Fragmentados - Neal Shusterman

SHUSTERMAN, Neal. Fragmentados. Tradução Camila Fernandes. Ribeirão Preto, SP: Editora Novo Conceito, 2015. 320 páginas. Título original: Unwind. Skoob.

Sinopse
"Em uma sociedade em que os jovens rejeitados são destinados a terem seus corpos reduzidos a pedaços, três fugitivos lutam contra o sistema que os fragmentaria.Unidos pelo acaso e pelo desespero, esses improváveis companheiros fazem uma alucinante viagem pelo país, conscientes de que suas vidas estão em jogo. Se conseguirem sobreviver até completarem 18 anos, estarão salvos. No entanto, quando cada parte de seus corpos desde as mãos até o coração é caçada por um mundo ensandecido, 18 anos parece muito, muito longe.O vencedor do Boston Globe-Horn Book Award, Neal Shusterman, desafia as ideias dos leitores sobre a vida: não apenas sobre onde ela começa e termina, mas sobre o que realmente significa estar vivo."

"Fragmentados" nos apresenta uma sociedade pós guerra, onde os governos que lutavam entre si (Pró-Vida e Pró-Escolha) aprovaram uma lei chamada "Lei da Vida" que consiste, basicamente, em permitir que os pais abortem seus filhos tardiamente, sendo assim, dos 13 aos 17 anos os jovens podem ser "Fragmentados" que nada mais é do que ser desmembrado ainda vivos para que as partes dos seus corpos sejam usados em outras pessoas.

O livro é narrado principalmente por Connor, Risa e Lev e cada um é tão diferente do outro que eu sempre estava em dúvida sobre quem eu gostava ou odiava. Connor é um garoto meio durão que descobre que seus pais irão fragmentá-lo. Então, ele decide fugir com a namorada, mas as coisas não acontecem exatamente como ele deseja. Risa é órfã e está sobre a custódia do estado. Ela estuda, toca piano e parece bem aplicada, mas o estado precisa liberar espaço para novos órfãos e Risa será fragmentada. Já Lev é um dízimo. Basicamente, Lev foi criado para ser fragmentado por vontade própria aos 13 anos, pelo menos, foi o que fizeram ele acreditar através da religião.

Dificilmente um livro me deixa tão perdida quanto "Fragmentados" deixou, mas foi um perdida bom. Terminei o livro e me senti um pouco órfã. Neal tem uma escrita tão envolvente que, em poucas páginas, eu já estava presa a história dele e sentia que se não terminasse logo, algo de ruim poderia acontecer a algum dos personagens e eu perderia esse momento.

Os personagens foram muito bem trabalhados e a cada capítulo, conhecíamos um pouco mais a fundo cada um deles, não só os principais e é, por esses e outros motivos que "Fragmentados" conseguiu me conquistar. Inclusive, os cenários foram bem explorados pelo autor e, raramente, ele fugia do tema da fragmentação e das injustiças aplicadas pelo novo governo.

"Fragmentados" é um livro que vai te fazer pensar e refletir muito, vai te fazer sentir sentimentos conflitantes e é exatamente por isso que indico a todos.

"Fragmentados" é uma série composta de quatro livros e dois intermediários.
  • Fragmentados / Unwind; (Dados Em Inglês
  • UnStrung (Romance Digital); 
  • UnWholly; 
  • UnSouled; 
  • UnDivided; 
  • UnBound (coleção de história curta). 

O Autor

Já escreveu mais de 30 livros premiados para jovens e adultos, incluindo Full Tilt, a Trilogia Skinkacker, Unwholly, Bruiser e The Schwa Was Here, que recebeu o Boston Globe-Horn Award como melhor livro de ficção. Ele também escreve roteiros para o cinema e a televisão, como Animorphs e Goosebumps. Pai de quatro filhos, Neal vive no sul da Califórnia.

Avaliação (5/5)






B-jussssssss! ♥
;-p 

34 comentários:

  1. Eu estou louca para ler esse livro, vi o book trailer dele e desde então quero muito!!!!! estive com ele na mão para comprar lá na Bienal do Rj mas a fila no caixa da editora estava dando volta no estande e quase voltando! infelizmente não quis esperar e me arrependi muito disso

    ResponderExcluir
  2. Olha eu sinceramente gostei bastante da sua resenha, mas eu não tive muito interesse de ler esse livro, eu achei ele meio sinistro pra mim sabe? Mas mesmo assim tenho visto ótimos comentários sobre ele. Mas só que eu não pegaria para ler não, porque nem gosto de imaginar essa situação que os personagens passam O.o


    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/10/resenha-bruxa-da-noite-vl1.html

    ResponderExcluir
  3. As poucas pessoas que leram esse livro, que eu conheço, acabaram a leitura meio frustradas. Mas pelo jeito a escrita do autor e a história lhe agradaram. Minha esperança nesse livro acaba de ser renovada hahahaha.

