Os Números do Amor - Helen Hoang


HOANG, Helen. Os Números do Amor. Tradução Alexandre Boide. São Paulo: Editora Paralela, 2018. 280 p. (The Kiss Quotient, v.1). Título original: The kiss quotient. Skoob. Comprar.

Sinopse

Já passou da hora de Stella se casar e constituir família - pelo menos é isso que sua mãe acha. Mas se relacionar com o sexo oposto não é nada fácil para ela: talentosa e bem-sucedida, a econometrista é portadora de Asperger, um transtorno do espectro autista caracterizado por dificuldades nas relações sociais. Se para ela a análise de dados é uma tarefa simples, lidar com os embaraços que uma interação cara a cara podem trazer parece uma missão impossível. Diante desse impasse, Stella bola um plano bem inusitado: contratar um acompanhante para ensiná-la a ser uma boa namorada.
Enfrentando uma pilha cada vez maior de contas, Michael Phan usa seu charme e sua aparência para conseguir um dinheiro extra. O acompanhante de luxo tem uma regra que segue à risca: nada de clientes reincidentes. Mas ele se rende à tentação de quebrá-la quando Stella entra em sua vida com uma proposta nada convencional.
Quanto mais tempo passam juntos, mais Michael se encanta com a mente brilhante de Stella. E ela, pela primeira vez, vai se sentir impelida a sair de sua zona de conforto para descobrir a equação do amor.

Sabe aquele livro que você pega para ler sem nenhuma expectativa, só para descansar a cabeça? E de repente você se vê fisgado por uma leitura envolvente e uma história que trata de temas relevantes  com seriedade e leveza. Eu tive essa grata surpresa com Os Números do Amor, da Helen Hoang, e vocês nem imaginam o quanto estou adorando poder contar isso.

Stella Lane é uma mulher muito inteligente, bem sucedida e que trabalha com o que ama: números. Ela é econometrista, ou seja, “usa estatísticas e cálculo algébrico para modelar sistemas econômicos” e entender melhor o mercado consumidor. Mas o talento que ela tem com os números lhe falta nos relacionamentos; Stella tem Asperger, um transtorno do espectro autista que faz com ela tenha dificuldades para interagir com as pessoas. Ela até já teve alguns encontros - na verdade, três - mas todos foram um desastre!

Um dia, sua mãe anuncia que espera que ela se case e lhe dê netos, e Stella decide que é hora de encarar a situação de maneira mais objetiva. Sua dificuldade com relacionamentos pode ser falta de prática, portanto, se ela treinar bastante pode se acostumar a se relacionar com o sexo oposto. Assim, ela decide contratar um acompanhante para ensiná-la a ser boa na cama.

Ela tinha uma síndrome, mas a síndrome não era aquilo que a definia. Ela era Stella.  Um indivíduo único.


Michael Phan aprendeu cedo a se virar. Ele ainda era uma criança quando o pai foi embora e deixou a família afundada em dívidas, desde então ele assumiu o cargo de homem da casa e passou a cuidar da mãe e das irmãs trabalhando na lavanderia da família. Quando a mãe descobre o câncer, ele acaba tendo que trabalhar como acompanhante para ajudar a pagar o tratamento. Mas ele tem duas regras: só atende às sextas-feiras e nunca repete uma cliente - até conhecer Stella. Ela propõe que eles passem algumas semanas juntos, para que ele a ensine a se relacionar com os homens e Michael não consegue dizer não. Primeiro porque precisa do dinheiro para ajudar a mãe, e segundo porque não sabe como resistir a atração que sente por Stella.

Os Números de Amor é uma releitura de um dos meus filmes preferidos da vida: Uma Linda Mulher. Com os gêneros invertidos, o enredo mostra uma mulher bem-sucedida encontrando o amor ao lado de um garoto de programa. Mas Helen Hoang acrescentou detalhes que fazem do livro uma bandeira pelo respeito, inclusão e representatividade. A começar por uma mocinha autista empoderada e bem resolvida com suas limitações. São pouquíssimas as obras em que temos personagens de espectro autista que não são caricatos ou clichês, e esse livro rompe com todas as imagens pré-concebidas que alguém possa ter sobre o assunto ao não romantizar as dificuldades de Stella e nem fingir que elas não existem.

Mas no quesito representatividade o livro ainda vai além ao trazer um mocinho incrível com descendência asiática (especificamente vietnamita). Michael é doce, carinhoso, honesto e lindo, o que deixa impossível a tarefa de não se apaixonar por ele. Ainda mais quando fica claro as razões que o levaram a ser um garoto de programa e o desejo dele em mudar de vida e ajudar sua família. Falando em família, a dele é enorme e cheia de problemas mas muito divertida e repleta de amor, e isso rende cenas muito fofas.

Seus instintos imploravam para que abrisse o jogo e contasse a verdade. Apesar de não saber a verdadeira extensão do problema, Michael já conhecia algumas de suas dificuldades: hipersensibilidade a cheiros, ruídos e toques; obsessão pelo trabalho; necessidade de estabelecer rotinas; a falta de traquejo social. O que não sabia era que havia rótulos para aquilo, diagnósticos médicos.

Aliás o livro é cheio de cenas fofas, românticas, sensuais e engraçadas. E apesar de tudo começar com Stella contratando Michael para resolver suas dificuldades, o tema central é como os dois vão se apaixonando lentamente, quase sem perceber, e como vão lidar com esse sentimento depois. E para terminar essa resenha com mais um boa notícia, Os Números do Amor é o primeiro livro da série The Kiss Quotient. O segundo livro, The Bride Test, será lançado em 2019 e conta a história de Khai, primo de Michael que também é autista.

Enfim, eu não consigo encontrar outra palavra para descrever esse livro que não seja Fantástico!!!! ! Um romance leve, delicioso, envolvente, sensual na medida certa e que ao mesmo tempo trata de temas relevantes com muita delicadeza e respeito. Aliás, a história nasceu da própria experiência da autora, que também tem Asperger e por isso escreve com tanta autoridade. 

A Autora

Helen Hoang leu seu primeiro romance na oitava série e, desde então, eles se tornaram um vício. Em 2010 foi diagnosticada com síndrome de Asperger, que serviu de inspiração para Os números do amor. Atualmente vive em San Diego, Califórnia, com o marido, dois filhos e um peixe de estimação.


Avaliação (5/5) 




B-jusssss! 
;-p

Nenhum comentário

Oi! Muito obrigada pela visita!
Deixe aqui seu comentário, vou adorar receber!
B-jussss! ♥
;-p