Mentira Perfeita - Carina Rissi


RISSI, Carina. Mentira perfeita. Campinas, SP: Editora Verus, 2016. 462 páginas. Skoob.

Sinopse
“Com Mentira Perfeita, Carina Rissi prova mais uma vez que o seu forte é contar boas histórias, com ritmo acelerado e repletas de paixão, humor e reviravoltas.

Júlia não tem tempo para distrações. Ela é brilhante e sempre se esforça para ser a melhor naquilo que faz; por essa razão, sua vida pessoal acabou ficando de lado. Algo que sempre preocupou sua tia Berenice. Gravemente doente, a mulher teme que Júlia acabe completamente sozinha quando ela se for. Júlia faria qualquer coisa qualquer coisa mesmo! por tia Berê e, em seu desespero para agradar a única mãe que já conheceu, inventa um noivo enquanto torce por um milagre... E então o milagre acontece: Berenice se recupera e, assim que deixa o hospital, gasta todas as suas economias com o casamento dos sonhos para a sobrinha. Como Júlia pode contar a ela que mentiu, com a saúde da tia ainda tão frágil? É quando Júlia conhece Marcus Cassani. Ele é irritantemente cínico, mulherengo e lindo de um jeito que a deixa desconfortável. Marcus também está enfrentando problemas, e um acordo entre eles parece ser a solução. Tudo o que Júlia sabe é que deveria se afastar de Marcus. Mas seu coração tem uma ideia muito diferente...

Mentira Perfeita é um spin-off de Procura-se Um Marido, uma história que se passa no mesmo universo da primeira. Aqui você vai conhecer novos personagens inesquecíveis, além de rever aqueles que já moram no seu coração.”

Carina Rissi é unanimidade absoluta quando se fala de romances, e acredito que entre os autores nacionais, ela é a melhor no estilo. Ainda não conheci ninguém que tenha lido um livro dela e não tenha se encantado e comigo não foi diferente. Assim, quando tive a oportunidade de ler Mentira Perfeita eu não hesitei, mesmo não tendo lido Procura-se um Marido, ainda.

Para começar, quero esclarecer que não senti a necessidade de ter lido Procura-se um Marido antes. Mesmo este sendo um spin-off dele a história é independente e dá para acompanhar sem problemas. A questão é que você acaba conhecendo o desfecho do primeiro livro, e isso acaba sendo meio inevitável já que a história se passa meses depois e mostra Max e Alícia organizando seu casamento - o de verdade agora, rsrs. Então, se você puder ler na ordem, acho que sua experiência será melhor, mas se você for um leitor ansioso como eu, então leia fora da ordem porque não tem dificuldade.

Júlia e Marcus se veem na mesma situação que Max e Alícia no primeiro livro, tendo que fingir ter um relacionamento para se livrar de problemas. Júlia foi criada por tia Berenice e agora e bondosa senhora está com sérios problemas cardíacos e somente um transplante pode salvar sua vida. Mas todos sabem como essas coisas podem ser demoradas, e durante um mal estar da tia, Júlia acaba mentindo que tem um noivo e tia Berê subitamente melhora, animada com a possibilidade de organizar o casamento dos sonhos para a sobrinha. Júlia então não tem outra saída senão apresentar um falso noivo para a tia.

Marcus sofreu um acidente de moto e agora é cadeirante. Ele tem conseguido reconstruir sua vida e tudo o quer é ter liberdade e seu próprio espaço. Ele não quer mais morar com o irmão pois acredita que está atrapalhando a intimidade dele com a noiva. Mas para isso, os pais de Marcus exigem que ele contrate um cuidador e a última coisa que ele quer é ter uma babá seguindo seus passos. E é assim que a história de Júlia e Marcus se cruza. Ela precisa de um noivo e ele de uma cuidadora, e juntos eles vão inventar a Mentira Perfeita para enfrentar seus problemas.

Mais uma vez Carina Rissi apresenta um história encantadora e de uma simplicidade que chega a espantar- e é justamente isso que amo nela, a realidade latente de suas histórias e personagens é tamanha que temos a sensação de que conhecemos todas aquelas pessoas e que aqueles eventos poderiam se repetir com qualquer um de nós. Na primeira metade do livro eu achei que o desenvolvimento foi um pouco lento, eu espera que algo a mais acontecesse além daquilo que é óbvio para a história, e cheguei a pensar que dessa vez eu me decepcionaria com Carina. Mas quando o clímax chegou, foi tão surpreendente que li as últimas 200 páginas em uma sentada só, porque simplesmente não conseguia parar. E a leitura fluiu tão rapidamente que quando vi estava embasbacada no final e querendo mais de Marcus, Júlia, Tia Berê, Dênis...

