Essa Luz Tão Brilhante - Estelle Laure


LAURE, Estelle. Essa Luz Tão Brilhante. Tradução Ana Ban. São Paulo: Editora Arqueiro, 2016. 208 p. Título Original: This raging light. Skoob. Comprar.

Sinopse

O pai dela surtou e foi internado. A mãe disse que ia viajar por uns dias e nunca mais voltou. Wren, sua irmãzinha, parece bem, mas já está tendo problemas na escola. Lucille tem só 17 anos, e todos os problemas do mundo. Se não conseguir arrumar um emprego para pagar as contas e fingir para os vizinhos que está tudo em ordem, pode perder a guarda da irmã. Sorte a dela ter Eden, uma amiga tão incrível que se dispõe a matar aulas para ajudá-la. Azar o dela se apaixonar perdidamente justo agora, e justo por Digby, o irmão gêmeo de Eden, que é lindo, ruivo... mas comprometido.
Essa luz tão brilhante é a história de uma garota que descobre uma grande força dentro de si enquanto aprende que a vida e o amor podem ser imprevisíveis, assustadores e maravilhosos – tudo junto e misturado.

Há uns dois meses atrás, a Arqueiro lançou Sonhos em Flor e quando vi a capa e a sinopse, me apaixonei e acabei solicitando. Mas distraída que sou, não percebi que o livro é uma espécie de continuação de Essa Luz Tão Brilhante. Quer dizer, não exatamente uma continuação, mas a uma história tem relação com a outra. E, mesmo sabendo que poderia perfeitamente ler um sem ler o outro, comprei o e-book de Essa Luz Tão Brilhante para ler antes, porque eu sou dessas que tem tique, não consigo ler fora de ordem, kkkkk. 

Lucille Bennet tem 17 e leva uma vida típica de adolescente, vai à escola e se diverte com a melhor amiga Eden. Mas um dia, seu pai tem um surto psicótico porque não consegue lidar com as responsabilidades de ter esposa e filhas e acaba internado em um hospital psiquiátrico. Sua mãe, magoada com as revelações do marido, resolve tirar “férias” para conseguir colocar os pensamentos em ordem. Seriam por apenas quatorze dias e ela prometeu voltar antes do início das aulas, mas enviou apenas uma carta à filha dizendo que não ainda não estava pronta para voltar e cem dólares para que as meninas consigam sobreviver. Parece piada né? 

Assim, Lucille se vê sozinha em casa e responsável por sua irmã Wren, de apenas de 9 anos. E um peso enorme se acomoda nas costas da garota, ela precisa encontrar um emprego para sustentar a casa, cuidar da irmã e voltar à escola, tudo isso sem que ninguém saiba que elas estão sozinhas, pois Lucille tem que o serviço social a separe da irmã.

A sorte é que ela pode contar com a ajuda de sua melhor amiga Eden e seu irmão gêmeo Digby, são eles que cuidam de Wren enquanto Lucille trabalha como garçonete em um restaurante e a apoiam em seu plano maluco de tentar fingir que está tudo bem. Além deles, a garota conta também com benfeitores misteriosos que entram na casa quando ninguém está para limpá-la e encher a despensa de alimentos.

Como se seus problemas ainda fosse poucos, Lucille precisa lidar com a paixonite que tem por Digby desde a infância. Não que ele não mereça, já que é um garoto encantador e está sempre por perto para ajudá-la, mas ele tem uma namorada de longa data e o casal já pensa em trocar alianças. A situação complicada que Lucille se encontra aproxima ainda mais os dois e Digby parece começar a vê-la com outros olhos, como ela vai se meter no relacionamento dele?

Explique qual é objeto de viver se você não estiver disposta a lutar pelas verdades do seu coração, a correr o risco de se machucar. Você precisa ter fúria.

Antes de começar a ler este livro, vi que ele dividiu opiniões: enquanto alguns amaram, outros detestaram; então eu li meio no escuro, ansiosa para tentar formar minha própria opinião. E eu fiquei no grupo dos que gostaram do livro, mas não amaram.

A narrativa é muito envolvente e fluída, dá para ler numa sentada. Os personagens são bons e eu gostei bastante deles. Lucille é uma menina forte que enfrenta problemas grandes demais para sua idade com muita resiliência. Li resenhas que diziam que ela era sem sal e que conformista, mas a mim pareceu que ela estava amortecida pela dor, que ela tentava se manter firme porque sabia que se desmoronasse não iria conseguir se levantar mais. 

Sabe quando as pessoas falam sobre o choro que às vezes parece um monte de ondas quebrando em cima delas? Eu nunca tinha entendido isso até agora, mas, quando a primeira onda me atinge parece que estou me segurando. Estou me segurando e lutando contra ela. Meus olhos se enchem d'água e não vou... não vou deixar as lágrimas vencerem. Mas ai elas vencem e eu me entrego.

Digby é amor de menino e foi fácil entender as razões da paixonite de Lucille por ele. Mas achei que ele passou a sentir uma atração por ela muito de repente, já que eles se conheciam da vida toda. Também achei meio cansativa a maneira como ela falava e pensava nele o tempo todo, é muita fixação! Além disso, a questão da traição me incomodou um pouco, no lugar de Lucille eu nunca iria sequer me insinuar para um cara comprometido. Mas isso acontece na vida real, porque não aconteceria na literatura? Mas quem manda no coração? Quem controla desejos e sentimentos? Por outro lado, é sempre bom respeitar o relacionamento da coleguinha, né?

