A Escolha - Nicholas Sparks

SPARKS, Nicholas. A Escolha. Ribeirão Preto, SP: Novo Conceito, 2012. 305 p. Título Original: The Choice.

Avaliação (1 a 5) ♥ ♥ ♥ ♥

"- Eu te amo, Gabby, mais do que você imagina. Você é tudo o que eu sempre quis em uma esposa. Você é cada esperança e cada sonho que eu já tive, e você me fez mais feliz do que qualquer homem poderia sonhar em ser. Não quero ter de abrir mão disso. Eu não posso. Você me entende?" (p. 267)

Travis Parker tem tudo o que um homem gostaria de ter. Aos 32 anos, ele é veterinário em uma pequena cidade interiorana chamada Beaufort, mora numa bela casa de fundos para o rio onde pratica vários esportes radicais. Tem três grandes amigos que estão com ele desde o tempo de escola e que, mesmo casados e com filhos, continuam frequentando a casa de Travis. Ele é um solteiro convicto e seus relacionamentos não duram mais do que alguns meses e o único companheiro que ele tem em sua bela casa é Moby, um boxer gigante muito atrapalhado.

Gabby Holland é assistente médica. Vinda de uma família tradicional, ela foi criada para ser esposa e mãe, mas seu espírito libertário e aventureiro a fez trilhar outros caminhos. Por isso, assim que se formou, ela tratou de se mudar para bem longe de sua mãe dominadora. Ela foi viver em Beaufort, para ficar perto de seu namorado Kevin, onde comprou uma bela casa com fundos para o rio. Ela se sente muito sozinha na cidade, longe de seus amigos, pois Kevin está sempre trabalhando e nunca tem tempo para ela. Sua única companhia é Molly, uma border collie muito fofa que ela comprou com seu primeiro salário.

Mas Gabby não imaginava que ia ter um vizinho tão inconveniente como Travis. Além de ouvir música alta ele permitiu que seu cachorro sem regras engravidasse Molly. E agora? O que ela vai fazer com filhotes que não são de raça? Quem vai querê-los? Ela não pensa duas vezes antes de ir tirar satisfação com seu vizinho folgado, mas ao invés de encontrar um inimigo ela acaba fazendo seu primeiro amigo em Beaufort.

"Ela forçou um sorriso, que não foi retribuído. - Será que poderíamos começar de novo?
Ele pareceu pensar um pouco naquilo. - Não sei.
- O quê?
- Você me ouviu - insistiu ele. - A última coisa que preciso em minha vida é uma vizinha louca. (p. 99)

Basta um fim de semana com Kevin viajando, para que esses dois vizinhos percebam que o que sentem um pelo outro é muito mais do que amizade, ainda mais quando fica claro que o destino tem outros planos para eles.

* * * *

O que falar sobre Nicholas Sparks que ainda não tenha sido dito? Todo mundo sabe que o cara é um fenômeno de vendas, que seus livros chegam ao topo das listas de mais vendidos logo na primeira semana. Que sua narrativa é magnífica e encantadora, que seus personagens são tão reais e bem construídos que se parecem com pessoas do nosso cotidiano. Tudo isso torna o livro quase impossível de ser deixado de lado. Então, todos nós sabemos exatamente o que encontrar em A Escolha. Travis e Gabby são personagens ótimos, com uma história de amor linda e inspiradora. 

A grande questão aqui já fica clara no título do livro. O peso de nossas escolhas, por mais sutis e sem importância que nos pareçam, elas sempre têm consequências. E essas consequências recairão sobre nós, mesmo que num futuro distante. Uma palavra dada hoje, de maneira impensada, pode nos obrigar a tomar uma atitude que não nos agrada amanhã. É essa a escolha que recai sobre Travis, onze anos depois do fim de semana que ele passou com Gabby.

O livro é maravilhoso, e se em Um Homem de Sorte eu estranhei o fato de não ter chorado nem uma vez, em A Escolha eu quase desidratei. As cem últimas páginas eu li aos soluços. O drama de Travis me tocou profundamente e, no lugar dele, eu faria exatamente a mesma escolha. 

E você? Até onde iria em nome do amor?
Eu iria até o fim do mundo!

B-jusssss! ♥
;-p




Nenhum comentário

Oi! Muito obrigada pela visita!
Deixe aqui seu comentário, vou adorar receber!
B-jussss! ♥
;-p