    Você falou com tanto carinho, que se sentiu órfã após terminar, me deu mais vontade de ler ainda :)

    Abraço e Bons Livros,

    Biblioteca
    do Coração❤

    ResponderExcluir
  4. Apesar de estar fugindo de séries, não pude deixar de querer ler Fragmentados, e solicitei o livro... será uma de minhas próximas leituras e tô com altas expectativas na história... xD
    espero gostar, assim como você ^^

    ResponderExcluir
  5. Com certeza a história aparenta ser bem conflitante. Não consigo engolir a ideia do livro por isso não leria. Mas que bom que você gostou tanto, Nina.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  6. Oieee, já tinha lido uma resenha muito interessante do livro.

    De tanto tu falar do autor, Neal, fiquei com vontade de ler, sério, se é tão envolvente o livro preciso dele.

    Beijinhos, Helana ♥
    http://intheskyblog.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oi, tudo bem ?

    Primeiramente: parabéns pela resenha. Segundo: não aguento mais ler a respeito desse livro. Sim, é isso aí. Toda vez que vejo uma resenha sobre "Fragmentados" me lembro que esse livro é maravilhoso, de acordo com a opinião geral, e que ainda não o li T_T

    É difícil fazer com que um livro caia nas graças do público com tanta facilidade, mas Neal Shusterman conseguiu isso sem esforço algum. E eu preciso saber o que esse autor fez para encantar todo mundo antes que os próximos livros sejam lançados.

    Fernanda Oliveira | http://m3raki.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Ai, meu Deus! Mais uma resenha que vem me fazer sentir como se estivesse perdendo tempo enquanto não ir correndo para a livraria mais próxima e comprar essa belezura de história (rs). Adorei ver sua opinião e constatar que, outra vez, Fragmentados alcançou o coração de uma nova leitora. Isso me enche de expectativas para ser a próxima! Haha.

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Sabe o que é engraçado de resenhas é que são bem diferentes uma das outras, variando conforme o leitor e suas preferências.

    Eu adoro a sinopse desse livro e quase sou convidada para lê-lo quando olho essa capa. Ela parece perdi socorro e isso dar uma agonia no meu coração.

    Gostei de sua resenha e vou adquirir o livro!

    Beijinhos!

    poesiaqueencantavida.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Ana Paula Lima Miranda27 de outubro de 2015 às 12:52

    Oiii!

    Eu nunca vi uma critica negativa para essa obra sabia?

    Acho o enredo geeenial! Muito bem escrito e pelo o que você falou, detalhado do incio ao fim. O autor acertou para ser o primeiro livro né?

    Vou esperar um pouco para ler!



    Beijinhos,

    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  11. Oi. Vi algumas resenhas do livro, dei uma foleada, mas não me senti atraída, não por ser uma história ruim, apesar de ter algumas ressalvas quanto ao enredo, mas pq estou procurando livros mais adultos, não com personagens juvenis.

    ResponderExcluir
  12. Olá!

    Preciso muito ler esse livro! Só não peguei pra ler porque estou um pouco saturada de ler distopias. Adoro esse tipo de leitura, sempre bom pra sair da zona de conforto.

    Resenhaeoutrascoisas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Olá; esse é um livro que quero muito ler; acho a ideia da obra super interessante, além de parecer ter sido bem desenvolvida de acordo com as resenhas que vejo.

    ResponderExcluir
  14. Oi Nina, eu estou com esse livro para ler e só não peguei por falta de tempo mesmo, eu não curto muito distopias mas essa é uma que particularmente chamou muito minha atenção, eu adorei a sua resenha e fiquei cativada a colocar o livro em cima de todas as leituras! haah

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  15. Oi Nina!

    Por algum motivo não esperava que você fosse gostar tanto deste livro hein mulé, haha!

    Mas fiquei muito feliz com seus comentários, pois conseguiu de uma vez por todas fazer eu colocar esse livro na minha wishlist.

    Amo distopias e acho que essa será outra que irei gostar bastante.

    Beijos

    http://ummundochamadolivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Ah eu tinha visto o booktrailer deste livro achei ele bem angustiante. Apesar da tematica interessante, não é algo que eu queira ler no momento x_x

    ResponderExcluir
  17. Achei interessante a história do livro é um pouco agoniante também. Gosto muito de distopias e essa em especial tem uma trama bem diferente. Parabéns pela resenha.
    Bjim!

