O Tempo Desconjuntado - Philip K. Dick


DICK, Philip K. O Tempo Desconjuntado. Tradução Bráulio Tavares. Rio de Janeiro: Suma de Letras, 2018. 272 p. Título original: Time out of joint. Skoob. Comprar.

Sinopse

Com edição especial em capa dura e projeto gráfico arrojado, uma obra inédita de Philip K. Dick chega ao Brasil, trazendo um retrato único da construção do medo, da desconfiança e da própria realidade.
Ragle Gumm tem um trabalho bastante peculiar: ele sempre acerta a resposta para um concurso diário do jornal local. E quando ele não está consultando seus gráficos e tabelas para o trabalho, ele aproveita a vida tranquila em uma pequena cidade americana em 1959. Pelo menos, é isso que ele acha. 
Mas coisas estranhas começam a acontecer. Primeiro, Ragle encontra uma lista telefônica e todos os números parecem ter sido desconectados. Depois, uma revista sobre famosos traz na capa uma mulher belíssima que ele nunca tinha visto antes, Marilyn Monroe. E para piorar, objetos do dia a dia começam a desaparecer e são substituídos por pedaços de papel com palavras escritas, como “vaso de flores” e “barraca de refrigerante”. A única alternativa que Ragle encontra para descobrir o que está acontecendo é fugir da cidade e de todos esses acontecimentos bizarros, contudo, nem a fuga nem a descoberta serão tão fáceis quanto ele imaginava.

Olá!!!! Pensem numa pessoa surtada! Sim, essa sou eu! Nana Garces de volta aqui para mais uma resenha e hoje, nada mais, nada menos do que de Philip K. Dick! O cara do sci-fi! E como já viram no título, falaremos sobre O Tempo Desconjuntado e eu ainda estou surtada com esse livro...

Mas vou me acalmar aqui e falar sobre o que Philip traz nesse livro. O tempo desconjuntado conta a história de Ragle Gumm, um homem com cerca de 40 anos que vive com a irmã e o cunhado e tem uma rotina muito interessante. Todos os dias ele resolve um concurso do jornal da cidade, e todo os dias ele acerta, o que o fez ser muito conhecido e importante na cidade. 

Entretanto algumas coisas começam a incomodar Ragle, ele encontra uma lista telefônica com números que não existem mais, objetos e pessoas começam a desaparecer, deixando apenas um papel com a palavra no lugar (papéis que ele coleciona), ele não reconhece pessoas famosas, e essas coisas vão fazendo ele questionar a realidade em que vive. Com toda essa paranoia, Ragle se vê obrigado a fugir da pacata cidade que vive em busca de respostas, porém nada é tão simples e é tudo muito mais misterioso do que ele pode pensar.

Para um livro de leitura clássica, O Tempo Desconjutado tem uma leitura rápida e muito envolvente. Esse é um livro de ficção científica diferente do que normalmente pensamos sobre o tema, seu foco é no passado – a história se passa em 1959 –, e é muito sobre paranoia. Enquanto leitor, você entende os fundamentos da loucura do personagem principal, mas tudo o que você está lendo te faz questionar se a realidade é aquilo mesmo ou estamos sendo tão enganados quanto Ragle Gumm. 

Não vou contar spoilers aqui, até porque esse é aquele livro que as respostas só estão no último capítulo, mas o caminho até lá prende o leitor tão bem que não dá vontade de soltar o livro. 

Philip K. Dick escreve com a maestria que é reconhecido, as cenas não são enroladas, tudo é muito claro e genial. O desenrolar da história te faz enfrentar os medos e agonias que Ragle sente, e buscar explicações para o que vem acontecendo. E é tudo descrito com tamanha criatividade que em certos momentos você passa a questionar a sua própria realidade.

Todo o cenário político, as funções dos personagens, e os estímulos que cada personagem passa é tão próximo da nossa realidade e do que somos, que o apego a cada um deles se torna imediato, é incrível. Esse é o resumo da minha resenha: é uma obra prima!

Poucos livros na minha vida me causaram essa sensação de querer forçar que outras pessoas lessem, e esse é um deles. Não tem um ponto negativo que eu possa levantar, até mesmo os momentos mais longes da nossa realidade são bem recebidos. Sem falar que existem momentos cômicos em meio a tanto suspense, intrigas e paranoias. 

A edição da Suma está linda, capa dura, e com uma arte que você passa a entender lá pro meio do livro o porquê daquela capa. Além de ser um livro maravilho, é um livro colecionável.

Depois de babar desse jeito nem preciso dizer que é favorito de coração.

Espero que tenha convencido vocês a ler, porque vale muito a pena, se já leram, já sabem, deixem seu comentário  aqui embaixo e falem o que acharam da obra e se se interessaram em ler. 

Beijos e até a próxima! 


O Autor

Philip K. Dick nasceu nos Estados Unidos em 1928. É autor de mais de cem contos e de 36 romances, entre eles Valis, Ubik e O homem do castelo alto. Várias de suas obras foram adaptadas para o cinema, entre elas Androides sonham com ovelhas elétricas?, que inspirou o clássico filme Blade Runner.


Avaliação (5/5)




B-jussss! ♥
;-p

6 comentários:

  1. Eu quero muito ler esse livro e ele já está na minha pilha de próximas leituras. Eu adorei a sua resenha, você conseguiu me deixar ainda mais curiosa para ler logo!

    ResponderExcluir
  2. Olá, tudo bem?

    Não conhecia essa obra E a premissa e a capa são bem interessantes, mas não sei se conseguiria ler. Não é meu gênero favorito, vou anotar a dica, e o dia que sentir que posso ler algo desse estilo, vou começar por ele.

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Ah, eu já queria ler, agora estou louca pra fazer isso! Pena que meu exemplar está em BH e eu em SP, mas semana que vem estaremos juntos e ele vai passar na frente de tudo! Rs... adorei saber que se tornou favorito e adoro quando uma obra tem esses momentos cômicos no meio de todo o resto, parece que com eles fica mais fácil absorver tudo que o livro oferece.

    ResponderExcluir
  4. Oi Nana.

    Fiquei com muita vontade ler este livro, pois a capa de já conseguiu me conquistar e sua opinião está muito legal. Sua dica está anotada, pois estou adorando aventurar no gênero. Parabéns pela resenha.

    Bjos
    https://historiasexistemparaseremcontadas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Oiii,

    Sci fi não é muito a minha praia, mas adoro quando leio uma resenha e vejo o quanto alguém amou a leitura, achei a história interessante, a forma como ele abordou tb foi muito massa e a edição parece ser linda....

    ResponderExcluir
  6. Olá
    Não conhecia essa obra, mas infelizmente a premissa não me chamou muita atenção. Vou passar a dica hoje, mas a resenha está ótima.

    ResponderExcluir

Oi! Muito obrigada pela visita!
Deixe aqui seu comentário, vou adorar receber!
B-jussss! ♥
;-p