O Rosto que Precede o Sonho - Maurício Gomyde


GOMYDE, Maurício. O Rosto que Precede o Sonho. Brasília, DF: Brasília Artes Gráficas, 2012. 176 páginas. Skoob.

Sinopse
“Os sinais que ele não percebeu, no dia do acidente, poderiam ter evitado que seus pais entrassem naquele avião. Tempos depois, algo inesperado mudou o rumo das coisas, e ele, então, passou a esperar o dia em que os sinais voltariam...Tomas Ventura levava uma vida quase perfeita, cercado por tudo que sempre quis: um violão, um telescópio, muitos discos bons, amigos, um emprego de sonhos e uma casa que flutuava.Mas no dia em que recebeu a proposta de trabalho da sua vida, o convite para participar da trilha sonora de um grande filme de Hollywood, ele decidiu dizer “não”.Até que dois sinais, os olhos cor de mel daquela menina, mostraram-lhe que ainda havia motivos para seguir em frente... “

Faz muito, muito, mas muito tempo mesmo que o blog fechou parceria com Maurício Gomyde. Já participei de muitas promoções ao lado dele, divulgando lançamentos, conquistas e novidades sobre sua carreira. E quando o conheci na Bienal do Livro de SP no ano passado, vi que sua simpatia não é marketing, ele é gente boa mesmo, daquele tipo que te olha no olho e sorri aberto. Virei fã na hora! Mas com muita vergonha admito que nunca li nada dele…

Essa situação mudou quando entrei no Livro Viajante com um grupo de blogueiras amigas, e da Deby do Lisossomos escolheu O Rosto que Precede o Sonho. Aí não teve mais desculpas ou falta de tempo para justificar minha falha, eu tive que ler Maurício Gomyde. E e foi uma das experiências mais avassaladoras da minha vida literária, fiquei tão encantada, extasiada e maravilhada com o livro que nem sei como vou conseguir escrever essa resenha!

O livro já começou me surpreendendo por apresentar uma história completamente fora do usual ao falar de sinais. No enredo, o protagonista Tomas Ventura é aficionado por eles, pois acredita que poderia ter impedido seus pais de morrerem em um acidente aéreo se tivesse se atentado aos sinais que recebeu. Agora, ele tenta levar bem a vida e aproveitar ao máximo o tempo. Tem bons amigos, o emprego dos sonhos, mora em um barco lindo, e por isso prefere não aceitar o convite para fazer a trilha sonora de um filme para Hollywood. Mas os sinais lhe mostram que sua decisão deveria ser outra e ele não vai deixar de ouvi-los.

Dentre os sinais mais fortes, estão os olhos dourados de Aurora, uma fotógrafa que veio à Brasília para fazer um trabalho rápido e logo vai voltar aos Estados Unidos. Mesmo parecendo ser tão passageiro, Tomas e Aurora vão se jogar de cabeça nessa relação e juntos vão viver uma das histórias de amor mais belas que já li.

Vocês devem estar lendo isso e pensando no quanto é clichê esse tipo de romance, mas eu garanto a vocês que O Rosto que Precede o Sonho tem seus diferenciais, que o tornam um romance único, sensível e avassalador. A começar pela narrativa única do Maurício Gomyde, que de tão fluída faz com que o livro mais pareça um bate papo, como se alguém com uma prosa excelente estivesse do seu lado te contando a história enquanto toma um café. Além disso, mesmo com a narrativa sendo em terceira pessoa, o ponto de vista é do Tomas e é lindo ler o amor sendo contado por um homem com tanta sensibilidade e delicadeza. O personagem também tem um alto astral contagiante, é impossível não se identificar com ele.

