Mania de Leitor #2: Redes Sociais

Hello peeps!
O Mania de Leitor é uma coluna semanal do blog onde a gente fala um pouquinho daquelas pequenas manias deliciosas que todo leitor tem.
E o assunto de hoje são as Redes Sociais. Sim, porque não basta gostar de ler, você precisa compartilhar, falar sobre sua leitura, encontrar outros maníacos por livros como você, e não tem lugar melhor para isso do que uma boa Rede Social. Se ela for voltada só para leitores então, é perfeita!

Nos últimos anos a paixão por livros tem ser alastrados entre os jovens (graças a Deus! rs), e muita gente já percebeu esse filão da internet. Por isso, algumas Redes Sociais específicas para leitores foram criadas. Nelas, o usuário pode montar sua estante com os livros que já leu, está lendo e vai ler, avaliar suas leituras e encontrar pessoas com os mesmos gostos e interesses literários. Em algumas dá até para trocar os livros que você não quer mais por outros.

Selecionei aqui algumas das eu conheço e tenho cadastro ativo para mostra para vocês.

Skoob


O Skoob foi criado em 2009 pelos cariocas Viviane Lordello e Lindenberg Moreira que queriam compartilhar com os amigos os livros de que gostavam. Nasceu então a primeira Rede Social brasileira para leitores, cujo nome significa Books (livros em inglês) ao contrário.

Sem publicidade, o site cresceu com propaganda boca a boca e se tornou ponto de encontro para leitores e novos escritores, que trocam sugestões de leitura e organizam reuniões em livrarias. E participar é muito fácil, você faz um cadastro rápido, monta seu perfil e já pode listar o que você está lendo, o que já leu, o que pretende ler, o que está relendo e quais leituras foram abandonadas, formando assim uma “estante” virtual.

Um recurso interessante é o paginômetro que vai somando automaticamente as páginas dos livros que cada leitor cadastra como já lidos. Você também pode cadastrar os livros que não encontrar no banco de dados do site e compartilhar suas opiniões sobre as obras através de avaliações e resenhas. Também é possível trocar seus livros pelo sistema “Plus”.

Atualmente o Skoob conta com mais de 850.000 usuários.

Goodreads



O Goodreads é o pioneiro das Redes Sociais literárias nos Estados Unidos. O site foi desenvolvido em 2007 pelo norte americano Otis Chandler, que diz ter tido a ideia quando passava os olhos pela estante de livros de uma amigo, procurando um livro para ler.

O site também permite que o usuário crie uma “estante” virtual, com as categoria “li”, “lendo” e “quero ler”. Também é possível compartilhar resenhas, comentários e criar grupos de discussão. Dá para acompanhar a evolução de sua leitura e tem várias sugestões de livros para vocês, que vão aparecendo conforme você cadastra novas leituras.

Mas, como não se trata de um site nacional, nem sempre é possível encontrar as edição dos livros em português, mas é possível cadastrá-las. Mas o site é gigantesco e por isso compensa se cadastrar nele. São mais de 11 milhoes de usuários e 360 milhões de livros cadastrados, e seis novos títulos são adicionados cada segundo!

Orelha de Livro



Recentemente eu descobri mais uma Rede Social para leitores, o Orelha de Livro. Como nas outras redes, nele o usuário pode cadastrar todos os livros que leu, está lendo ou quer ler. Fica tudo ali guardado na sua biblioteca, com sua avaliação e comentários. Além disso, no Orelha de Livro os usuários interagem com todos os seus amigos do Facebook e encontram pessoas com os mesmos interesses de leitura que ele. E ainda podem acompanhar as atualizações de seus amigos e os posts de seus blogs favoritos no feed de notícias. Já tem mais de 90 mil usuários.

E o Orelha de Livro tem um layout super bonito, é leve, rápido e muito fácil de usar. Além disso, é nosso parceiro: o Quem Lê, Sabe Porquê é um Top Blog no OL!

O Marca Páginas



E hoje, enquanto fazia minhas pesquisas para este post, descobri uma nova Rede Social literária recém nascida: O Marca Páginas. Ele tem todas as funcionalidades do Skoob, Goodreads e Orelha de Livro, mas como só fiz meu cadastro lá hoje, ainda não posso falar muita coisa para vocês.

Encontrei o Blog do criador, Cleber, onde ele está compartilhando toda a dificuldade encontrada por ele para por o site no ar, e conta detalhes sobre seu desenvolvimento e manutenção. É interessante, quase como ver um bebê crescendo.

Vamos observar e ver no que dá…

E vocês peeps? Tem cadastro em alguma Rede Social para leitores?

B-jussss! ♥
;-p

Nenhum comentário

Oi! Muito obrigada pela visita!
Deixe aqui seu comentário, vou adorar receber!
B-jussss! ♥
;-p