Um de Nós Está Mentindo - Karen McManus


MCMANUS, Karen. Um de Nós Está Mentindo. Tradução André Gordirro. Rio de Janeiro: Editora Galera Record, 2018. 384 p. Título original: One of us is lying. Skoob. Comprar.

Sinopse

Cinco alunos entram em detenção na escola e apenas quatro saem com vida. Todos são suspeitos e cada um tem algo a esconder.
Numa tarde de segunda-feira, cinco estudantes do colégio Bayview entram na sala de detenção: Bronwyn, a gênia, comprometida a estudar em Yale, nunca quebra as regras.
Addy, a bela, a perfeita definição da princesa do baile de primavera.
Nate, o criminoso, já em liberdade condicional por tráfico de drogas.
Cooper, o atleta, astro do time de beisebol. 
E Simon, o pária, criador do mais famoso app de fofocas da escola.
Só que Simon não consegue ir embora. Antes do fim da detenção, ele está morto. E, de acordo com os investigadores, a sua morte não foi acidental. Na segunda, ele morreu. Mas na terça, planejava postar fofocas bem quentes sobre os companheiros de detenção. O que faz os quatro serem suspeitos do seu assassinato. Ou são eles as vítimas perfeitas de um assassino que continua à solta?
Todo mundo tem segredos, certo? O que realmente importa é até onde você iria para proteger os seus.

Quem tem um pouco mais de trinta anos deve ter visto muito O Clube dos Cinco na Sessão da Tarde. Eu assisti dezenas de vezes e nunca me canso de rever esse clássico que retrata tão bem a adolescência nos anos 80, principalmente porque ele mostra pessoas de tribos diferentes: a popular, o nerd, o atleta, a grunge e o “fora da lei”. Por outro lado, quem está na casa dos vinte anos deve ter amado Gossip Girl, uma série onde uma pessoa misteriosa intitulada “Garota do Blog” publicava os segredos da elite do colégio novo-iorquino. Ou então, se você for um pouco mais novo, deve ter acompanhado Pretty Little Lyars, série que retrata quatro amigas que se reúnem quando um chantagista ameaça contar seus segredos.

Agora imaginem um livro que reúne as características das três produções e teremos o enredo de Um de Nós Está Mentindo.

No livro, cinco adolescentes completamente diferentes ficam de detenção por portarem o celular em sala de aula, apesar dos cinco jurarem que não eram os donos dos aparelhos encontrados. Os estudantes são Bronwyn, a nerd que quer entrar em Yale; Addy, a popular rainha do baile; Cooper, o atleta; Nate, o traficante em liberdade condicional; e Simon, o criador de um aplicativo de fofocas que já vitimou a grande maioria dos alunos. Mas antes do fim da detenção, Simon morre por ingestão de uma alta dose de óleo de amendoim (ele era alérgico) e a polícia acredita que ele foi assassinado. E para piorar a situação, os policiais descobrem uma postagem programada para o dia seguinte à morte do garoto em que ele revelava segredos terríveis de seus colegas de detenção, fazendo com que os quatro se transformem nos maiores suspeitos do crime.

- Ela é uma princesa, e você, um atleta - responde ele, apontando o queixo para Bronwyn e depois para Nate. - Você é um crânio. E também um criminoso. Vocês todos são estereótipos ambulantes de filmes de adolescente.

O grande trunfo desse livro, além de ter no enredo três grandes referências da cultura adolescente, é a narrativa em primeira que se alterna entre os quatro jovens. Vamos acompanhando as investigações pela ótica dos suspeitos e isso nos faz sentir que nenhum deles é culpado porque conseguimos entendê-los. Além disso, o surgimento de um casal bem improvável faz com a gente queira que tudo dê muito certo para eles.

Os personagens são muito reais e, apesar da sinopse fazer parecer que cada um deles cabe em um determinado estereótipo, quando vemos mais de perto percebemos que não é tão simples. Toda nerd tem seu dia de loucura e toda patricinha é meio gata borralheira, nada é o que parece à primeira vista. Eu acho importante que o livro traga essa mensagem, de que ninguém precisa ser isto ou aquilo e que temos liberdade para sermos quem quisermos.

Mas, se você procura um livro de suspense ou um mistério difícil de desvendar, este livro livro não é para você, já que dá para perceber com muito facilidade quem é o verdadeiro culpado. Parece que a autora focou mais nos relacionamentos entre os quatro personagens e quis dar o final mais fácil para o assassinato de Simon. Isso me decepcionou um pouco, já que a publicidade sobre o livro me prometeu um grande mistério, mas não estragou a leitura, afinal eu amo um bom YA.

