Eu Fico Loko - Christian Figueiredo de Caldas


CALDAS, Christian Figueiredo. Eu Fico Loko. Ribeirão Preto, SP: Editora Novo Conceito, 2015. 160 páginas. Skoob

Sinopse
“Ele só precisou de uma câmera, muita criatividade e um pouco de coragem para criar um dos vlogs mais acessados do YouTube. O EU FICO LOKO é recordista absoluto de views e inscrições, com mais de 1 milhão e 500 mil assinantes.Para os entendedores, o Christian hoje é um vlogger e um youtuber dos mais bombados. Mas na verdade ele é apenas um cara que gosta de escrever e que transformou o papel em vídeo.Todos os dias, milhões de jovens procuram pelo Christian em suas redes sociais para saber o que ele está pensando. O porquê desse sucesso fora do normal você vai descobrir neste livro.”
Tenho que confessar que quando recebi o exemplar de Eu Fico Loko da Editora Novo Conceito eu não tinha a menor ideia de quem era Christian Figueiredo, mas eu também não sirvo muito de base para se saber da renome do alguém no Youtube, já que eu praticamente só vejo os canais literários. Então eu fiquei impressionada com a popularidade do garoto entre os adolescentes que eu conheço, todo mundo adora o Chris!

Os eventos de lançamento do livro dele mais parecem show de boy band, centenas de meninas aos berros, chorando por uma foto e um autógrafo, e isso me fez pensar em como pode um menino de vinte anos arrastar tantos jovens atrás de si dessa maneira?

Para tentar encontrar uma resposta, visitei o canal Eu Fico Loko e o que encontrei foi um adolescente inteligente, com muita criatividade e que se expressa muito bem. Seus vídeos são engraçados, nada que vá te fazer rir por horas, mas melhora bem o humor da gente, e abordam os mais variados assuntos do mundo adolescente, sem muito filtro. Ele fala o que pensa na linguagem dele, ou seja, com um vocabulário cheio de palavrões. Não que isso me incomode, eu também falo os meus de vez em quando, mas é bom avisar os mais pudicos, né?

Essa variedade de vídeos produzidos no canal foram transformados nas 14 crônicas que formam o livro. Elas falam das experiências do autor e seguem o mesmo modelo do canal, com muita espontaneidade e irreverência. Ele fala dos amigos, da família, da escola, o primeiro beijo, primeira vez, timidez, a busca por ser aceito… e todos os dramas que cercam os adolescentes. É claro que não se trata de nenhum guia de sobrevivência ou conselhos que devem ser seguidos, apenas as impressões de um menino que já passou por tudo isso.

O que mais me chamou a atenção em suas histórias, foram as várias vezes em que ele fez coisas que não queria só para ser aceito por seus amigos, e principalmente, como ele se deu mal todas as vezes em que isso aconteceu. Acredito que esse é o maior alerta que Christian Figueiredo traz em seu livro, por que isso é algo muito comum entre os adolescentes. Não é fácil ser você mesmo quando se é alguém que não é igual a todo mundo, e considerando-se que ninguém é igual a ninguém, é impossível ser igual a todo mundo. Mas, crianças e adolescentes costumam ser cruéis com os ditos “diferentes” (seja lá qual diferença for) e chega-se então num paradoxo: se todo mundo é diferente, como se encaixar num mundo que só aceita os iguais?

Também vale lembrar que é um livro escrito para um público bem jovem, então se você assim como eu já passou um pouco dos trinta, talvez não se sinta tão identificado nesse livro. Mas ainda assim é bacana porque a gente se lembra bem das sensações de quando tínhamos 13, 15 anos e não nos preocupávamos com mais nada além da prova de Matemática, mas imagino que a galerinha mais jovem deva delirar com os “causos” contados pelo Christian. E esse também é um ponto que considero muito positivo: o protagonismo juvenil, jovem produzindo conteúdo para jovem, e isso foi um acréscimo que os blogs e vlogs estão trazendo e que acredito que, se bem filtrado, só tem a contribuir. Essa moçada tem muito o que dizer, só precisa exercitar um pouco sua fala e tentar descobrir o que realmente importa.

Enfim, é um livro bem escrito, engraçado e leve, e que não tem a pretensão de mudar ou influenciar o pensamento de ninguém, mas que com certeza vai fazer com que muita gente se identifique. Recomendo muito!