Outro ponto que me atraiu muito foram as músicas. A cada cena uma música é citada e eu li o livro plugada no Spotify pois as indicações são de rock da melhor qualidade. Aliás, por causa desse livro eu nunca mais vou ouvir Sete Cidades sem chorar… E como eu chorei com esse livro, terminei a leitura me debulhando em lágrimas e com um sorriso bobo na cara. É muito lindo! O final tem uma reviravolta que eu já imaginava que iria acontecer mas que não queria aceitar, só que quando aconteceu Maurício Gomyde descreveu de uma maneira tão suave e bonita que não consigo imaginar um final diferente para a história.

Enfim, o livro é divino e o único problema que encontrei foi a minha burrice em não ter lido antes. Agora quero todos os livros desse autor incrível que já ganhou lugar cativo na minha estante.

O Autor

Maurício Gomyde nasceu em São Paulo e desde os três anos de idade vive em Brasília - "disparado a cidade mais bonita do mundo". Tem 6 livros publicados: "O Mundo de Vidro", "Ainda não te disse nada" , "O Rosto que Precede o Sonho", "Dias Melhores pra Sempre" , "A Máquina de Contar Histórias" e "Surpreendente!". Além de escritor, ele também é compositor e baterista.

Avaliação (5/5)






B-jussssssss!
;-p

31 comentários:

  1. Oieee.

    Não cheguei a ler esse livro do Mauricio, mas tenho certeza absoluta que você se emocionou de verdade com a história. Os livros do autor são lindos, a gente até pode achar que ele vai ser um clichê, mas algo sempre faz o livro mudar ♥

    Adorei a sua resenha, expressou muito bem o que o livro passa.

    Beijinhos, Helana ♥

    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
  2. Olha eu só li até agora A Máquina de Contar histórias do autor Mauricio que aliás, gostei muito. Mas esse livro eu ainda não tive a oportunidade de ler. Espero poder ler assim que puder, porque eu adoro um romance e achei de primeiro momento que sua escrita é muito envolvente. Espero que continue sendo assim em outras obras. Todos comentam muito bem. Espero ser uma dessas pessoas também. rs

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/10/outubro-rosa-editora-petit.html

    ResponderExcluir
  3. Oi Nina, já li Ainda não te disse nada do autor, e tenho outros 3 livros em casa que ainda não peguei ;x Shame total. Mas eu adorei essa escrita "bate-papo" do autor também, e essas histórias simples que ele cria com tanta delicadeza se tornam irresistíveis.
    Esse livro, especificamente, eu não tenho. Mas depois de ler os outros, talvez :)

    Beijos!
    http://conjuntodaobra.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Oi Nina!

    Adorei conhecer mais o Maurício. Confesso que nunca ouvi falar dele... Mas fiquei interessada em sua obra.

    Vou confiar em ti quando diz que não é clichê e que a narrativa dele é tipo bate-papo! Haha

    To precisando de narrativas fluidas...

    Beijos

    Fabi Carvalhais

    pausaparapitacos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Olá, apesar da sua resenha ter ficado bem explicadinha e ter falado bem do livro, não é o tipo de leitura que eu estou procurando, parece ser um bom livro mas paara os que gostam do gênro

    ResponderExcluir
  6. Oi Nina, que bom ver que você gostou bastante do livro, eu nunca li nada do autor mas sempre tive muita vontade, e esse é um livro dele que não é muito comentado, né? um ponto a mais para mim ler, ele parece o tipo de romance que vai me cativar. Adorei a dica!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  7. Oi Nina, tudo bem?
    Eu morro de curiosidade de ler algo do Maurício Gomyde, já que todo mundo elogia tanto!
    Achei a premissa desse livro realmente diferente e interessante e fiquei muito curiosa para ler e quem sabe me emocionar, assim como você!

    Beijos :*
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
  8. Ain, Nina...
    O que posso falar é que eu avisei que era pra chorar e que é a história mais linda que eu já li, escolhi exatamente por ter sido o primeiro livro que me fez chorar (tirando Harry Potter).
    Fico feliz que você tenha se apaixonado e queira todos os livros do Gomyde. Acho que você não vai se arrepender.
    Eu só li dois, mas tiraram meu chão.
    Relaxa, você não é a única que não consegue mais escutar Sete Cidades sem ter um redemoinho de sentimentos.
    Bjus!