Os personagens são muito bem desenvolvidos, tanto que como eu disse acima, eles possuem defeitos que fazem com que se pareçam com qualquer um de nós e que não são apenas seres fictícios. Júlia é míope, usa óculos enormes, é nerd, insegura e cheia de medos. Marcus é cadeirante e isso não aparece como um detalhe, todas as dificuldades de sua condição são expostas e a frustração dele fica nítida diante de cada uma delas. Ele não é uma Pollyanna eternamente otimista e nem um Rabugento com ódio do mundo, é apenas um homem que tenta viver da melhor maneira. Enfrentando suas limitações, Marcus vai descobrindo que é capaz de fazer tudo o que quiser e eu me emocionei verdadeiramente diante de suas batalhas e conquistas.

"Às vezes você se sente tão sozinho que parece estar à deriva no meio do oceano. Nada à frente, nada atrás, nada em lugar nenhum exceto as ondas que quebram sobre você, ameaçando engoli-lo. Mas algumas vezes - raras vezes - um ponto negro surge no horizonte e vai crescendo até se tornar a silhueta de um barco, até uma mão se esticar em sua direção e você sair do inferno. Júlia era o meu barco, a mão estendida, o ponto negro no meu nada." (334)

Gostei muito que o livro tivesse um protagonista cadeirante e que destacasse as dificuldades dele. Foi um importante passo para a inclusão de personagens deficientes na literatura, porque Carina conseguiu mostrá-lo de uma maneira completa, sem mascarar suas dificuldades mas sem romantizar ou dramatizar sua condição, e isso é um ponto mega positivo para ela.

Outro ponto que me emocionou muito foi a camaradagem entre os irmãos Max e Marcus, eles se entendem, se ajudam e se completam quase sem precisar falar. O mesmo acontece com Júlia e tia Berê, que são mais que tia e sobrinha ou mãe e filha, elas são amigas e companheiras e se apoiam o tempo todo. E é tão bom ver exemplos assim na literatura porque acredito que o mundo está precisando muito de exemplos assim, que fortaleçam os laços entre as pessoas.

Enfim, recomendo muito Mentira Perfeita, um livro fofo e delicioso de se ler, que vai fazer sonhar com uma amor imperfeito mas que se encaixe perfeitamente em você, como Marcus e Júlia.

A Autora

Carina Rissi é uma leitora voraz, sempre lê a última página de um livro antes de comprá-lo e tem um fascínio inexplicável pelo tema “amores impossíveis”. Vê nas obras de Jane Austen uma fonte de inspiração.
Quando se desgruda dos livros — tanto dos que lê quanto dos que escreve —, Carina se diverte assistindo a comédias românticas ao lado da família e planejando viagens a lugares exóticos que não conhecerá tão cedo, devido ao seu pavor de avião.
Ela nasceu em Ariranha, interior de São Paulo, onde mora atualmente com o marido e a filha, após ter vivido uma curta temporada na capital paulista.
Os livros anteriores de Carina - a série best-seller Perdida, além de Procura-se um marido e No mundo da Luna - foram lançados com grande sucesso pela Verus e a tornaram conhecida em todo o país.

Avaliação (5/5)






B-jusssss! ♥
;-p

16 comentários:

  1. Suzana Chaves Linhares1 de junho de 2016 às 09:41

    Oi tudo bom? Ainda não li nada da Carina, tenho Perdida, mas não sei o porquê de ainda não ter lido rsrs . Só vejo críticas positivas sobre o livro e parece ser uma leitura bem divertida mesmo. Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Oi Nina, sua linda, tudo bem?
    Achei lindo a autora ter criado um protagonista cadeirante e não o tornar uma vítima, conseguindo nos mostrar suas dificuldades e sua realidade sem romantizar sua situação. Tenho certeza de que irei me apaixonar por todos eles, pois pelo visto são personagens cativantes e muito bem construídos. Não vejo a hora de ler. Sua resenha ficou ótima!!!!
    beijinhos.
    cila.

    ResponderExcluir
  3. Oi, Nina
    Ainda não li esse livro, mas estou ansiosa para conhecer.
    Parece ser uma história legal e fofa. Não sabia que envolvia um cadeirante, muito bom conhecer esse universo com as suas dificuldades.
    Quero me divertir com essa história logo e conhecer essa mentira quase perfeita.
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Oi Nina, tudo bem??
    Confesso que quando saiu o livro, pelo título fiquei tão entusiasmada que fui lá e comprei, afinal foi o único livro da autora que realmente chamou a minha atenção, mas depois que descobri que era um Spin off... desisti... enfim... eu sou louca mesmo rs... mas eu gostei muito de sua resenha, foi bem descritiva, levantou os pontos interessantes da trama e as ressalvas... foi muito bom saber um pouco mais da história... Xero!!

