Fortaleza Impossível - Jason Rekulak


RELULAK, Jason. Fortaleza Impossível. Tradução Roberto Gray. São Paulo: Editora Arqueiro: 2017. 272 p. Título original: The impossible fortress. Skoob. Comprar.

Sinopse
Um trio de garotos esquisitos e uma nerd brilhante que esconde um grande segredo.
Um inesperado romance que nasce em meio a computadores e disquetes.
Um ousado e perigoso assalto para roubar a edição de maio de 1987 da revista Playboy, com imagens escandalosas de uma famosa apresentadora de TV.
Todos esses elementos se unem para compor Fortaleza Impossível, um romance que fará você rir, se emocionar e recordar a maravilhosa sensação de se apaixonar por algo – ou alguém – pela primeira vez.
***
Até maio de 1987, Billy Marvin – um garoto de 14 anos que mora numa pequena cidade em Nova Jersey – é definitivamente um nerd feliz.
Ele e seus amigos inseparáveis, Alf e Clark, passam as noites se empanturrando de biscoitos e milk-shakes diante da TV, assistindo a filmes e conversando sobre música, cinema e seriados. Com a mãe trabalhando no horário noturno e a casa toda para si, Billy vara a madrugada fazendo aquilo que mais ama: programando videogames em seu computador.
Mas então a Playboy publica as fotos escandalosas de Vanna White, a famosa apresentadora de TV por quem os três são fascinados. Como ainda não são maiores de idade para comprar a revista, eles planejam um ousado assalto para roubá-la. É quando Billy conhece a brilhante, enigmática e também nerd Mary Zelinsky, e tudo começa a mudar…
Durante muitos anos ouvi a mídia taxando os anos 80 como brega e de mau gosto. Tudo daquela época era considerado cafona: as pessoas, a moda, as músicas; e por isso era muito comum que esses elementos acabassem ridicularizados. Mas nos últimos anos as coisas mudaram um pouco, especialmente depois do sucesso de Stranger Things, Dark e do remake de It. Eu particularmente gosto muito dessa onda de nostalgia, porque eu estava lá nos anos 80 e vivi todas essas coisas, e, apesar de concordar que não éramos nada bonitos, foram anos muito felizes! E foi nessa onda de nostalgia dos anos 80 que Fortaleza Impossível chegou em minhas mãos.

Estamos no ano de 1987 e Billy Marvin está no auge dos seus 14 anos, e não é nada popular na escola. Ele tem dois amigos inseparáveis, Alf e Clark, e juntos eles formam um trio de nerds desengonçados e excluídos. Mesmo não namorando, eles são fissurados no sexo feminino e a grande musa deles é a apresentadora da Roda da Fortuna Vanna White. Então imaginem o quanto eles não surtaram ao saber que Vanna estava na capa da revista Playboy! Eles precisam ter essa revista, mas como são menores de idade não podem comprar. 

Eles começam a bolar planos mirabolantes para conseguir a revista, alguns bem ousados, outros bem engraçados, mas nenhum funciona, e é aí que eles conhecem um garoto mais velho que decide ajudar. Ele já trabalhou na banca e sugere que um dos meninos se aproxime de Mary Zelinsk, a filha do dono da banca, e a missão fica para Billy.

Billy se aproxima de Mary com o objetivo de conseguir a revista para os amigos, mas logo ele percebe que os dois compartilham da mesma paixão: a programação. Mary convida Billy para participar de um concurso de jogos digitais, em que o prêmio é um computador novinho! Enquanto se lançam elaboração do jogo Fortaleza Impossível, Billy percebe que Mary é uma garota incrível e vai ser ver dividido entre a nova amiga e os antigos.

Eu sabia que estava acontecendo algo extraordinário e, embora não soubesse que nome lhe dar, eu jamais deixaria que Alf ou Clark estragassem isso.

Eu gostei muito de ler esse livro! Primeiro por causa da narrativa super envolvente de Jason Rekulak, vocês não imaginam o quanto ele conseguiu me prender na história. Os personagens são muito reais e alguns são bem engraçados, gargalhei várias vezes lendo! Segundo por causa daquela nostalgia que falei no início da resenha. Em 1987 eu tinha 10 anos e vivi muito do que Billy descreve: os computadores, os jogos, a internet. Assoprei fita do Nintendo, aluguei vídeo cassete na locadora, usei o MS-DOS, entre tantas outras coisas e ler esse livro me deu uma saudade enorme da minha infância.

Por outro lado, eu não conseguia parar de pensar no quanto as crianças de hoje são diferentes das dos anos 80. Naquela época os meninos se matavam por uma Playboy e hoje ninguém nem liga mais para revista, eles têm acesso a coisas bem mais picantes no próprio celular, sem precisar criar planos mirabolantes para isso. Qualquer um tem acesso a jogos, e naquela época nós morríamos de inveja de quem tinha um Nintendo ou um Atari e juntava uma penca de moleques para jogar na casa do amiguinho rico, kkkkk.

