeza ficaria com o pé atrás com a protagonista, ser parada demais em mata tb rs.

    www.euinsisto.com.br

    ResponderExcluir
  23. Oi Nina!

    Não curto muito livros de romances, e acho que por isso e pelos seus comentários sobre a mocinha, tenho uma grande certeza de que não iria gostar desse livro.

    Mas fico feliz que a obra tenha te agradado.

    Beijos

    http://ummundochamadolivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  24. Oi, tudo bem?
    Assim como você eu adoro ler romances adolescentes, são minha paixão, mas claro que gosto dos bem construídos e clichês às vezes caem bem, né? kkkk Bom, esse livro eu já tinha lido alguns comentários sobre e ficado curiosa, ele possui uma premissa interessante e pela sua resenha é uma bela história, fiquei animada ao saber que a narrativa é fluída e que a autora soube criar bons personagens, mas confesso que saber que a mocinha te irritou me deixou um pouco desanimada, porque acredito que ela também me irritaria e isso acaba atrapalhando muito a leitura, né? Enfim, gostei muito da resenha, mas por enquanto não pretendo ler o livro.

    Beijos :*
    Larissa - srtabookaholic.blogspot.com

    ResponderExcluir
  25. Bom, essas mocinhas, não são pra mim. hahaha
    Nõa que eu prefira mocinhas feministas cheias de atitude, não, gosto de mocinha, mocinha, nem omissa, nem machinha hahaha
    Por enquanto passo a dica.
    Bjs

    ResponderExcluir
  26. Eu adoro romances adolescentes, então acho que seria uma boa leitura para mim, apesar de achar que iria me irritar bastante com essa mocinha, hehe.
    Adorei a resenha!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  27. Oie, Nina!
    Não gosto de romances, em especial os teens. Eu já li muito romance adolescente na minha vida – em especial as fanfics! – e acho que por isso estou um pouco cansada deles. Minha preferência será sempre fantasia medieval. Mas gostei de sua resenha e achei a capa tão fofa que deu vontade de guardar num potinho.
    Com carinho,
    Celly.

    Me Livrando – Livre-se você também!

    ResponderExcluir
  28. Oie, tudo bom?

    Eu também adoro esses livros adolescentes, mesmo que a maioria seja previsível. Eu tenho vontade de ler esse livro desde a primeira vez que vi a capa. Uma pena que a protagonista não seja cativante.

    Beijos,

    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  29. Olá!
    Adoro um livro com romances leves e aquela paixão adolescentes, mas odeio quando a personagem é chata, mas se a história for boa e bem desenvolvida vale a pena. A capa me conquistou.

    Beijos
    Lovesbooksandcupcakes.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Oi! Muito obrigada pela visita!
Deixe aqui seu comentário, vou adorar receber!
B-jussss! ♥
;-p