Como fazer seus filhos gostarem de ler?


Hey peeps!
Todo mundo sabe que estou louca para me lançar numa nova aventura: ser mãe! Tenho sonhado (delirando seria a palavra certa) com isso, e me preparado muito.
E tem algo que sempre me preocupa, como fazer com que meus filhos gostem de ler? Percebo em meu alunos que é cada vez menor o interesse dos jovens pela leitura, eles acham chato, monótono e geralmente não têm a capacidade imaginativa de se transportar para dentro do livro e realmente viver as emoções da história. Com eles tudo é muito imediatista, tudo é pra ontem, rápido. Não dá tempo para parar e ler.
E não quero que meus filhos sejam assim, eu realmente quero que eles tenham a capacidade de se desprender do real, esquecer seus problemas e mergulhar de cabeça na leitura de bons livros.

Então eu fiz um rápida pesquisa de dicas que todo pai pode usar para estimular seus filhos a lerem:

1- Leia!!!
Dê o exemplo e leia vc também. É comprovado que crianças aprendem pelo exemplo e será mais fácil convencer seu pimpolho a ler se ele estiver vendo vc ler. É bom  para você e excelente para seu filho.

2- Livros à mão!!!
Livros têm de serem vividos, usados e estar sempre acessíveis às crianças. Não podem parecer um objeto sagrado, escondidos na estante.



3- Hora da Leitura!!!
Reserve um horário para a leitura (20 minutinhos são suficientes) e faça com que essa seja uma hora agradável para a criança. Aconchegue-se com seu filho, leia para ele, mostrando as palavras. Quando ele crescer, ajude-o na leitura.

4- Leve-o aos santuários!!!
Frequente com ele livrarias e bibliotecas. Dê livros, gibis ou revistas de presente.

5- Fale!!!
Comente o livro com ele, incentive-o a falar da história e contá-la para outras pessoas.



6- Envolva!!!
Envolva outras crianças na leitura, assim a pequeno não se sentirá diferente. Empreste livros para seus amiguinhos, estimule trocas e conversas.

7- Seja divertido!!!
É muito importante que a leitura não seja uma obrigação para a criança, que ela goste e se divirta com a história. Não faça pressão, não obrigue, mas também não espere que ele apreça na sua frente com um exemplar de D. Quixote nas mãos para começar a falar de livros.



Bom, peeps, por enquanto é isso. Foi tudo o que consegui pescar, e que achei relevante, nas minhas pesquisas por aí. Espero que gostem...

B-jussssssssss!!!
;-p

3 comentários:

  1. Oi Nina!! Mtuuu fofo seu blog!! gostei rs!!
    bjos

    ResponderExcluir
  2. Oi,Nina ! ^_^
    Que blog lindo vc tem, parabéns!

    Menina, sobre essa postagem em especial... foi muito instrutiva para mim! (* Além de ser um colírio para os olhos, Claro!)

    Sou mãe de um garotinho de quase dois anos, eestou fazendo de tudo o que posso para introduzi-lo saudavelmete no mundo literário...
    por enquanto ele gosta de livrinhos de animais, e muita cor, mas já andei de olho em alguns livros, como a série como treinar seu dragão, para daqui uns anos... kkkkkkkkkk
    #coisa de mãe!

    Massuas dicas foramm muito pertinentes, e esse post muito bom, digno de futura consulta, parabéns!

    Bjus...

    ResponderExcluir
  3. E verdade,o incentivo e o primeiro passo.
    Leio para o meu pequeno desde,quando ele ainda estava em meu ventre.
    Hoje ele tem 9 anos, ele ainda curti,quando eu leio para ele.
    Mas também,gosta de ler,nas horinhas vagas.
    Esta nas fase dos gibis,recentemente ele curtiu o livro "Reinações de Narizinho,vol I" e também esta começando a ler revistas.
    Creio que minha paixão por leituras o influência também.
    Aqui em casa,tem leitura por todos os lados.
    Ate incentivei ele, a separar alguns livros,para que possamos doar,para abrir espaço para novos.
    Também sou a favor da troca e de pegar livros emprestados.

    Bjos e boa leitura!

    http://nopensamentodecacau.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Oi! Muito obrigada pela visita!
Deixe aqui seu comentário, vou adorar receber!
B-jussss! ♥
;-p