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  9. Uau.
    Primeiramente, eu não tinha me interessado muito pela história. A capa pouco tinha me chamado a atenção. No entanto, ao leu tua resenha, fiquei emocionada e intrigada. Agora terei que ler, droga HAHAHAH parabéns pela resenha!

    ResponderExcluir
  10. Gente que livro é esse!

    Adoro sinais...eu vivo observando eles e principalmente, depois que fui no centro espírita e uma senhora lá disse que eu sensível ao mundo que as pessoas não veem.

    Eu quero ler esse livro e chorar também. Gosto de romances avassaladores e super sensíveis e delicados.

    Beijocas!

    poesiaqueencantavida.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Como não amar obras com sinais? Todos nós procuramos sinais em tudo. Adorei a resenha!

    ResponderExcluir
  12. Recentemente li um livro do autora, Surpreendente!, e minha experiência não foi das melhores. Embora tenha amado o final da trama e ter achado que o Gomyde sabe sim escrever uma boa história, cheia de emoção e ensinamentos, ví muitos clichês na história. Então ao ler a sinopse desse livro, vi que essa poder ser minha chance de me apaixonar de vez. Sua resenha confirmou isso. Música boa, lágrimas à vista... Parece a fórmula perfeita para mim... Obrigada pela resenha, quero ler mais livros do autor e essa foi uma ótima oportunidade de conhecer outros :)

    Abraço e Bons Livros,

    Biblioteca do Coração❤

    ResponderExcluir
  13. É um enredo bem parecido com outras coisas que eu já vi, mas ainda assim achei bem interessante. Mesmo não sendo o meu tipo de enredo, acho que vou dar uma chance pra esse livro.

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Ana Paula Lima Miranda30 de outubro de 2015 às 12:23

    Oiii!!

    Que ótimo saber que tudo não é apenas marketing! Ele parece ser uma pessoa muito legal mesmo!

    Não li nada dele ainda, mas nunca li nenhuma critica negativa para as obras dele, o que me deixa bem feliz.

    A obra parece ser incrivel (pelo menos pela resenha isso ficou bem claro)



    Beijinhos,

    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  15. Olá, eu gostei da sinopse do livro e com certeza leria. Gosto de um romance mais dramático e essas coisas.

    www.euinsisto.com.br

    ResponderExcluir
  16. eu tenho uma obra do autor aqui mas ainda não li, muitos elogiam demais as obras dele e pelo visto com essa não foi diferente.

    ResponderExcluir
  17. Olá!

    Ainda não tive a oportunidade de ler nada do Maurício, mas sei que ele tem uma escrita maravilhosa, com histórias bem originais! Que bom que gostou do livro!


    resenhaeoutrascoisas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  18. Concordo com você, o Maurício é gente boa mesmo, ele tem uma energia do bem, super educado e prestativo.
    Realmente, achei o enredo clichê, já conheço a escrita do autor, não é ruim, pelo contrário, mas não faz meu estilo.

    ResponderExcluir
  19. O Maurício é uma pessoa super querida, o tenho como amigo nas redes sociais e, portanto, posso dizer que, caramba, ele realmente faz jus ao reconhecimento que possui! Esse livro é muito bom. o/

    ResponderExcluir
  20. Olá!
    Interessei-me muito pela premissa do livro, já ouvi falar do Maurício, e acho que farei a leitura. Adoro quando tem dicas de música em livro, principalmente quando é música boa haha.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  21. Hey,
    Já ouvi falar muito da escrita do Maurício Gomyde e desse seu caráter encantador, mas nunca li nada dele. Achei uma premissa bem leve e descompromissada, e isso chamou a minha atenção. Fiquei com um pouco de vontade de ler.
    Beijos,
    Dois Dedos de Prosa

    ResponderExcluir
  22. Oi, tudo bem?!

