Sonhei que Amava Você - Tammy Luciano


LUCIANO, Tammy. Sonhei Que Amava Você. Rio de Janeiro: Valentina, 2014. 296 páginas. Skoob.

Sinopse:
“Ele estava vivo nos meus sonhos. E que sonhos! Mas era pouco. Eu queria ele na minha vida. Uma história cativante e inesquecível, cheia de mistérios e perguntas a serem respondidas. Pode um grande amor existir somente enquanto sonhamos? Kira, aos 22 anos, está apaixonada, vivendo um momento único de amadurecimento pessoal e profissional. Quem é o sedutor garoto que transforma suas noites em poesia e êxtase? Mas, apesar do maravilhoso momento que está vivendo, a garota terá que enfrentar obstáculos e barreiras. Mas sabe que a vida reserva o melhor para o final. Um convite para dar asas à imaginação e aquecer o coração.”
Sonhei que Amava Você é o terceiro livro de Tammy Luciano que leio e confesso que estava na expectativa por ele, pois acompanho a carreira da Tammy há muito tempo e como ela é sempre fofa e atenciosa com todos, queria muito ler e divulgar seu livro.

O enredo gira em torno de Kira, uma jovem comum, de classe média alta, que tem sua vida transformada por sonhos frequentes, sempre com o mesmo rapaz. Aos poucos, durante os momentos que ela tem com o gato misterioso enquanto dorme, ela começa a ser apaixonar por ele. Mas a coisa só fica realmente estranha quando ela descobre que o moço do sonho é real, ele se chama Felipe e é administrador de um Pet Shop, e agora Kira precisa descobrir se o Felipe real é como o dos sonhos e se ela conseguirá conquistá-lo.

O livro tem um enredo muito interessante, porque juro que isso já aconteceu comigo. Já sonhei com uma pessoa várias vezes que depois apareceu em carne e osso na minha frente. Não sei o que provoca esses sonhos, qual explicação dar, só sei que aconteceu e que foi bem estranho. Então, por essa e outras razões, quis muito ler o livro e posso dizer que não me decepcionei.

Tammy Luciano tem uma escrita adorável, sensível e única. Suas histórias são permeadas de frases fortes e reflexões que nos fazem suspirar durante a leitura. Se eu tivesse o hábito de grifar o livro, este estaria cheio de marcações. Conforme fui avançando na leitura, a sensação que tinha era de ouvir a voz de Tammy contando a história, porque tudo se parece muito com ela: o cenário, os personagens alto astral, o clima descontraído do livro.

Mas também tiveram pontos que me incomodaram. Em primeiro lugar foi a perfeição incrível da vida dos personagens e o uso meio excessivo de esteriótipos. Kira e sua família e amigos são todos lindos, ricos, bem resolvidos, como bons empregos e bons carros. Ninguém fica triste, ninguém tem problemas e quando os tem são resolvidos magicamente - parecidos com A Bailarina do Chico Buarque, ou com personagens de novela do Manoel Carlos.

Outra coisa, foi o uso excessivo de músicas. Toda hora tinha uma música tocando, quase sempre um sucesso pop internacional com a tradução no rodapé. As cenas de "amorzinho" também foram muitas. Por exemplo, no clímax da história, quando o grupo precisa tomar uma atitude urgente, ao invés de agir eles resolvem voltar para casa e deixar a decisão para o outro dia, aí vem uma sequência sem fim de namoro. Confesso que fiquei tentada a pular essas partes, queria saber logo o desfecho da aventura, e não as declarações de amor eterno de Kira e Felipe.

No final da história, como vocês já devem ter percebido, rola um mistério bem bacana que dá uma emoção nova história. Eu gostei bastante do novo rumo que o livro tomou, mas também achei que eles foram muito inconsequentes com relação a isso. Eles deveriam ter pedido ajuda ao invés de lançar numa aventura completamente desarmados e desprotegidos, afinal todos os personagens são adultos e ficou meio incoerente essa reação de adolescentes. Quase infartei lendo esse final.

Enfim, é um romance bem levinho, bem fofinho e muito alto astral. Não é nada que vai ter marcar para sempre e, se você já se livrou da adolescência, talvez se irrite com algumas coisas, mas não é um livro ruim. Recomendo para quem gosta de romances com uma pitada de humor e com direito a um “sustinho” no final.

A Autora

Tammy Luciano é atriz, jornalista e escritora. Adora chocolate, madrugada, natureza, cachorros, Frida Kahlo, amor de verdade, viajar e conhecer pessoas. Além de escrever, Tammy grava os vídeos do projeto Crônica Falada e viaja o Brasil todo para encontrar leitores em livrarias e Feiras. Escreveu os livros Fernanda Vogel na Passarela da Vida, Novela de Poemas, Sou Toda Errada, Garota Replay, Claro que Te amo, Sonhei que Amava Você e Escândalo!.

Avaliação (3/5)






B-jussssss! ♥
;-p



29 comentários:

  1. Oie.

    Eu não gostei desse livro da Tammy, sei lá essa coisa de vida perfeição me deixou bem frustrada e as meninas bem resolvidas com a lojas delas lá, achei meio ridículo, mas né? É ficção.