O Autor

Christian Figueiredo de Caldas nasceu em 1994, se dá super bem com a família mas mora sozinho na zona sul de São Paulo. Apaixonado por comunicação desde sempre, quando era bem pequenininho já gravava cenas com a câmera de sua mãe. O primeiro vídeo público apareceu no Youtube em 2010, e desde então ele não parou mais. Ele mesmo escreve seus roteiros, produz e edita os vídeos. Conheçam o canal Eu Fico Loko.

Avaliação (4/5)





B-jusssss! ♥
;-p

11 comentários:

  1. Oi oi Nina, tudo bem?

    Eu passo horas no youtube pulando de canais em canais, tem hora que eu vejo 10 de um genero e depois vou para outro ou conheço novo canal assisto quase ou todos os videos kkkk

    Estou querendo muito este livro, quando tem que economizar vem as coisas que você mais quer :/ Que bom que você gostou =D

    Realmente todo mundo adora o Chris! kkkk



    Beijoos
    jeehsts.wordpress.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Nina, eu li o do Rafa, e a impressão que eu tive foi semelhante. É voltado para a galera adolescente, mas é engraçadinho também e gostoso de ler.

    Beijos
    http://conjuntodaobra.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Olha eu sinceramente tenho que confessar que assim que li o livro do Chris eu dei muita risada e me diverti com as situações que ele passava, mas o mais engraçado e que me fez chorar de rir, foi quando ele pegou o quadriciclo lá e caiu hahahaha...Mas eu não me aguentei. É um livro muito bom. Principalmente para os jovens. Adorei a sua resenha, até porque gostei bastante do seu ponto de vista. Concordo com tudo que você disse. Parabéns amiga =]

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/03/resenha-paredes-vivas.html

    ResponderExcluir
  4. Oi Nina!!
    Eu olho esse tipo de livro e já me dá uma preguiça tããããããããão grande!! U_U
    E eu tô bem perto dos trinta, então estou como você ,sem me identificar em quase nada com o livro. Faz tanto tempo que vivi essas coisas que argh, tá até raiva uahhuahuahua
    Beijos

    LuMartinho

    ResponderExcluir
  5. Eu realmente não me identifiquei com o livro, nem com esse garoto. Já li uma outra resenha e apesar de saber que ele é super influente e popular entre os adolescentes, não me agrada muito a forma como ele expressa seus pensamentos, principalmente por causa dos palavrões kkkkkkkk, sem querer ser muito pudica, como você falou, mas tudo nele influencia e usar isso de maneira tão aberta não parece ser uma coisa boa, enfim. Bjs

    ResponderExcluir
  6. Eu também nunca tinha ouvido falar do Christian antes das resenhas que li.

    Até visitei o canal dele.

    Parece ser muito legal para os adolescentes, mas não consegui me identificar.

    Porém gostei muito da sua resenha, Nina.


    Lisossomos

    ResponderExcluir
  7. Oiee Nina
    Eu também não conhecia o Christian, li somente uma resenha sobre o livro e assisti a dois vídeos dele. Curti o jeito que ele fala, mais como você, não vivo mais no mundo dos adolescentes. Adorei sua resenha ;)

    Paraíso das Ideias

    ResponderExcluir
  8. Ana Carolina Ribeiro23 de março de 2015 às 12:04

    Olá tbm não conhecia o autor
    Tbm não sou mais adolescente mas sempre é bom reviver.
    Adoro leituras leves quem sabe um dia eu leio
    Muito boa sua resenha ;)

    ResponderExcluir
  9. Oi Nina!

    Esse autor está fazendo maior sucesso, e eu estou doido para ler o livro dele.

    Sei que não é um livro para mudar vidas, mas é com certeza um livro que eu acho muito bacana para adolescentes, assim como eu.

    Beijos
    http://ummundochamadolivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Eu ainda não conhecia esse canal, mas vi o livro por aí e fiquei curiosa sobre. Acho legal ele ter transformado as histórias que ele criou para seu canel de youtube, em crônicas. Interessante. Seria uma leitura prazerosa.

    Beijos. Tudo Tem
    Refrão

    ResponderExcluir
  11. A diagramação do livro também está ótima, a NC deu mais um show pelo livro ter várias fontes diferentes, fotos e vários detalhes que tornam a leitura ainda mais prazerosa. O tamanho das fontes não deixa a desejar e a ênfase em algumas frases marcantes também são um ponto positivo.

    ResponderExcluir

Oi! Muito obrigada pela visita!
Deixe aqui seu comentário, vou adorar receber!
B-jussss! ♥
;-p