Doação de Medula Óssea


Oi Gente!!!
Essa semana aconteceu em minha cidade uma campanha para estimular as pessoas a se cadastrarem como doadores de medula óssea. Tem um rapaz aqui da cidade com leucemia e, infelizmente, na família dele ninguém é compatível. Então, começaram as mobilizações para tentarem encontrar um doador nos registros de doadores voluntários. Ontem e hoje, o Hospital do Câncer de Barretos montou um local no praça do centro da cidade para receber cadastros de pessoas dispostas a doar e coletar o sangue para fazer o teste de compatibilidade.
Hoje fui lá e me cadastrei, foi uma sensação muito boa. Há muito tempo tenho vontade de me cadastrar, mas moro no meio do nada e o hemocentro mais próximo fica a quase 150 km daqui. Isso desestimula um pouco. Mas sabe o que realmente me impressionou? O quanto as pessoas são desinformadas sobre o assunto. Vi muita gente dizendo que não ia doar, por medo de sentir dores ou pq estava com isso ou aquilo. Gente instruída, professores inclusive, que demonstraram não ter a menor noção sobre o assunto.
Por isso decidi fazer esse post, para esclarecer alguns pontos sobre a doação de medula. Quem sabe não consigo estimular pessoas a se cadastrarem e a salvarem vidas?

1- O que é medula óssea?
É um tecido líquido-gelatinoso que ocupa o interior dos ossos, sendo conhecida popularmente por 'tutano'. Na medula óssea são produzidos os componentes do sangue: as hemácias (glóbulos vermelhos), os leucócitos (glóbulos brancos) e as plaquetas. As hemácias transportam o oxigênio dos pulmões para as células de todo o nosso organismo e o gás carbônico das células para os pulmões, a fim de ser expirado. Os leucócitos são os agentes mais importantes do sistema de defesa do nosso organismo e nos defendem das infecções. As plaquetas compõem o sistema de coagulação do sangue.

2- O que é transplante de medula óssea?
É um tipo de tratamento proposto para algumas doenças que afetam as células do sangue, como leucemia e linfoma. Consiste na substituição de uma medula óssea doente, ou deficitária, por células normais de medula óssea, com o objetivo de reconstituição de uma nova medula saudável. O transplante pode ser autogênico, quando a medula vem do próprio paciente. No transplante alogênico a medula vem de um doador. O transplante também pode ser feito a partir de células precursoras de medula óssea, obtidas do sangue circulante de um doador ou do sangue de cordão umbilical.

3- Quem pode doar?
Qualquer pessoa que tenha entre 18 e 59 anos, e que esteja em bom estado geral de saúde. A única restrição é para quem fez tratamento de radioterapia ou quimioterapia, ou ser HIV positivo. Quer dizer, se vc tem anemia, diabetes, coleterol, etc, não tem problema. Pode porcurar o homecentro mais próximo e cadastrar normalmente.
Será retirada por sua veia uma pequena quantidade de sangue (5ml) e preenchida uma ficha com informações pessoais. Seu sangue será tipificado por exame de histocompatibilidade (HLA), que é um teste de laboratório para identificar suas características genéticas que podem influenciar no transplante. Seu tipo de HLA será incluído no cadastro. Seus dados serão cruzados com os dos pacientes que precisam de transplante de medula óssea constantemente. Se você for compatível com algum paciente, outros exames de sangue serão necessários.
Se a compatibilidade for confirmada, você será consultado para confirmar que deseja realizar a doação. 

4- Como é o transplante para o doador?
Antes da doação, o doador faz um rigoroso exame clínico incluindo exames complementares para confirmar o seu bom estado de saúde. Não há exigência quanto à mudança de hábitos de vida, trabalho ou alimentação. A doação é feita em centro cirúrgico, sob anestesia, e tem duração de aproximadamente duas horas. São realizadas múltiplas punções, com agulhas, nos ossos posteriores da bacia e é aspirada a medula. Retira-se um volume de medula do doador de, no máximo, 15%. Esta retirada não causa qualquer comprometimento à saúde.

5- Quais os riscos para o doador?
Os riscos são poucos e relacionados a um procedimento que necessita de anestesia, sendo retirada do doador a quantidade de medula óssea necessária (menos de 15%). Dentro de poucas semanas, a medula óssea do doador estará inteiramente recuperada. Uma avaliação pré-operatória detalhada verifica as condições clínicas e cardiovasculares do doador visando a orientar a equipe anestésica envolvida no procedimento operatório.

6- Onde vc pode se cadastrar?
É possivel se cadastrar como doador voluntário de medula óssea nos HEMOCENTROS DO ESTADO.

Bom gente, espero ter esclarecido qualquer dúvida que vcs tivessem a respeito da doação de medula óssea. Para mais informações é só acessar o site do INCA.
E lembrem-se, para quem doa o processo significa um incômodo moderado, de alguns dias. Mas para quem recebe, significa vida! Não deixem que medos ou mitos atrapalhem vc na hora de ajudar alguém.

B-jusssssssssss!!!! ♥
;-p


4 comentários:

  1. Olá Nina adorei demais suas explicações sobre a doação de medula ossea, até pouco tempo atrás eu conheci um senhor no orkut q estava fazendo uma campanha, para sua filha q precisa ( ainda) do transplante, apartir dae comecei a procurar informações sobre doação cheguei até a postar um link no perfil do meu orkut, para estimular as pessoas a fazer essa doação, mas o preconceito com o " que acontecerá comigo no pós,ainda é grande " Geralmente as pessoas nao pensam na necessidade alheia, e ignoram q é uma doação simples e facil de se fazer, hoje pocurando mais informações achei o seu blog! Parabens ficou muito esclarecedor mais do que qualquer outro que eu ja tenha lido! adorei demais!!! que Deus abençoe a você e sua familia, hoje antes das 2 hrs. estou indo fazer minha retirada de sangue, moro na Ba,e quem precisa da doação em Belem,mesmo com a distância eu ficaria feliz de ser uma possivel doadora!
    beijoss!! visitarei aqui sempre!
    Dane Barros

    ResponderExcluir
  2. Oi Dani!
    O Pronto.Falei! fica honrado em saber que pode ajudar alguém. Se precisar de mais divulgação, pode contar que vou continuar com a campanha.
    Espero que sua amiga encontre logo um doador!

    B-jusssssss!!! ♥

    ResponderExcluir
  3. E uma pena que soro positivo nao pode doar nenhum tipo de orgao!tenho uma pergunta: se o virus so permanece vivo em sangue vivo;sei que esse virus e muito fragiu, como depois de ser retirado o orgao o virus permanece vivo se esta fora sem vida sem movimento.....?????

    ResponderExcluir
  4. Oi meu nome e sandra sou de campos do jordão e participei da ultima coleta de sangue como voluntaria aqui em campos do jordão e foi colhido meu sangue mas nem me mandaram oresultado pra saber se sou doadora ou não queria sabe, gostaria de saber se posso ajudar salvar uma vida aguardo resposta, meu email e sandraapd@hotmail.com um grande abraçoooooooooo

    ResponderExcluir

Oi! Muito obrigada pela visita!
Deixe aqui seu comentário, vou adorar receber!
B-jussss! ♥
;-p