    ResponderExcluir
  18. Amo livros angustiantes e estou louca para ler esse! Fico muito feliz em ver a resenha e saber que é bom, posso ler sossegada. :)

    ResponderExcluir
  19. eu to louca pra ler esse livo, adorei o enredo mas vi alguns blogs dizendo que o autor deixou a desejar...

    ResponderExcluir
  20. O lançamento desse livro e a divulgação dele causou um certo reboliço nas redes literárias o que me deixou bastante curiosa sobre. Não vejo a hora de conferir sempre vejo críticas positivas, espero gostar também. Estou necessitando de um livro que me faça ficar um pouco perdida.

    Beijos ,

    ResponderExcluir
  21. Eu li esse livro e, assim como você, fiquei perturbada no bom sentido. Foi uma das melhores leitura do ano dentro do gênero distopia.

    Não vejo a hora de ler a continuação.


    Beijos!

    ResponderExcluir
  22. Oie! Bem esse eu tenho em ebook a algum tempo, lembro que na época que saiu fiquei doida pra ler e quanto conseguir o digital ele se perdeu entre tantos outros acredita.

    Obrigada por me fazer lembrar e ainda mais por ser a primeira resenha dele que leio.

    http://k-secretmagic.blogspot.com.br/

    Xoxo

    ResponderExcluir
  23. Olá Nina, estou doida para ler esse livros desde que ele foi lançado, amo distopias e o enredo deste me deixou bem curiosa para saber como o autor desenvolveu ele *-*

    http://meumundo-meuestilo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  24. EBAAA! Que feliz ver essa resenha por aqui hahahah

    ResponderExcluir
  25. Oi Nina, eu li o livro assim que foi lançado e simplesmente amei, estou bem ansiosa pelas sequências.
    beijos

    ResponderExcluir
  26. Tenho muito interesse nesse livro. Quero muito mesmo fazer essa leitura, ainda que eu não saiba certamente quando isso irá acontecer. Espero gostar tanto quanto tenho lido as pessoas gostarem.


    Beijos!

    ResponderExcluir
  27. Olá!
    Eu li esse livro e amei a história. Fiquei muito fascinada com esse mundo que o autor criou. Os personagens são maravilhosos.
    Adorei a sua resenha.
    Beijinhos!
    http://eraumavezolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  28. Oi, tudo bem?

    Eu tenho vontade de ler esse livro desde quando vi o booktrailer dele, o mesmo me deixou muito curiosa e pelas resenhas que venho lendo é uma história realmente bem interessante, por isso pretendo ler logo *o*

    Beijos :*

    Larissa - srtabookaholic.blogspot.com

    ResponderExcluir
  29. Ninaaaa pensa em um livro que eu preciso desesperadamente ler?

    Pois é... está todo mundo falando dele, comentando e olha essa resenha gente?

    Preciso pra ontem hahaah

    bjo

    ResponderExcluir
  30. Olaa. Ja tentei ler esse livro mas não consegui. A premissa me agrada mas não consigo prosseguir com a leitura. Gostei da sua resenha bem elaborada.

    Beijão da Lari
    brilliantdiamond-bg.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  31. Olá!
    Muitas resenhas sobre esse livro e a curiosidade aumenta a cada uma que leio. Como assim, ficar um pouco perdida foi bom? Odeio ficar perdida na história. Quero muito conferir a história, ma irei esperar os próximos li rosto serem lançados pra não ficar naquela tensão de Esperar.

    Beijos
    Lovesbooksandcupcakes.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  32. Oie, tudo bom?

    Estou com esse livro para ler já tem um tempinho. Gosto de distopias e a premissa desse livro é tão chocante que chega a ser inacreditável. Por esse motivo é que estou curiosa com a narrativa dele.


    Não sabia que a série era tão grande.

    Beijos,

    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  33. Olá, esse livro foi um estouro quando lançou, principalmente por conta do marketing que autora fez. Confesso que na época não estava tão interessada assim, mas depois dessa resenha, uau! Como assim, os próprios pais vão fragmentar um filho, isso é demais. Preciso conferir, e espero gostar.

    Beijos, http://miiheomundoliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  34. Olá

    Quero ler esse livro desde do dia que foi lançado, amo distopias e quero ver como o autor conduziu a trama nessa, gostei da resenha simples e direta.

    Bjss

    ResponderExcluir

Oi! Muito obrigada pela visita!
Deixe aqui seu comentário, vou adorar receber!
B-jussss! ♥
;-p