Delícia, Delícia - Donna Kauffman


KAUFFMANN, Donna. Delícia, Delícia. Tradução Ana Death Duarte. Rio de Janeiro: Editora Valentina, 2016. 296 páginas (Cupcake Club, v.01). Título original: Sugar hush. Skoob.

Sinopse
“Quando a extraordinária confeiteira Leilani Trusdale trocou a agitação de Nova York pela pacata e doce Ilha de Sugarberry, não esperava que seu passado a seguisse. Seu antigo chefe, Baxter Dunne, também conhecido como Chef Hot Cakes, o homem que ensinou a ela que o creme compensa, reaparece desejando filmar seu famoso programa de culinária. O problema é que ele escolheu filmar na Cakes by The Cup, a minúscula e aconchegante confeitaria de Leilani. Com seu olhar de brigadeiro de colher e aquele irresistível sotaque britânico -- que faz a moça babar e seu rosto corar como calda de cereja --, ele fez as fofocas de cozinha rolarem soltas.

Lani, lá no fundo, só deseja que algumas sejam deliciosamente verdadeiras... Os amigos estão convencidos de que o ex-chefe é o ingrediente que falta para a definitiva receita de felicidade dela. Porém, Baxter terá que botar a mão na massa se quiser tirar do forno um grande, verdadeiro, quentinho e saboroso amor. No Clube do Cupcake, cozinhar é apenas um detalhe. Entre altos papos e doces lambidas, amizades crescem como pão quentinho e a vida vai ficando, hummmm, mais saborosa. Mas quando é preciso decidir entre a vida que você sempre sonhou e o amor da sua vida, só as melhores amigas, as melhores receitas e uma caixa cheia de Red Velvets podem ajudar. É hora de praticar boloterapia!!!”

Nos últimos meses eu aprendi a gostar muito de programas de culinária, mas muito mesmo. Confesso que quando começou a virar febre nas emissoras de TV eu meio que torci o nariz porque imaginava que o tipo de prato que apresentavam era algo muito longe da minha realidade, mas quando me vi diante da fofurice do Junior Masterchef, virei refém de estilo e hoje acompanho quase todas as edições de todos os países possíveis, rsrs. Hoje já sei tudo sobre mirepoix, brunoise, chutney ou pâtisserie.

Agora só faltava eu me render aos livros que tem a culinária como temática e já vi vários assim por aí, só faltava escolher por onde começar. E o eleito foi Delícia, delícia, um romance que tem a pâtisserie como pano de fundo.

Leilani Trusdale, a Lani, é uma excelente confeiteira que foi chef executiva do badalado Gateau, em Nova York, mas que trocou tudo isso para abrir sua própria loja de cupcakes na cidadezinha de Sugarberry. E ela tem grandes motivos para abrir mão de toda a badalação, ela quer fugir de seu ex-chefe e amor platônico Baxter Dunne. Os dois se envolveram em um pequeno escândalo, mas como Baxter é um chef renomado, não foi afetado, mas Lani não conseguiu lidar com a pressão e preferiu sumir.

Em Sugarberry, Lani enfim encontra paz. Sua confeitaria é um sucesso, ela faz novos amigos e organiza o Clube do Cupcake, com suas vizinhas e amigas. Mas um ano depois, Baxter se materializa em sua porta disposto a gravar seu famoso programa de culinária na Cakes by the Cup. E agora ela vai ter que se esforçar muito para resistir à tentação.

Com esse enredo fica difícil não ser redundante e dizer o que livro é uma delícia! Tanto que foi praticamente devorado em dois dias! Lani é uma personagem muito interessante, bem resolvida, lutadora e talentosa, mas que perde o rumo toda vez que vê Baxter, a tensão entre os dois é tanta que a moça fica toda desconcertada, rsrs. Baxter também é um ótimo personagem, que parece ser muito esnobe e cheio de si, mas que no fundo é muito vulnerável em hesitante, principalmente em relação à Lani. Juntos ele formam um casal muito peculiar que tem a sorte de ser sua história narrada por Donna Kauffman, pois me surpreendi com o talento da autora que consegue nos prender até mesmo nas partes mais monótonas e repetitivas do livro.

Mas o que eu mais gostei do livro foi o Clube do Cupcake, achei a ideia incrível! Imagine só poder reunir suas amigas em uma cozinha e ficar fazendo doces e desabafando seus problemas? Esse clube conseguiu reunir mulheres de diferentes gerações que encontraram na cozinha consolo e alento e criaram um vínculo de amizade muito bonito. Aliás, as melhores partes do livro para mim eram quando Lani estava no cozinha.

Enfim, Delícia, delícia é um livro que fala de amizade e de sua importância para juntar o que foi quebrado. Mas fala também de amor quando nos conta do romance entre duas pessoas que se atraem, mas que não conseguem entregar seu coração. Mas não espere um livro surpreendente e cheio de reviravoltas porque não é isso que você vai encontrar pois se trata de uma história mais cotidiana e que entrega exatamente o que promete: um romance açucarado e uma leitura leve. Ah, e melhor, no final do livro ainda tem umas receitinhas de cupcakes para gente tentar bancar a Lani na cozinha.

A Autora

Autora best-seller do USA Today, Donna Kauffamn foi finalista do prêmio RITA e já recebeu resenha de seus livros nas mais diversas revistas, como a Entertainment Weekly e a Cosmopolitan. Atualmente, mora no adorável interior da Virgínia. Donna mantém sempre em estoque ovos, farinha, manteiga e tudo o mais relacionado com cupcakes para suas pesquisas de preparação desta série O Clube do Cupcake.
Quando ela não está coberta de açúcar ou agradecendo ao bombeiro local (de novo!), adora conversar com seus leitores. Você pode entrar em contato com ela através do donnakauffman.com.

Avaliação (4/5)






B-jusssssss! ♥
;-p

3 comentários:

  1. Oi, adorei a resenha e a premissa do livro e fiquei curiosa para conhecer as receitas e esse mundo culinário, e esse livro tem cara de chick lit e eu adoro esse tipo de livro e gostei muito de saber a sua opinião, pois já estava de olho nesse livro há algum tempo e sua resenha só instigou para conhecer a historia e a trajetória da Leilani. Amei a resenha.
    bjus

    ResponderExcluir
  2. Oi, Nina... A nova onda de livros interativos são os de receitas, né! Com uma premissa bem simples, mas cativante, ele conseguiu fugir um pouco do clichê de comédia romântica, o que é muito bom! Sou louca p ler e experimentar as receitas desses livros. E montar um clube onde comemos doce e desabafamos é o máximo! XD beijo!

    ResponderExcluir
  3. Oi!
    Essa é a primeira resenha que li desse livro, e gostei bastante.
    Não sou muito de romances, mas por esse ter a amizade como foco também, acho que eu gostaria da leitura. Ah, o tal clube do cupcake deve ser muito legal *-* há alguns dias inventei de fazer um bolo com uma amiga e foi divertidíssimo (e ficou uma DELÍCIA, DELÍCIA haha)

    Beijos,
    Kemmy - Duas Leitoras

    ResponderExcluir

Oi! Muito obrigada pela visita!
Deixe aqui seu comentário, vou adorar receber!
B-jussss! ♥
;-p