    Nunca li nada dele também e tenho interesse. Essa me parece uma boa obra para começar =) Adorei saber que as músicas marcam presença na obra <3

    beijos

    www.livroseflores.com

    ResponderExcluir
  23. Hahahaha Adorei seu comentário final!
    Também amei sua resenha. Já li um livro do Maurício que também me agradou muito, ainda que eu não tenha gostado cem por cento. O autor tem crescido muito e isso me deixa muito feliz. Espero ter oportunidade de ler outras obras dele no futuro.


    Beijos!

    ResponderExcluir
  24. Olá

    Ainda não li nada do autor,apesar de ver várias críticas positivas,esse livro eu não conhecia e gostei da premissa,fiquei curiosa pra saber o que acontece no final


    Bjss

    ResponderExcluir
  25. Nina, tudo bem? Ainda não li nada do autor e já li várias resenhas positivas dele, mas não gostei da premissa deste livro em especial. Não me interessou.

    http://www.leituradascinco.com/

    ResponderExcluir
  26. Cheiro de Livro Nacional3 de novembro de 2015 às 11:08

    Oie, tudo bem?

    Nunca tive a oportunidade de ler nada do autor, mas te confesso que tenho muita vontade. Adorei a sua resenha, e a premissa me chamou bastante a atenção. Assim que der, vou ler algo dele, incluindo essa obra.

    Beijos,

    Dai | www.cheirodelivronacional.com.br

    ResponderExcluir
  27. Oi,

    Tudo bem?

    Menina sou fã dele, tenho todos os livros, alias falta o último que foi lançado pela Intriseca, virei fã depois que li esse livro, acabei comprando os outros rs e fui conquistada.

    Esse é um dos meu favoritos, não vejo a hora de ler o novo livro rs.

    é tão bom ver ele crescendo, a simpatia dele e o carinho com os blogueiros é um diferencial e tanto :)

    Parabéns pela resenha.

    Beijos Mari
    -
    Stories And Advice

    ResponderExcluir
  28. Olá!

    Já tive contato com uma obra do Mauricio que foi o livro "Ainda não te disse nada" e eu simplesmente amei a história e a sensibilidade que o autor possui ao escrever esse romance. Esse livro está na minha lista de desejados e espero ler em breve, pois sua resenha me deixou bem curiosa para saber mais sobre como esse romance irá se resolver e saber mais sobre esse tema diferente, que são os sinais.

    Beijos!

    http://lovesbooksandcupcakes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  29. Oie tudo bom?

    Só li um livro do Gomyde, ms todas as resenhas que leio dos seus livros, faltam como suas histórias são bem escritas. Esse livro é diferente por falar dos sinais e estou interessada nele há um tempinho. É o tipo de narrativa qie ei curto ler.

    Beijos,

    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  30. Oi Nina, tudo bem?

    Confesso que ainda não li nada do autor, mas o conheci na Bienal desse ano e realmente ele é uma simpatia em pessoa. Estou mega curiosa para conhecer seus livros, porque só vejo elogios a sua escrita. Não tinha ouvido falar desse livro em si, e apesar da capa não ter me agradado sei que é uma história emocionante.

    Beijos, Gabi
    Reino da Loucura

    ResponderExcluir
  31. OI Nina!
    Nunca li nada do autor e vocês falam tanto dele que é bom esse livro ser um sucesso hahahah Eu não quero chorar!! Por que a Deby mandou um livro de chorar, me fala?!

    Espero gostar bastante da história e me emocionar, vou lembrar de ler esse livro de dia para não chorar a noite toda!

    Beijos

    LuMartinho | Face

    ResponderExcluir

Oi! Muito obrigada pela visita!
Deixe aqui seu comentário, vou adorar receber!
B-jussss! ♥
;-p