A Assombração da Casa da Colina - Shirley Jackson


JACKSON, Shirley. A Assombração da Casa da Colina. Tradução Débora Landsberg. Rio de Janeiro: Suma de Letras, 2018. 240 p. Título original: The haunting of hill house. Skoob. Comprar.

Sinopse

Considerada uma das melhores histórias de terror do século XX, a A Assombração da Casa da Colina promete calafrios aos seus leitores. Vista por mestres como Stephen King e Neil Gaiman como a rainha do terror, Shirley Jackson entrega um livro perturbador sobre a relação entre a loucura e o sobrenatural.
Sozinha no mundo, Eleanor fica encantada ao receber uma carta do dr. Montague convidando-a para passar um tempo na Casa da Colina, um local conhecido por suas manifestações fantasmagóricas. O mesmo convite é feito a Theodora, uma alma artística e “sensitiva”, e a Luke, o herdeiro da mansão.
Mas o que começa como uma exploração bem-humorada de um mito inocente se transforma em uma viagem para os piores pesadelos de seus moradores. Com o tempo, fica cada vez mais claro que a vida, e a sanidade, de todos está em risco.


Seguindo a meta de ler mais clássicos esse ano consegui incluir mais um na lista, por isso nossa próxima aventura é A Assombração da Casa da Colina, um livro bem antigo, de uma autora que só teve seu sucesso reconhecido depois de falecida, suas obras são admiradas pelo mundo todo além de terem sido inspirações para grandes autores como Stephen King.

Dr Montague está ansioso por iniciar sua pesquisa na Assombrosa Casa da Colina, uma mansão abandonada em um local esquecido por Deus que carrega seus mitos e suas lendas e é mau vista pela vizinhança, buscando aprofundar sua pesquisa e fazê-la a mais real possível, ele resolve convidar mais três hospedes, buscando pessoas que tenham tido em algum momento na vida, contato com o sobrenatural, e assim conheceremos Theodora e Eleonor. O terceiro hóspede é Luke que, apesar de comparecer a excursão, deixa claro que só está na casa como exigência da dona, já que ele é o seu herdeiro.

Após aceitar o convite, cada um por seu motivo pessoal, todos se encaminham para a casa em busca da tal aventura e de descobrir o que o renomado doutor tem em mente para essa estadia. E tudo poderia ser tranquilo, a casa apesar de não ser perfeita era confortável e na primeira noite tudo correu bem, mas aos poucos coisas estranhas vão acontecendo e já não dá mais para saber o que é real e o que é sobrenatural.

Cada personagem possui uma personalidade distinta. Eleanor, carente de corpo e alma, vive num limbo, depois de passar anos cuidando da mãe doente agora se vê morando no quartinho dos fundos da irmã sem nada de seu e, para ela, partir nessa aventura é uma grande passo de autonomia. Theodora, mulher estudiosa, forte e sedutora aceita o convite do Dr buscando se afastar da amiga com a qual acabou de brigar e Luke, trapaceiro e enrolador, é enviado para casa como forma de castigo e lição, sua tia espera que um dia ele se torne um bom homem.

Nenhum ser vivo consegue viver durante muito tempo sob condições de realidade absoluta, sem perder a sanidade.

A Assombração da Casa da Colina não é nem de longe parecido com os terrores que conhecemos hoje, fantasmas e bonecos assassinos não são encontrados aqui, então se você pretende se aventurar na leitura, a primeira dica é: abra-se a novos tipos de terror. O livro é delicado não só pela edição, mas pela preciosidade imposta em palavras, Shirley possui um estilo de narrativa glamourosa que transforma até os momentos mais enfadonhos em poema.

A escrita apesar de leve é bem confusa, característica do estilo terror psicológico, aqui o medo se torna o protagonista. Diálogos confusos podem ocorrer na narrativa, levando o leitor há uma espiral de momentos confusos, sem saber onde começa ou onde termina o diálogo imposto pelos personagens, e melhor ainda aonde começou.

O livro foi lançado inicialmente em 1959 e desde então vem sendo referência no mundo do terror, e não é para menos, quando uma autora consegue confundir o leitor ao ponto dele não saber o que é real e o que é fantasia, ela realmente fez por merecer. Shirley foi de suma importância no ramo do Terror, mostrando a capacidade da mulher de se adaptar e ser aquilo que deseja, afinal naquela época, escrever terror era considerada uma coisa para homens. Ganhadora de vários prêmios da literatura como o Edgar Award, Shirley é referência no gênero.

