A Lógica Inexplicável da Minha Vida - Benjamin Alire Sáenz


SÁENZ, Benjamin Alire. A lógica inexplicável da minha vida. Tradução Fávia Souto Maior. São Paulo: Editora Seguinte, 2017. 448 páginas. Título original: The Inexplicable Logic of My Life. Skoob.

Sinopse
“Salvador levava uma vida tranquila e descomplicada ao lado de seu pai adotivo gay e de Sam, sua melhor amiga. Porém, o último ano do ensino médio vem acompanhado de mudanças sobre as quais o garoto não tem nenhum controle, como ímpetos de raiva que ele não costumava sentir. Além disso, Salvador tem que lidar com a iminente morte da avó, com uma tragédia repentina que acontece na vida de Sam e com o fato de seu pai estar se reaproximando de um ex-namorado. Em meio a esse turbilhão de sentimentos, que vão do luto ao amor e da amizade à solidão, Sal passa a questionar sua própria origem e identidade, e tenta encontrar alguma lógica para a sua vida - uma tarefa que parece quase impossível.”

A Lógica Inexplicável da Minha Vida traz a história de Salvador, ou Sal, ou Sally. Ele está começando seu último ano na escola e, como todo adolescente nessa fase, está passando por uma fase super delicada. Mas Sal tem alguns complicadores, ele perdeu a mãe quando bebê e foi adotado por Vicente, um poeta gay que vem de uma grande família mexicana. Até aí tudo bem já que o garoto é muito tranquilo e aceita as escolha do pai, os problemas começam quando, no primeiro dia de aula, um dos meninos da escola ofende seu pai e, sem pensar duas vezes, Sal dá um violento soco nele.

Até mesmo os meninos mais tranquilos brigam às vezes, o problema é que Sal não consegue se arrepender do que fez. Mesmo tendo sido criado recebendo ensinamentos de respeito e amor ao próximo, o ódio dele está sendo muito maior do que sua capacidade de entender o colega, e é esse sentimento que deixa o garoto sem chão porque ele começa a se questionar o quanto do seu jeito de ser é herança do seu pai adotivo e o quanto é definido pelo sangue.

“– As pessoas podem ser muito cruéis. Elas odeiam o que não conseguem entender.
– Mas, pai, elas não querem entender.
– Talvez não queiram. Mas temos que encontrar um jeito de nos disciplinar para que a crueldade deles não nos transforme em animais feridos. Somos melhores do que isso. Nunca ouviu a palavra civilizados?”

Eu adorei o livro! Adorei o fato de a história não ser sobre o amor romântico e sim sobre o amor fraterno e familiar. Gostei da maneira como Sáenz retratou a família e o que é determinante para que façamos parte de dela. As pessoas que considero da minha família só são importantes para mim por causa de laços de sangue ou tem algo mais que nos une? O que é mais importante na hora definir o seu caráter: os exemplos que recebeu a vida inteira ou a genética? Estes são temas polêmicos e delicados, que são abordados de uma maneira muito respeitosa e poética pelo autor.

O ponto alto do livro são os personagens, todos muito bem construídos e com diálogos muito críveis. Salvador me lembrou Charlie de As Vantagens de Ser Invisível, tímido, sensível e introspectivo, até mesmo meio solitário, apesar de ter os melhores amigos e família. Seus amigos também são ótimos, Sam e Fito têm famílias totalmente disfuncionais e sofrem muito com isso, e esse sofrimento permeia grande parte do livro.

Um outro tema que é muito forte no livro é o luto. Me surpreendeu o número de mortes na obra, o que não é muito comum em YAs. É interessante que o assunto seja tratado, o problema é que tantos óbitos em tão pouco tempo acabou tirando um pouco da veracidade da história.

O livro é muito fofo, com uma pegada mais reflexiva e filosófica, com certeza vai colocar muita gente para pensar. Confesso que tinha mais expectativas para ele, que esperava algo mais arrebatador, mas gostei e recomendo muito.

O Autor

Benjamin Alire Sáenz nasceu em 1954, no Novo México, Estados Unidos. Foi chefe do departamento de escrita criativa da Universidade do Texas em El Paso e hoje se dedica exclusivamente a escrever prosa e poesia para jovens e adultos. Seu primeiro livro de poemas, Calendar of Dust, ganhou o American Book Award em 1992. Em 2013, Aristóteles e Dante descobrem os segredos do Universo foi escolhido livro de honra do Michael L. Printz Award e recebeu o Stonewall Book Award, entre vários outros prêmios.

Avaliação (4/5)






B-jusssss! ♥
;-p

Nenhum comentário

Oi! Muito obrigada pela visita!
Deixe aqui seu comentário, vou adorar receber!
B-jussss! ♥
;-p