    Beijinhos, Helana ♥

    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
  2. Olá!


    A Tammy é uma linda mesmo! Tenho muita vontade de ler esse livro, eu ia comprá-lo na Bienal e ainda ia ter autógrafo dela, mas acabei não conseguindo por força maior, mas, tudo bem, ainda pretendo ler esse livro!


    resenhaeoutrascoisas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Aiiii a autora é realmente um amorzinho, e fiquei louca para ler esse livro, super encantador <3 preciso!!
    Beijos

    http://segredosliterarios-oficial.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi Nina, sou bem curiosa para ler os livros da autora, esse parece ser um romance leve e cativante, parece ser do jeito que eu gosto. Eu leria ele depois de uma leitura mais pesada, adorei.

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  5. Olá; eu já li um livro da autora e achei bem interessante, esse eu ainda não li, mas parece ter uma história interessante, ótima resenha.

    ResponderExcluir
  6. Olha eu acho que sou a única nesse planeta que ainda não leu nada da Tammy e preciso urgente ler os livros dela, porque quero ir na Bienal reencontra-la e dizer que li seus livros, porque andei meia lerda isso sim. Mas mesmo assim não tenho dúvidas que a leitura deve ser bastante prazerosa. Espero gostar de sua escrita e ler todos os livros que tenho dela aqui para depois levar os que faltam para autografar xD

    Amei a sua resenha sério. Eu acho que é um livro que estou precisando para o momento que estou precisando agora, porque estou querendo algo leve mesmo para poder descansar. Dar uma descontraida sabe? Espero que esse seja o livro certo.

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/10/reflexao-parte-1.html

    ResponderExcluir
  7. acho que o fato de ter muitas músicas não me incomodaria ao longo da leitura [desde que não fossem de artistas que detesto rsrs], mas com relação à 'perfeição estereotipada' iria me irritar, sim... no mais, não curto os livros da autora, nem de romance em si... não seria uma leitura que eu me empolgasse pra fazer...

    ResponderExcluir
  8. Oi Nina!
    Eu já tinha visto uma e outra coisa da Autora. Mas nada sobre os livros.
    Eu não sou do romance, como você sabe, mas até que esse parece ser legal. KKKK. Quem sabe eu leia.
    Pergunta: ele é muito água com açúcar? Me conte, kkkk.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    Eu já li um outro livro da autora e gostei bastante, mas confesso que fico receosa em relação a esse porque já vi muita gente "metendo o pau" nele rs.
    De qualquer forma, acho melhor lê-lo para tirar minhas conclusões, né?
    Ótima resenha!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  10. João Henrique Arantes31 de outubro de 2015 às 16:01

    ahshashhas, adorei a resenha sério, e muito mais esse livro de comedia romântica é muito bom <3

    ResponderExcluir
  11. Amanda Larissa Vieira31 de outubro de 2015 às 17:42

    Oi Nina. Eu não curto esse tipo de romance cheio de amorzinho, que atrapalha o andamento de um subplot mais interessante. Não leria não.

    ResponderExcluir
  12. Oi Nina, tudo bem?


    Eu amei esse livro, achei ele tão mágico, que não me incomodei dos personagens terem vidas perfeitas e tudo se resolvia magicamente. Achei o livro singelo, consegui realmente acreditar no amor da Kira e do Felipe e achei que o livro nos passa várias mensagens. Amo livros com playlist e não me incomodou nenhum pouco. Achei o mistério do final bem explorado e não achei que eles foram inconsequentes.


    Recentemente li "Escândalo" da autora e acho que se você procura personagens com problemas mais reais vai gostar mais desse.


    Beijinhos,


    Rafaella Lima

    ResponderExcluir
  13. confesso que comprei este livro e não consegui ler, mas é um daqueles que continuam na lista. Um dia quem sabe! estou lendo Escandalo!!! da autora e espero não me decepcionar. Beijos, Diana Medeiros
    Meu Vicio em Livros

    ResponderExcluir
  14. meu resenhista leu e gostou, já eu não consegui me sentir atraída pela história, me soa mais do mesmo sabe?

    ResponderExcluir
  15. Olá Nina, apesar de você ter gostado do livro pelos pontos negativos que você indicou percebi que não é uma leitura que vai me agradar, mas quem sabe outro livro da autora faça mais o meu estilo.

    http://meumundo-meuestilo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Oi, tudo bem ?

    Apesar de já ter passado por essa situação envolvendo sonhos e pessoas "desconhecidas", não me interessei muito pelo livro. Logo, não iniciei a leitura. Mas, apesar disso, consegui ver claramente os problemas que você citou. Gostei muito da resenha, foi sincera e direto ao ponto.

    Fernanda Oliveira | http://m3raki.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  17. Não consigo me interessar por romances, mas a tua resenha está ótima, gostei muito! :)

    ResponderExcluir
  18. Oi linda,

    Eu também sonho com pessoas que nunca vi e que acabam fazendo parte da minha vida algum tempo depois. Minha melhor amiga e namorado foram frutos de sonhos que tive quando entrei na faculdade há 4 anos atrás. É apenas um dom....e eu adoro!

