A garota sem passado - Michael Kardos


KARDOS, Michael. A garota sem passado. Tradução Marcel Mendes. São Paulo: Editora Arqueiro, 2016. 304 p. Título original: Before he finds her. Skoob.

Sinopse:
“Num domingo de setembro de 1991, Ramsey Miller deu uma festa em casa para os vizinhos. Depois, assassinou a esposa e a filha de 3 anos. Todo mundo na pacata cidade de Silver Bay conhece a história.Só que todos estão errados. A menina escapou. Sob o nome falso de Melanie Denison, ela passou os últimos quinze anos escondida com os tios numa cidadezinha remota. Nunca pôde viajar, ir a uma festa na escola ou ter internet em casa, porque Ramsey jamais foi encontrado e poderia ir atrás dela a qualquer momento.Mas, apesar das rígidas regras de segurança impostas pelos tios, Melanie se envolve com um jovem professor da escola local e engravida. Ela decide que seu filho não terá a mesma vida clandestina que ela e, para isso, volta a Silver Bay para fazer o que nem os investigadores locais, nem a polícia federal, nem o FBI conseguiram: encontrar seu pai antes que ele a encontre.”

Há algum tempo venho tentando sair da minha zona de conforto e procurar por livros que sejam um pouco diferentes do que estou acostumada a ler, para sair do mais do mesmo. Mas como sou uma medrosa e impressionável, pensei em começar com thrillers mais leves e A garota sem passado me pareceu ser perfeito para isso.

O livro conta a história de Ramsey e Meg Miller, pai e filha que tiveram a vida destruída pela tragédia. Há quinze anos atrás, Ramsey assassinou a esposa Allie de maneira brutal e desapareceu sem deixar rastros. A filha do casal, Meg, então com 3 anos, também despareceu e foi tida como morta. Mas a verdade é que ela sobreviveu e foi criada escondida por seus tios, com o nome de Malanie. A garota cresceu aterrorizada com a perspectiva de que seu pai um dia pudesse encontrá-la, por isso não ia à escola, não tinha acesso à internet e nem amigos.

Dezoito anos depois, Melanie está grávida e está determinada a não deixar que seu bebê passe pelas mesmas coisas que ela passou, que cresça escondido e aterrorizado. Ela decide que ao invés de esperar que o pai a encontre, ela vai encontrá-lo antes e resolver essa situação de uma vez por todas e para isso ela conta com a ajuda de Arthur Goodale, um jornalista que parece ser único a se lembrar do crime.

A narrativa é em terceira pessoa e se dá em três momentos diferentes, na infância de Ramsey, em 1991 quando ele cometeu o crime, e em 2006, quando Melanie parte em busca de seu passado para entender quem é e tentar se libertar do medo. E para mim, essa narrativa é, definitivamente, a melhor parte desse livro, foi ela que me prendeu até o fim pois o autor têm o dom de contar a história envolvendo o leitor em sua trama. Ele vai construindo os personagens e formando seu caráter com o desenvolver da história, é como se estivéssemos montando um grande quebra cabeça para entender o que levou Ramsey a um ato tão extremo ao mesmo tempo em que tentamos entender o que realmente aconteceu naquela noite.

Os personagens são muito reais e críveis, cheios de qualidades e defeitos (muito mais defeitos do que qualidades rsrs) e conhecer essas pessoas é essencial para que consigamos desvendar a história. O desespero de Ramsey, que usa o livro Eixo Orbital como uma válvula de escape para não ter que lidar com seus problemas reais, com o fracasso de seu casamento. A busca de Melanie por seu passado para entender quem é e tentar se libertar do medo. O desejo de Allie por um relacionamento de conto de fadas, de um companheirismo que ela não tem com Ramsey.

Conhecer esses personagens tão bem deu muita credibilidade à história, mas para o suspense foi péssimo. Lá pela metade do livro eu já sabia o que realmente tinha acontecido e quem tinha feito o quê. Então, se você está acostumado a ler thrillers policiais dificilmente vai se surpreender com A garota sem passado. Mas se você gosta de um bom drama, talvez se identifque pois o autor criou uma versão mais trágica de Dom Casmurro, o problema é que o enredo se desenrola com uma lentidão desesperadora!

