Não Pare! - FML Pepper

PEPPER, FML. Não Pare! BookBaby, 2012. 318 páginas.

Sinopse
“Uma vida normal e tranquila seria tudo que uma adolescente odiaria ter, certo? Não para Nina! Por que tinha que viver como uma nômade (ou fugitiva!), mudando de cidade ou país a cada piscar de olhos? Por que não podia saber nada sobre o paradeiro de seu pai? Por que sua mãe era tão neurótica e supersticiosa? Milhares de perguntas. Nenhuma resposta. O que significavam aqueles estranhos calafrios, acidentes e mortes que insistiam em acontecer ao seu redor? Teriam eles alguma ligação com o seu defeito de nascença? Ou seriam causados pelo selvagem bad boy de hipnotizantes olhos azuis-turquesa que costumava aparecer nos momentos mais assustadores? Nina jamais poderia imaginar que aquele garoto sombrio de corpo escultural e fisionomia atormentada lhe abriria os olhos para um universo paralelo. Só ele tinha as respostas para os seus mais íntimos questionamentos, mas cobraria um preço muito alto para fornecê-las: A vida dela!”

Já tem muito tempo que ouço falar de FML Pepper pelos meios literários, mas nunca tive a oportunidade ler. Sempre soube de sua dedicação e luta para publicar seus livros, o que aconteceu de forma independente e que rapidamente conquistou o mercado. Hoje, Não Pare! está entre os mais vendidos na Amazon e faz sucesso estrondoso entre o público adolescente e por isso surtei quando consegui a pareceria com a autoria – enfim poderia ler Não Pare!

A história gira em torno da minha xará Nina (outra coisa que amei no livro), que sempre viveu como nômade, imaginando que a causa de tantas mudanças eram o trabalho da mãe. Mas ao se mudarem para Nova York parece que as coisas enfim serão diferentes, que ela poderá ter amigos, um emprego e se preparar para entrar em uma universidade. Mas uma série de estranhos acontecimentos ameaçam seus planos... e sua vida. Vários acidentes, mal-estares e calafrios mostram a Nina que algo está muito errado com ela, ao mesmo tempo em que ela se vê cercada por dois garotos: Kevin, o bom moço, e Richard, o bad boy.

A narrativa de Pepper é muito rápida e dinâmica, ela não se prende muito em descrição e a maior parte do texto é de ação. Isso faz com a leitura seja muito rápida, mas também um pouco confusa. Não é nada que atrapalhe o desenrolar da história, e tenho certeza que muita gente prefere assim, mas eu, pessoalmente, gosto quando os autores me dão um pouco mais de embasamento para a criar um cenário ou um personagem na minha mente. Com esse tipo de narração, a trama se desenvolve de forma muito rápida mas sem muito desenvolvimento. O enredo é muito parecido com Crepúsculo, Percy Jackson e o filme Encontro Marcado e eu não consegui me desligar dessas referências durante a leitura, a ponto de não encontrar a identidade própria do livro.

Quanto aos personagens, também senti que ficou a desejar. Como protagonista, Nina é muito sem personalidade e se deixa levar pelos acontecimentos sem questionar muito, me pareceu um protótipo da Bella (Crepúsculo) e da Ever (Para Sempre) juntas. Os personagens secundários são tantos que não consegui me ligar a nenhum, talvez por não terem sido melhor explorados. E os rapazes, Kevin e Richard, simplesmente não me convenceram – mas aqui também pode ter pesado a minha falta de gosto por triângulos amorosos.

De positivo, o livro tem uma história irresistível. Envolvendo realidades paralelas e todo um povo com regras, deuses e características próprias, Não Pare! prende o leitor, mas infelizmente, não posso entrar muito nesse assunto porque não quero soltar spoiler. Os capítulos terminam sempre em pontos cruciais, nos fazendo querer continuar a ler sempre. Sabe aquela coisa de “vou ler só mais um capítulo”? Com esse livro não funciona, porque você não vai querer parar. Aliás, acho que nunca vi um livro com um título tão coerente.

Além disso, o livro é nacional e pode ser adquirido na Amazon por pouco mais de 2 reais! (Compre aqui!)

Cheio de ação e com um ritmo eletrizante, recomento esse livro principalmente para adolescentes que gostam de livros sobrenaturais.

Sobre a autora

Trabalhando há quase duas décadas com jovens e adolescentes e apaixonada pela leitura e pelo mágico universo infanto-juvenil, escrever foi apenas mais um passo para não parar de sonhar ou, como a autora prefere dizer, para não deixar de sonhar acordada.


Avaliação (3/5)





B-jusssss! ♥
;-p

Nenhum comentário

Oi! Muito obrigada pela visita!
Deixe aqui seu comentário, vou adorar receber!
B-jussss! ♥
;-p