Como Agarrar uma Herdeira - Julia Quinn


QUINN, Julia. Como agarrar uma herdeira. Tradução Ana Rodrigues. São Paulo: Editora Arqueiro, 2017. 304 p. (Agentes da Coroa, v.1). Título original: To catch an heiress. Skoob.

Sinopse
“Quando Caroline Trent é sequestrada por engano por Blake Ravenscroft, não faz o menor esforço para se libertar das garras do agente perigosamente sedutor. Afinal, está mesmo querendo escapar do casamento forçado com um homem que só se interessa pela fortuna que ela herdou.
Blake a confundiu com a famosa espiã espanhola Carlotta De Leon, e Caroline não vai se preocupar em esclarecer nada até completar 21 anos, dali a seis semanas, quando passará a controlar a própria herança milionária. Enquanto isso, é muito mais conveniente ficar escondida ao lado desse sequestrador misterioso.
A missão de Blake era levar “Carlotta” à justiça, e não se apaixonar por ela. Depois de anos de intriga e espionagem a serviço da Coroa, o coração dele ficou frio e insensível, mas essa prisioneira se prova uma verdadeira tentação que o desarma completamente.”

Mesmo sendo fã de Romances de Época, admito que li bem pouco de Julia Quinn, o que é quase um sacrilégio já que ela é considerada a rainha do gênero. Eu até tenho muita vontade de ler mais dela, mas a série Os Bridgertons tem tantos livros que está difícil encontrar tempo para ela. Então, para me redimir, resolvi conhecer sua nova série lançada aqui no Brasil: Os Agentes da Coroa. E vocês não imaginam a minha surpresa ao perceber que o mote do livro não é o romance e sim o humor.

Caroline Trent é órfã e já passou pelas mãos de diversos tutores, e a maior parte deles estavam mais interessados em sua polpuda herança do que no bem estar da garota. Na maioria dos lares pelos quais passou, ela foi vítima de maus tratos e desmandos e por isso ela desenvolveu um forte senso de autodefesa e uma língua extremamente afiada. Agora, prestes a completar 21 anos, ela consegue vislumbrar a liberdade já que enfim poderá ter o controle de herança. Mas seu tutor não quer perder o dinheiro com tanta facilidade e pretende forçá-la a se casar com o seu filho. Encurralada, Caroline decide fugir. Mas, durante sua fuga, ela é confundida com uma perigosa contrabandista espanhola e sequestrada pelo Agente da Coroa britânica Blake Ravenscroft.

Blake trabalha como agente secreto da Coroa desde muito jovem e agora sente que é hora de parar. Além de estar cansado de ter uma vida dupla, ele também quer reconstruir sua vida depois que sua noiva, que também era agente, foi assassinada. Mas ele só pode parar depois que vingar a morte de Marabelle e por isso está determinado a colocar Carlota De Leon atrás das grades! O que ele não imaginava é que fosse sequestrar a garota errada.

Temos aí os elementos essenciais para se construir um romance de época fofo: uma mocinha impetuosa que precisa de ajuda e um mocinho com o coração partido que precisa reaprender a amar. Junte-se a isso a narrativa perfeita de Julia Quinn e uma pitada generosa de humor e pronto - fórmula totalmente infalível! Mas receio ter que dizer que não gostei tanto do livro quanto esperava e já explico o porquê.

"Caroline sentiu uma felicidade instantânea se espalhar por seu corpo, somo se seu coração reconhecesse que ela fizera algo muito bom ao provocar uma risada naquele homem. Precisava de Blake e do abrigo da casa dele, mas tinha a sensação de que ele talvez também precisasse só um pouquinho dela. Blake era uma alma ferida, muitos mais do que ela mesma."

A história começou muito bem e minha primeira impressão de Caroline foi boa. Ela é uma mulher forte e alegre, sem aquela atitude dissimulada das dama da época. Ela tem um hobby único que eu achei super interessante: mantém um caderno onde anota novas palavras e seu significado. Podemos encontrar essas palavras do vocabulário pessoal de Caroline Trent no início de cada capítulo. Blake, por outro lado, é o típico herói torturado que morre medo de amar porque ele se culpa pela morte da noiva, e por isso prometeu não se casar pois acredita que isso seria uma espécie de traição.

Caroline é uma personagem que tinha tudo para ser inesquecível. Com um passado sofrido, ela se esforça para sobreviver da melhor maneira e não perde a fé em um futuro melhor. Ela é uma dolorosa demonstração do quanto a mulher era pouco valorizada e respeitada até bem pouco tempo atrás. Entretanto, alguns elementos da sua personalidade são muito caricatos e me incomodaram demais como, por exemplo, sua mania de de falar demais quando não deve e provocar discussões nos momentos mais impróprios.

Entendi que o objetivo era fazer um livro engraçado e realmente acho que ressaltar o humor no enredo é uma ideia muito boa, o problema é que me pareceu que Julia Quinn errou na mão e deu uma exagerada desnecessária. Na tentativa de parecer engraçados, alguns diálogos ficaram truncados e muitas vezes sem sentido e o que deveria me fazer rir, acabou me irritando.

"Talvez estivesse na hora de parar de ser tão sério o tempo todo. Talvez já fosse hora de se permitir um pouco de alegria. Talvez..."

À medida que a história seguia, outros elementos iam me incomodando, como a maneira quase imediata com que Caroline se apaixona por Blake e a resistência dele em se entregar, criando um daqueles romances tipo: “eu-não-quero-mas-estou-apaixonado-e-não-posso-me-casar-com-você”. Entretanto, apesar da minha implicância com o casal protagonista, os personagens secundários são ótimos. James Sidwell, o marquês de Riverdale e melhor amigo de Blake foi quem trouxe um pouco de juízo para a história dos dois, e como ele é o protagonista de “Como se casar com um marquês”, eu já estou ansiosa para ler o segundo livro da série.

Mesmo não tendo gostado desse livro, não perdi a fé em Julia Quinn. Ela não seria considerada rainha se não tivesse uma grande obra, a acho que uma experiência ruim não pode manchar um trabalho inteiro. Ainda mais por ser um experiência particular minha pois vi muita gente que amou o livro.

Série Agentes da Coroa

  1. Como Agarrar uma Herdeira
  2. Como se Casar com um Marquês

A Autora

Julia Quinn começou a trabalhar em seu primeiro romance um mês depois de terminar a faculdade e nunca mais parou de escrever. Seus livros já atingiram a marca de 8 milhões de exemplares vendidos, sendo 3,5 milhões da série Os Bridgertons.

É formada pelas universidades Harvard e Radcliffe. Seus livros já entraram na lista de mais vendidos do The New York Times e foram traduzidos para 26 idiomas. Foi a autora mais jovem a entrar para o Romance Writers of America’s Hall of Fame, a Galeria da Fama dos Escritores Românticos dos Estados Unidos, e atualmente mora com a família no Noroeste Pacífico.

Avaliação (3/5)






B-jussssss! ♥
;-p

Nenhum comentário

Oi! Muito obrigada pela visita!
Deixe aqui seu comentário, vou adorar receber!
B-jussss! ♥
;-p