Já existem atualmente dois filmes baseados na obra literária: Desafio do Além (1963) e A casa amaldiçoada (1999). A Netflix está produzindo uma série baseada no livro, mas ainda sem data de lançamento.

Um livro de terror psicológico narrado em terceira pessoa, que leva o leitor ao êxtase e à confusão, com uma capa linda e uma edição digna de colecionador, a Suma nos banqueteia com esse exemplar que merece estar na estante dos apreciadores de um bom terror.

A Autora


Nasceu em São Francisco, Califórnia, em 1916, e faleceu em 1965. Uma das principais autoras americanas do século XX, influenciou escritores como Stephen King, Donna Tartt, Neil Gaiman e Richard Matheson. Sua obra é leitura obrigatória em diversas escolas dos Estados Unidos, e seu trabalho é aclamado pelo público e pela crítica.


Avaliação (5/5)




B-jusssss! ♥
;-p


9 comentários:

  1. Oi! Estou muito empolgada por saber que o terror e o medo deste livro consistem mais em serem psicológicos do que de fato alguma coisa sobrenatural e misteriosa. Vi uma adaptação deste livro, que na época eu não sabia ser baseado em um livro, e gostei muito, com Liam Neeson, meu coroa favorito, e gostei muito do suspense do filme, o que pode se concluir pela sua resenha, vem todo do livro. Não me lembro do fim do filme, o que é bom, pois quero muito saber como acaba essa história fantástica. Obrigada pela resenha!


    Bjoxx ~ www.stalker-literaria.com

    ResponderExcluir
  2. Eu preciso ler isso livro o quanto antes. E se possível nessa edição maravilhosa pq achei linda. Amo terror, suspense e saber que vários artistas que adoro a usaram de referência, faz com que me sinta culpada por ainda não ter lido.

    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir
  3. Olá.

    Estou aos poucos me aventurando em outros gêneros literários e confesso que esse livro me desperta um grande interesse. Gostei muito da sua resenha e não sabia dos filmes que eram baseados na obra. Já quero assistir e ler, socorro! hahaha

    Beijos,
    Blog PS Amo Leitura

    ResponderExcluir
  4. Eu sempre vejo esse livro,mas nunca tinha visto alguma resenha dele e confesso que me deu muita vontade de ler por adorar esse gênero.
    Assim que tiver a oportunidade lerei ele com certeza!

    ResponderExcluir
  5. Ma é nunca que eu aceito um convite pra passar uns dias numa casa com histórico "fantasmagórico" rss mas quanto a leitura de livros de terror, bem que estou precisando sendo um clássico, melhor ainda.

    Bjs,

    Jess
    www.revelandosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  6. Menina, mas esse livro já me fisgou só pela sinopse. Eu tenho tentado ler mais terror e esses psicológicos são os que mais gosto, principalmente porque mexem comigo. Acho que essa confusão na escrita é o que torna mais atrativo, pelo menos pra mim que curto ficar confusa com esse tipo de livro.
    Ainda não conhecia, mas já entrou para a lista dos desejados. Tenho certeza que também vou adorar!
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Oi Kelly.

    Sua resenha deixou minha curiosidade ainda maior pelo livro. Realmente quero abrir minha mente para novos tipos de terror, especialmente os psicológicos. Parabéns pela resenha e sua dica está anotada para tentar conquistar este livro logo.

    Bjos
    http://historiasexistemparaseremcontadas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Que foto mais linda! Adorei o cenário que você montou!
    Não conhecia o livro ainda, mas achei a proposta bem interessante. Não é o meu tipo de leitura favorito, mas com certeza daria uma chance à leitura. Vou deixar sua dica anotada!

    ResponderExcluir
  9. Eu não conhecia a autora ou o livro, mas falou que é influencia do meu amado Stephen já quero ler kkkk
    E amei A casa da Colina, não sabia que era baseada em um livro, aquele filme é maravilhoso.

    Eu amo livros de terror e thriller psicológicos, acho que é bom livros que mexem com nossas emoções. Ainda mais que você citou ali que o livro chega a te confundir sobre o que é real e o que não é, muito bom.

    thereviewbooks.com.br
    @thereviewbooks | #TheReviewBooks

    ResponderExcluir

Oi! Muito obrigada pela visita!
Deixe aqui seu comentário, vou adorar receber!
B-jussss! ♥
;-p