A Autora

Karen M. McManus é Bacharel em Língua Inglesa pela College of Holy Cross e Mestre em Jornalismo pela Universidade Northeastern. Quando não está trabalhando ou escrevendo em Cambridge, Massachusetts, McManus adora viajar com o filho. Um de Nós Está Mentindo é seu romance de estreia, que rapidamente alcançou os primeiros lugares da lista do New York Times.

Avaliação (5/5)




PS. O Quem Lê agora está no Bloglovin’, segue a gente por lá também!

B-jussssss!
;-p



12 comentários:

  1. Já tinha visto comentários sobre esse livro na blogosfera e não me interessei muito pela temática, mas mesmo assim adorei sua resenha e saber mais sobre esse livro. Bjs

    ResponderExcluir
  2. Eu estava muito empolgada com o livro até você dizer que é de fácil solução o assassinato. Poxa, sou fã de Christie e Doyle, adoro um mistério. Pena.

    Mas eu gosto muito do Clube dos Cinco, embora Gossip e PLL não tenha nem visto. Quando li a sinopse, automaticamente, pensei no filme. Haha

    Vou ver. Quem sabe esse livro não cai no meu colo?

    ResponderExcluir
  3. Oi Nina.

    Eu adoro O Clube dos Cinco e estou bem curiosa para ler este livro, principalmente depois de ler sua resenha e saber que os personagens são muito reais. Tudo indica que é um suspense que prende o leitor. Quero muito acompanhar as investigações dos suspeitos e descobrir o mistério. Gostei bastante da sua resenha e vou adicionar na minha lista para tentar adquirir ele logo para lê-lo.

    Bjos

    ResponderExcluir
  4. Eu adorava ver esse filme na Sessão da Tarde e desde que vi esse livro eu fiz a associação. Não sei porque não confio nesse Simon, não sei se é porque não li o livro, mas não tenho simpatia por essa vitima. É um livro que quero ler por curiosidade que eu espero gostar.

    Beijos.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Olá, tudo bem?

    Se eu falar que não assisti nenhuma das séries e nem o filme, você acredita? hahahaha. Não me interessei, por isso nem fui correr para assistir. Mas esse livro eu to com uma vontade monstruosa para ler! Não é meu gênero, mas pensa em livro que me atiçou a curiosidade. É esse. E eu preciso ler, tipo para ontem!

    Beijos

    ResponderExcluir
  6. OI BFF,
    Você acabou de acabar com as minhas expectativas hahahahahaha, adoro um bom mistério pra queimar meus miolos hahahah, mas também gosto dos mais levinhos de vez em quando. Adorei a resenha e amei as referências, não lembro muito bem do clube dos cinco, mas assisti as duas séries e confesso que gostei.

    Beijokas

    ResponderExcluir
  7. Olá Nina!
    Eu adorei a premissa desse livro, amo séries adolescentes e saber que esse livro é desse estilo só me fez querer mais ler ele. Amei a sua resenha e já anotei a dica para ler em breve.
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  8. Também aceitei o desafio e estou tentando ligar os pontos e descobrir quem está mentindo. Eu gostei da capa do livro. Parabéns pela resenha.

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    Estou extremamente interessada por este livro, faz muito meu gênero literário e foram antas resenhas positivas que não tem como correr dele, e sim pra ele. rsrs Adorei sua resenha, mais uma pra me incentivar.
    Nizete
    Cia do leitor

    ResponderExcluir
  10. Ola lindona já estou com esse livro para ler, estou muito curiosa, o mesmo vem recebendo muitos elogios a construção de todo enredo. Em breve saberei quem sairá sem vida. Adoro livros com esse suspense ainda mais narrados em primeira pessoa. beijos

    Joyce
    Livros Encantos

    ResponderExcluir
  11. Oiii, estou super curiosa para ler esse livro e adorei ler a sua resenha e saber que você curtiu faz toda a diferença!!! Beijão!

    ResponderExcluir
  12. Oie!!
    Estou muito curiosa para ler o livro é fiquei contente com o fato de você ter gostado do livro, apesar de você ter tido que o assassinato foi de fácil resolução!! Gostei muito também da capa. E eu só vejo gente elogiando o livro.
    Dica mais que anotada.
    Bjks!!

    ResponderExcluir

Oi! Muito obrigada pela visita!
Deixe aqui seu comentário, vou adorar receber!
B-jussss! ♥
;-p