    ResponderExcluir
  5. Giuliana Sperandio Maier2 de junho de 2016 às 00:54

    Oi Nina, até resenha fofa!
    Eu amo a escrita da Carina, não li procura se ainda, mas li perdida e encontrada. Gosto muito dessa característica dela de fazer os personagens bem humanos e com defeitos e qualidades possíveis de se identificar.
    Com certeza está na minha lista de pretendo ler!
    Beijocas

    ResponderExcluir
  6. Oi Nina, você acredita que ainda não li nada da autora?
    Adorei a resenha e tenho visto muitos comentários positivos a respeito dessa obra. Quero conferir também.
    Acho interessante obras que abordem personagens com algum tipo de limitação, o leitor se sensibiliza com as dificuldades que surgem no decorrer do enredo e acaba se aproximando mais da obra.

    Abraços

    ResponderExcluir
  7. Ainda não li nada da Carina, mas as resenhas sempre me fazem rir. Gosto de livros assim que abordem temas sérios, mas tudo com muita leveza e bom humor. Essas mentiras inocentes sempre acabam gerando uma enorme confusão e eu adoro!

    ResponderExcluir
  8. Ainda não li nenhum livro da Carina Rissi, porém os livros dela são muito bem recomendados!! Pelo que li aqui este é outro dela que quero ler!! Está na cara que está mentira perfeita vai ceder lugar ao amor entre Marcus e Júlia!! E eu já quero ler!!

    ResponderExcluir
  9. Já li dois livros dessa autora e posso dizer que sou apaixonada pela escrita dela, e pretendo ler todos os livros que ela publicar. Após ler muitas resenhas do livro Mentira Perfeita posso dizer que estou apaixonada por essa leitura antes mesmo de ler, pelo fato de que estou super ansiosa para ler esse livro, pois tenho certeza que vou amar, principalmente pela trama ser envolvente, com personagens cativantes, estou com altas expectativas em relação a essa leitura.

    ResponderExcluir
  10. Ansiosa para ler os livros da Carina Rissi!! Acho que a autora escreve super bem!! E com este livro ela nos cativa mais uma vez!! Gostaria de saber até onde esta mentira vai, torcendo pelo amor entre Marcus e Julia!!

    ResponderExcluir
  11. Agora que li sua resenha fiquei bem interessada em ler o spin-off, mesmo não tendo lido o outro livro dela. Estou bem curiosa para saber no que essa mentira vai dar e também para conhecer a escrita da autora. Espero ler em breve!
    Abraços!

    ResponderExcluir
  12. Olá Nina,
    Tive meu primeiro contato com a escrita da Carina Rissi com o livro Procura-se um Marido e foi uma grata de uma surpresa! Adorei o livro, foi uma leitura muito agradável, apaixonante e divertida, e quando soube que teria um Spin-off já fiquei de olho quando saiu o lançamento. Adorei saber que o protagonista de Mentira Perfeita é o Marcos, o irmão do Max; amei esse personagem no outro livro. Pelo que li, esse é um livro divertido, emocionante e muito envolvente, ou seja, está na lista de desejados! Apesar de ter lido apenas dois livros da autora, posso afirmar que já sou fã dela ♡
    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Estou doida pra ler esse livro, curto muito a escrita da Carina Rissi, amei Procura-se Um Marido e cada resenha que leio dele me deixa ainda mais ansiosa em conferi essa história.

    ResponderExcluir
  14. Helio de Oliveira e Souza6 de julho de 2016 às 17:42

    Não li nenhum livro da autora mas tenho visto ótimas resenhas e opiniões a respeito de seus livros e espero ler eles em breve a historia

    ResponderExcluir
  15. Sempre vejo muita gente elogiando esta autora, fico louca para conferir uma de suas obras! Gostei muito da sua resenha desta, a estória me instigou e é muito bom saber que é tudo realmente bem construído e com várias surpresas e personagens cativantes. :))

    ResponderExcluir
  16. Eu estou bem interessada nesse livro desde o dia em que ele foi lançado kkk Mas como eu ainda não li Procura-se um marido eu não vou querer arriscar levar spoilers :)

    ResponderExcluir

Oi! Muito obrigada pela visita!
Deixe aqui seu comentário, vou adorar receber!
B-jussss! ♥
;-p