Anne Frank: A Biografia Ilustrada - Sid Jacobsen e Ernie Cólon


JACOBSEN, Sid; CÓLON, Ernie. Anne Frank: A Biografia Ilustrada. São Paulo: Companhia das Letras, 2017. 160 p. Título original: Anne Frank: the Anne Frank house authorized graphic biography. Skoob.

Sinopse
Com acesso total aos arquivos da Casa de Anne Frank, em Amsterdam, Sid Jacobson e Ernie Colón realizaram esta extraordinária graphic novel. A partir de intensa pesquisa e cuidadosa contextualização histórica, os autores reconstituem a vida de Annelies Marie Frank, do seu nascimento, em junho de 1929, até sua morte precoce, em março de 1945, de tifo, no campo de concentração de Bergen-Belsen. Em julho de 1942, Anne, seu pai, Otto, sua mãe, Edith, e sua irmã mais velha, Margot, passaram a viver em um esconderijo em um prédio de Amsterdam para escapar dos nazistas que ocupavam a Holanda durante a Segunda Guerra Mundial. Lá, escreveu a maior parte do diário que se tornaria, nas décadas seguintes, o mais célebre testemunho dos horrores do holocausto.

Como todo historiador, sou fascinada por Anne Frank: a garotinha que se escondeu dos nazistas no sótão de um prédio em Amsterdã e nos encantou ao descrever seus dilemas adolescentes em meio a um mundo que ruía. Anne se tornou um símbolo da resistência e seu diário e seu livro é um dos mais contundentes relatos sobre o holocausto, e por isso sempre indiquei sua leitura, especialmente para os alunos. 

Entretanto, as crianças sempre resistiam. Primeiro por causa da ideia absurda que eles têm de que ler é chato, e segundo pela preguiça infinita que só os adolescentes conseguem ter. E por isso esse livro é tão importante, porque ele traz um relato fiel da história de Anne Frank usando uma linguagem que atrai os jovens, a ilustração.

Com base em arquivos e documentos da Casa de Anne Frank em Amsterdã, os autores Sid Jacobson e Ernie Colón criaram a primeira biografia gráfica autorizada de Anne Frank. A obra está completa, cobrindo a vida dos pais de Anne, Edith e Otto; os primeiros anos de Anne em Frankfurt; o surgimento do nazismo; a imigração dos francos a Amsterdã; guerra e ocupação; Os anos de Anne no Anexo Secreto; traição e prisão; sua deportação e morte trágica em Bergen-Belsen; a sobrevivência do pai de Anne; e sua recuperação e publicação de seu espantoso diário.

O livro se tornou uma obra tão preciosa e tão fiel à história que é difícil colocar em palavras quão importante e bem feito é. Acredito que ele seja imprescindível para as bibliotecas escolares, pois é uma ótima introdução ao mundo de Anne Frank, e imagino que vá levar crianças e adolescentes a querer aprender mais sobre ela e as injustiças que aconteceram durante a Segunda Guerra Mundial.


Um outro ponto que me atraiu muito no livro, foi ver Anne e os demais por outros olhos que não fossem os da menina. Foi bom vê-la mais parecida com uma adolescente e sua interação com a família e colegas de esconderijo, uma experiência que já tinha vivido quando li O Outro Lado do Diário, livro escrito por Miep Gies, a jovem holandesa que ajudou a esconder a família Frank. 

Enfim, não há muito mais o que dizer já que todos conhecem bem o desfecho da história de Anne e sua família, infelizmente. Mas o livro consegue nos trazer um sopro de esperança e reacender a fé de que a humanidade ainda pode ser boa.

Os Autores

Sid Jacobson e Ernie Colón são norte-americanos, autores do best-seller em quadrinhos sobre os atentados do 11 de setembro, The 9/11 Report: A Graphic Adaptation (2006). Em 2009, em uma nova parceria, realizaram a biografia ilustrada de Ernesto Che Guevara, Che: A Graphic Biography.


Avaliação (5/5)







B-jusssss! ♥
;-p

9 comentários:

  1. Eu tô louca por esse livro, tenho uma coleção de livros de O Diário de Anne Frank <3

    www.ceuemversos.com.br

    ResponderExcluir
  2. Sou apaixonada nessa historia. meu primo tem essa ediçao e veio aqui em casa com ele e consegui me deliciar. Amei que o final mostra o depois que o livro foi publicado e fiquei pensando no pai dela, desse ter sido horrivel lembrar de tudo.
    Amei a resenha e as fotos estão lindas
    Bjs floooor

    www.cariocadointerior.com.br

    ResponderExcluir
  3. Um livro tão popular e ainda conseguem inovar fazendo com que morramos de vontade de ter mais uma edição na estante.
    O livro está lindo, quero muitão.

    Beijos
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Olá, tudo bem?

    Acredita que até hoje não li um livro se quer sobre a Anne Frank? Vou anotar essa dica, quem sabe não abre as portas para ter todos?

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Oie, tudo bem?!?! Apesar de ter o livro, essa edição ilustrada é muito linda e quero muito.
    A editora Nemo também tem uma edição em HQ lindíssima, que super recomendo.
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Oi!
    Ainda não li o livro em sua versão original, mas adoraria conhecer esse exemplar ilustrado. Pois sou apaixonada por todo tipo de ilustração. Anotei sua dica e quero conferir em breve.
    Beijo

    ResponderExcluir
  7. Oi, tudo bem? Eu tenho vários livros da Anne, mas não tenho nenhum ilustrado. A história dela é especial pra mim. E conheci na escola e depois tive mais envolvimentos ao longo dos anos. Achei essa edição bem bonita, adorei a resenha. Beijos

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    Eu sempre tive vontade de ler o livro da Anne, ma confesso que me batia uma preguiça. Agora que essa biografia ilustrada foi lançada me animou a ler o livro. Adorei essa ideia até mesmo para chamar a atenção dos adolescentes.
    Amei a sua resenha.
    Beijinhos!

    ResponderExcluir

Oi! Muito obrigada pela visita!
Deixe aqui seu comentário, vou adorar receber!
B-jussss! ♥
;-p