Eden foi para mim a melhor personagem. Doce e companheira, ela estava sempre lá para ajudar Lucille em todos os seus perrengues. Amparou a amiga, ajudou a acobertar o sumiço da mãe, cuidou de Wren. E melhor, ela gosta de ler e está sempre citando algum livro. Queria muito uma amiga assim! Rsrsrs.

A verdade é que eu tinha me esquecido das sábias citações dela, da facilidade de Eden de ser passional e graciosa... Ela sabe que a vida é um travesseiro que está sobre o meu rosto, quase me sufocando. Mas a pessoa que está segurando o travesseiro, quem quer que seja, me deixa respirar só o suficiente para eu não morrer. E quase me esqueci de que, quando estou com Eden, ela arranca o travesseiro e consigo ver uma coisa diferente.

É um livro muito fofo e que eu gostei de ler, mas tem seus defeitos. E o principal deles é o final, que acontece do meio de uma cena bem importante. A sorte é que Sonhos em Flor já está aqui e posso emendar uma leitura na outra! E nele a protagonista é Eden e eu não vejo a hora de saber mais sobre ela.

Série Essa Luz Tão Brilhante



  • Essa Luz Tão Brilhante
  • Sonhos em Flor

A Autora

Estelle Laure é fã do escritor Kurt Vonnegut e acredita no amor, na magia e no poder de encarar verdades difíceis. Possui bacharelado em artes cênicas e mestrado em literatura para crianças e jovens adultos na Faculdade Vermont de Belas-Artes. Mora em Tao, no Novo México, com os dois filhos.


Avaliação (3/5)




B-jusssssss! 
;-p

11 comentários:

  1. Olá, tudo bem?

    Não conhecia essa obra, mas me encantei lendo sua resenha. Tem cada livro que a gente gosta só de ler pela resenha, esse é um desses. Dica mais do que anotada, espero em breve ler!

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Eu sempre amei essa capa mas nao fazia ideia do que o livro falava, caramba que história mais surreal, imagino só o sofrimento da personagem com toda essa pressão por conta do abandono. Adorei saber um pouquinho mais da história, me deixou super instigada.

    ResponderExcluir
  3. Oi Nina tudo bem? Eu estou curiosa sobre o desfecho da história, mesmo ela sendo repetitiva, eu adoro o enredo quando envolve amizade, ajuda mútua me fascina. Parabéns pela resenha, dica anotada, bjs!

    ResponderExcluir
  4. Oi Nina.

    Eu gostei muito da sua resenha e apesar do livro ser muito fofo, ter a narrativa envolvente e fluída com personagens bons, eu vou deixar para pegar outra dica na próxima visita ao blog. Essa história não despertou meu interesse.

    Bjos

    ResponderExcluir
  5. Olá, tudo bem? Gente sério que era uma série? Não imaginava haha lembro que quando foi lançado muita gente gostou, no entanto confesso que na época não tinha me chamado atenção. Ainda acho que seria uma leitura okay, no entanto sua resenha me deixou um pouco mais instigada. Adorei <3
    Beijos,
    http://diariasleituras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Fiquei sabendo dessa série e fiquei curiosa em ler. Por mais que não seja meu gênero favorito, fiquei genuinamente curiosa em como as coisas vão terminar para essa menina...
    Parabéns pela resenha e obrigado por compartilhar suas impressões.
    Dica anotada!

    Beijinhos

    #Ana Souza
    https://literakaos.wordpress.com

    ResponderExcluir
  7. Acho a capa desse livro uma delícia, amei ler a sua resenha e conhecer um pouco dele... Gosto de formar a minha opinião sobre o livro, principalmente quando vejo que ele divide opiniões!!!

    ResponderExcluir
  8. Oiii,

    Não te julgo, só depois de ler umas 4 resenhas de Sonhos em Flor foi que eu percebi que ele meio que era a continuação de outra história kkkk E se eu não tivesse visto isto ia lindaaa ler ele sem nem saber da existência do primeiro. Sua resenha é a primeira que eu leio sobre Essa Luz tão brilhante e fiquei tão curiosa para conhecer o que tem neste livro quanto fiquei para saber a história do segundo.

    Beijinhos...
    http://www.paraisoliterario.com/

    ResponderExcluir
  9. Oie, tudo bem?!?!
    Eu adorei essa história. Me apaixonei pela relação dela com a amigae como ela aprendeu e cresceu com as adversidades.
    Bjs

    ResponderExcluir
  10. Ainda não conhecia a série, parece desafiadora a vida da protagonista e com uma paixão (quase) impossível só piora a situação, não é muito a minha praia mas parece uma leitura interessante, vou anotar a dica

    ResponderExcluir
  11. Eu já tinha visto esse livro por aí e fiquei bem interessada em conhecer a leitura. Adorei sua resenha, você foi bem sincera em seu ponto de vista e eu gostei disso.

    ResponderExcluir

Oi! Muito obrigada pela visita!
Deixe aqui seu comentário, vou adorar receber!
B-jussss! ♥
;-p