    O livro deve ser bom, mas uma pintada da família Sinclair do livro Mentirosos.

    Amei sua resenha.

    Beijos!

    poesiaqueencantavida.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  19. Oi Nina :)

    Esse livro é uma das capas mas bonitas da minha estante e confesso que comprei sem nem ler a sinopse. Somente agora pude saber um pouco mais sobre o livro.

    Como você também já tiver sonhos com uma pessoa de depois conheci ela, o que foi muito louco hahahaha

    Adorei sua resenha sincera e cheia de opiniões suas sobre a história.

    Não gosto de estereótipos e vidas perfeitas, pois torna a leitura irreal.

    Vou tentar ler com a cabeça mais aberta e sem muita expectativa.

    Adorei.

    Abraço e Bons Livros,
    bibliotecadocoracao.blogspot.com.br ❤

    ResponderExcluir
  20. Oi, flor. Confesso que não tenho vontade de ler esse livro, mas gostei da sua resenha sincera. Notei que a autora tem um grande talento e vale a pena prestigiar sua escrita, mas ao mesmo tempo o livro peca em alguns excessos. Menina, você não sentiu medo de ver alguém com quem sonhou ao vivo?! Haha. Eeeeeu hein. Mas são mistérios que têm explicações sim. Só acho que me sentiria muito estranha se isso me acontecesse.

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  21. Nunca li nada da Tammy e confesso que não tenho muito interesse pela premissa desse livro, mas preciso dizer que essa capa é lindíssima.

    ResponderExcluir
  22. Nina, já li um livro da Tammy e gostei muito!
    Esse eu já não sei se iria gostar tanto porque gosto de músicas nos livros, mas tem que ser bem contextualizadas. E não gosto dessa coisa de uma hora muito amorzinho e no outro mistério.
    Não sei, talvez até desse uma chance.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  23. Costumo não gostar de livros muito melosos. Sobre a reação adolescente em personagens adultos, tive essa sensação quando li "Azar o seu" da Carol Sabar. Eu tinha vontade de sacudir a personagem principal e gritar: "Acorda pra vida mulher!" kkkkk


    http://caindonacultura.com

    ResponderExcluir
  24. Oi Nina!

    Comprei esse livro ano passado na pré venda, mas ainda não li. Li dois livros da Tammy e um eu gostei muito e outro não.

    Apesar de amar a autora, tem algumas características na escrita dela que não curto muito (e talvez por isso eu tenha tido um pouco de resistência com Garota Replay, a protagonista era uma chata e tinha aquela vida perfeita demais, sabe?).

    Tenho planos de ler esse livro nas férias, aproveitar para finalmente conhecer a história e ver se irei gostar ou não. Espero não me decepcionar!

    Beijos

    Coisas de Meninas

    ResponderExcluir
  25. Olá Nina!
    Eu adoro a Tammy mas infelizmente ainda nã tive a oportunidade de ler nada dela :/
    Porém.... comprei agora o novo livro dela e ele está aqui praticamente implorando para ser lido hahaha
    Adorei a sua resenha e a historia do livro, adoro esse tipo de romance e ja o quero.

    beijos
    Mayara
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
  26. Aparentemente a história é bem clichê...
    Não me interesso por livros assim, mas, quando pego não largo mais, aqueles amores de um dia hahaja.
    Não curti muito essa coisa de perfeição e tal... Talvez eu leiA.
    Parabéns pela resenha

    ResponderExcluir
  27. Olá!

    Aida não tive oportunidade de ler nada da autora, tenho um livro dela aqui que acredito que será minha próxima leitura rs'.

    Mas, gostei de saber mais sobre esse livro, imagina sonhar com uma pessoa e depois da de cara com ela, um estranho? eu ficaria maluca rs

    Adoro romances e então esse vai ser um prato cheio pra mim... espero poder ler em breve! Amei essa capa!

    beijos!

    http://lovesbooksandcupcakes.blogspot.com.br//

    ResponderExcluir
  28. Olá

    Eu já conheço o tralho da autora, li Claro que te amo! e goste, esse livro mesmo com suas ressalvas e tal, chamou minha atenção, achei a premissa interessante, é a primeira resenha que leio dele, vou procurar ele depois pra ler.

    Bjss

    ResponderExcluir
  29. AI Nina!!

    Lendo sua resenha a unica palavra que pensei que definiria o livro foi: PREGUIÇA! Tenho preguiça de pessoas de classe média alta que tem tudo de bom e de melhor e que os problemas se resolvem magicamente. Me diz onde que compra essa vida.... Então, não sei se leria o livro, mesmo querendo conhecer algo da Tammy... sei lá, fiquei com preguiça!

    Beijos

    LuMartinho | Face

    ResponderExcluir

Oi! Muito obrigada pela visita!
Deixe aqui seu comentário, vou adorar receber!
B-jussss! ♥
;-p