No fim, me pareceu que tentando agradar a todos, o autor não consegue agradar ninguém. Não é um bom suspense e não é um bom drama. É só um livro bom, que tinha tudo para ser uma tremenda história, mas que não aconteceu…

O autor

Michael Kardos é escritor de romances e contos, que já foram publicados em revistas especializadas e lhe renderam diversos prêmios literários. Cresceu em Nova Jersey, formou-se em música na Universidade de Princeton e foi baterista profissional por muitos anos. Depois que terminou o doutorado, tornou-se um dos diretores do programa de escrita criativa da Universidade Estadual do Mississippi.

Avaliação (3/5)






B-jussssss! ♥
;-p

13 comentários:

  1. Oiee ^^
    Não sou muito fã de thrillers ou suspenses policiais, então esse é um livro que eu não tenho muita curiosidade de ler, mesmo que tenha visto algumas resenhas bem positivas dele na blogosfera. É uma pena que o autor não tenha te conquistado :/

    ResponderExcluir
  2. Giuliana Sperandio Maier23 de março de 2016 às 00:17

    Oi Nina, tudo bem.
    Tenho ouvido muito falar nesse livro, eu achei um baita enredo, mas pelo que entendi o autor se perdeu e transformou algo promissor em apenas mais um livro. Uma pena. Mas mesmo assim fiquei curiosa para ler e saber se a menina consegue se livrar do pai.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. acredito que ele esse livro seja muito bem escrito, mesmo tentando essa lentidão na narrativa, gosto de romances policiais por causa de todo esse mistério e a coragem da jovem também é grande.

    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
  4. Olá,

    esse é um livro que quero ler, parece ser bem legal, tem um ótimo enredo, gosto de thrillers/suspense, então vou dar uma chance ao livro. www.sagaliteraria.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oi, Nina, essa será minha próxima leitura. Bom. Pelo visto o livro tem alguns erros por parte do autor. Gostei da sinopse e só pedi pra lê-lo por curiosidade. Eu gosto muito do gênero do livro. Espero gostar. :)

    Http://PorreDeLivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Olá, essa é a segunda resenha que vejo da obra, achei a premissa bem legal e fiquei com vontade de ler, pois adoro suspense.

    Abraços
    Literaleitura

    ResponderExcluir
  7. Oiii, tudo bem?
    Confesso que o livro me pareceu meio violento diante desses assassinatos. Isso soube me chamar bastante atenção. Porém, não sei se leria, uma vez li um livro e fiquei meio traumatizada. Sua resenha está incrível <3
    Beijão

    ResponderExcluir
  8. Eu sou viciada em thrillers e acertei o final desse logo no início, sem brincadeira. Mas mesmo assim adorei o livro, embora não tenha sido um 5 estrelas. Eu te recomendo a ler Lugares Escuros, ele também tem esse mistério de um crime cometido há muitos anos e a intercalação de passado e presente para tentar desvendar os eventos mistérios da noite do crime. Esse é mais difícil de adivinhar o final.

    Bjs.

    www.ciadoleitor.com

    ResponderExcluir
  9. já tinham me falado que a narrativa é lenta, se arrasta muito e a trama é previsível, por isso acabei desistindo de comprar e ler... =T uma pena, pois tinha potencial pra ser uma boa história, e acho que o autor se perdeu... =/

    ResponderExcluir
  10. Nina, esse livro não me chamou atenção.
    Tanto pelo fato de que não gosto de ler thillers como pelo fato de ser arrastado.
    Passo esse.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  11. Olá!

    Eu tinha ficado bastante interessada nesse livro,mas ultimamente não tenho visto opiniões muito boas sobre ele. Muita gente temcriicado a narração e destacado apenas o final como bom. Realmente parece que era um livro que tinha tudo para ser incrível, mas foi apenas normal.

    Beijinhos!
    Cantinho Cult

    ResponderExcluir
  12. Catharina Mattavelli27 de março de 2016 às 18:14

    Oiiie
    sou louca para ler esse livro desde que lançou, o enredo chama muito a minha atenção e eu adorei essa capa e sua resenha ficou ótima

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oee,
    Eu to doido por esse livro, acho a capa linda e gostei muito da historia, com certeza devoraria o livro hehe.

    Abraços!

    http://lendocomobiel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Oi! Muito obrigada pela visita!
Deixe aqui seu comentário, vou adorar receber!
B-jussss! ♥
;-p