A causa secreta e outros contos de horror - Machado de Assis e outros.


ASSIS, Machado. et al. A Causa Secreta e Outros Contos de Horror. São Paulo: Companhia das Letras, Selo Boa Companhia, 2013. 152 p. Skoob. Comprar.

Sinopse

Seis mestres do suspense, entre eles, Edgar Allan Poe, Bram Stoker e Stevenson, estão reunidos nesta seleção de contos de horror, recheados de vingança, crueldade e morte.

Os seis autores aqui reunidos representam o que há de mais importante na literatura dedicada ao gênero horror. Do precursor Edgar Allan Poe, que apresenta a atmosfera aristocrática das abadias do príncipe Próspero, personagem do conto “A máscara da morte rubra”, passando pela crueldade psicológica de Fortunato, de “A causa secreta”, de Machado de Assis, ou a morte surpreendente de Elias, um cientificista que sofre a vingança de um bicho no conto “A selvagem”, do irlandês Bram Stoker, autor da mais famosa história de vampiro na literatura, Drácula (1897). E ainda “A mão”, do francês Guy de Maupassant, “O rapa-carniça”, de Robert Louis Stevenson e “O cirurgião de Gaster Fell”, do também escocês Arthur Conan Doyle. Todas as histórias aproximam o leitor do obscuro e do indizível que muitas vezes só a literatura consegue traduzir.

Olá!! Nana Garces aqui para uma resenha cheia de horror! E não é qualquer horror não, aqui temos contos escritos pelos maiores escritores de sua época: desde Machado de Assis até Arthur Conan Doyle.

A causa secreta e outros contos de horror apresenta em suas 152 páginas os seguintes contos: A máscara da Morte Rubra de Edgar Allan Poe, A causa secreta de Machado de Assis, A selvagem de Bram Stoker, A mão de Guy de Maupassant, O rapa-carniça de Robert Louis Stevenson e O cirurgião de Gaster Fell.

Cada conto mostra muito de seus autores e quem já leu outros contos ou livros deles, consegue reconhecer facilmente detalhes de sua própria literatura, como a forma poética com a qual Poe descrevia suas cenas de horror, ou como Doyle torna sua trama a cada novo parágrafo mais inteligente e perspicaz. O único autor que felizmente conheci nesse livro e já cai de amores por sua forma doentia de falar sobre o horror, foi Guy de Maupassant, e ele fez isso num texto rápido e sagaz, sem muitas explicações porque é assim que o horror funciona.

O tema que permeia todos os contos nesse curto livro é a morte, independente de onde ela aparece, esses contos prendem o leitor e fazem com que se queira saber mais. São contos fascinantes, e vão muito além do horror, eles tem o poder de aguçar a curiosidade do leitor com mistérios macabros.

Algo muito obvio por se tratar de autores antigos é a profundidade das palavras e da forma com que alguns autores descrevem a cena, alguns deixam o conto tão rabuscado que uma história de poucas paginas pode se estender mais do que se imagina. E, na verdade, isso não é algo ruim, mostra o cuidado com que os tradutores fizeram seu trabalho, cuidando para que o texto original chegasse a nós, leitores.

Em termos gerais, esse curto livro, cheio de horror e mistério é aquela pegada perfeita pra quem quer mergulhar em um livro profundamente. Não é para qualquer leitor, por ser muito especifico, mas para quem adora o tema, como eu, digo que leiam, não há erro quando temos nomes tão fortes como Machado de Assis, Robert Louis Stevenson (autor de O médico e o mostro) ou Bram Stoker (O Drácula).

Sobre o livro: a capa é uma graça e o gato em vermelho é explicado em um dos contos. É um livro leve e bem fácil de carregar de um lado pro outro (especialmente se você for como eu, e vive de ônibus). As letras são bem espaçadas e as folhas são amareladas, tudo ali facilita para a leitura mais densa que esse livro traz com ele. A Boa Companhia está de parabéns pelo trabalho feito nesse pequeno livro. 

É isso aí! Dica dada e espero que anotem aí! Beijos e até a próxima!

Avaliação (5/5)

Nenhum comentário

Oi! Muito obrigada pela visita!
Deixe aqui seu comentário, vou adorar receber!
B-jussss! ♥
;-p