Entretanto, tiveram algumas coisas que me incomodaram bastante durante a leitura. Os meninos fazem comentários extremamente preconceituosos e gordofóbicos, especialmente para Mary, e em nenhum momento eles parecem adquirir a noção do quanto estão errados. Sei que o bullying é bem recente e que naquela época nós achávamos essas brincadeiras até bem naturais, mas não há razão para se reforçar um mau exemplo né? Mas por outro lado eu achei interessante a oportunidade de observar o quanto melhoramos nesse quesito de lá para cá e perceber como é importante o combate ao bullying. Outro ponto que me incomodou foi o desfecho do livro, os meninos acabam fazendo uma escolha muito errada e em nenhum momento eles puderam se arrepender pelo que fizeram ou aprender com isso. O autor tirou um segredo da manga e tudo se resolveu quase magicamente.

Mas mesmo com essas questões, ainda posso dizer que minha experiência com o livro foi super positiva e não deixo que recomendar o livro. Ele é leve, divertido e, se você for um pouquinho mais velho como eu, vai te fazer sentir uma saudade enorme daquela época e, se você for da turma mais nova, vai ter a oportunidade de conhecer melhor a década de 80. Ah, e pesquisando eu descobri que a tal Playboy com a Vanna White na capa realmente existiu e ela está na mesma pose descrita no livro. E o autor também disponibilizou jogo Fortaleza Impossível desenvolvido por Billy e Mary e você pode conferir clicando aqui.

O Autor

Jason Rekulak nasceu e foi criado em Nova Jersey. É editor da Quirk Books, onde publica uma variedade de livros de ficção e de não ficção. Mora na Filadélfia com a mulher e os dois filhos. Este é seu primeiro romance. Para mais informações, acesse jasonrekulak.com.


Avaliação (4/5)




B-jussss! ♥
;-p


12 comentários:

  1. Oi!
    Eu gostei da proposta do livro. Vou deixar sua dica anotada aqui.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Oi Nina.

    Eu tenho vontade ler este livro por causa de uma resenha positiva. Também gostei da sua resenha, ainda mais porque informou que é um livro leve e divertido. Vou adicionar o livro na minha lista de desejados, para conhecer melhor a história.

    Bjos

    ResponderExcluir
  3. Oi Nina tudo bem? Não sou muito chegada a esse tipo de leitura, mas o enredo chamou minha atenção, não conhecia o livro e nem o autor, mas dica anotada. Parabéns pela resenha, bjs!

    ResponderExcluir
  4. Oi. Obrigado pela dica.
    A resenha está perfeita, clara e objetiva.

    ResponderExcluir
  5. Ei Bff,
    Esse livro tem uma carinha tão fofa, quando ele lançou fiquei na dúvida se ia curtir a história, apesar de ter jogado muito atari na minha infância, o enredo não me conquistou assim de cara, mas fico feliz que ele tenha dado certo com você e que a leitura tenha te prendido de forma tão positiva!!

    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Oi,
    Tenho esse livro na minha estante que ganhei de presente da minha filha e ainda não li, mas foi por falta de tempo. Sua resenha me deu ainda mais vontade de ler o livro. Parabéns pela resenha.
    Abrçs

    ResponderExcluir
  7. Oi, Nina! Ainda não tinha lido nenhuma resenha sobre esse livro e fiquei curiosa em ler ele depois da sua resenha!!!

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    Só por citar que o livro tem uma pegada nostálgica dos anos 80, já me deixa fascinada e curiosa.
    A resenhista Patricia leu esse livro para o blog e assim como em sua resenha, eu gostei muito da proposta e todo o clima que ele possui.
    Tenho ele em minha lista de desejados.
    Nizete
    cia do leitor

    ResponderExcluir
  9. Olá, tudo bem?
    A proposta do livro é bem interessante, gostaria muito de ver como o autor desenvolveu essa história.
    A sua resenha ficou bem completa, adorei!

    ResponderExcluir
  10. Oiiiiii!!! Amei a resenha, e como você falou sobre a diferença das crianças hoje em dia com antigamente, eu concordo com você. Hoje quando as crianças saem ela só querem ficar no celular e isso observei em um fim de semana com minha familia. Um lado as crianças brincando e outras brincando com tabletes, cada um com um hahaha. Acho triste, pois futuramente não vai ter lebranças e momentos para compartilhar e a cada dia isso vai se perdendo, e as de antigamente eram mais felizes e carregados de mementos do que hoje. E perece que o livro é muito bom, apesar dos seus pontos negativos, tenho vontade de ler e quem sabe um dia não aparece essa oportunidade né?

    Um beijo da Jhenny e parabens pela resenha.

    http://sussurrandosonhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Ola Nina lindona, estou com esse livro para leitura e adoro os anos 80, assim como você acredito que há uma grande diferença de como vivenciar os anos, como a tecnologia evoluiu e como vivem nossos jovens. Não vejo a hora de ler. beijos

    Joyce
    Livros Encantos

    ResponderExcluir
  12. Olá.

    Quero muito ler esse livro, pois me amarro em tramas que se passam no passado. Fico feliz em saber que a leitura foi tão cativante que tirou boas gargalhadas de você. Espero ler em breve e espero gostar também assim como você.

    Beijos

    ResponderExcluir

Oi! Muito obrigada pela visita!
Deixe aqui seu comentário, vou adorar receber!
B-jussss! ♥
;-p