Crueldade - Scott Bergstrom


BERGSTROM, Scott. Crueldade. Tradução Álvaro Hattnher. São Paulo: Editora Seguinte, 2017. 376 p. (The Cruelty v.1). Título original: The cruelty. Skoob.

Sinopse
O mundo de Gwendolyn Bloom vira de cabeça para baixo quando seu pai desaparece durante uma viagem de trabalho. Ela logo descobre que ele não é o homem que, por dezessete anos, achou que fosse - e essa é só a primeira de muitas revelações que Gwendolyn terá pela frente. Sem poder contar com a ajuda de mais ninguém para encontrá-lo, a garota parte em uma jornada tão perigosa quanto alucinante, seguindo os rastros do pai pela Europa. Porém, para se infiltrar - e sobreviver - em um novo mundo cheio de maldade e perversão, ela precisará deixar toda a sua vida para trás, assumir uma nova identidade e se tornar alguém tão cruel quanto seus piores inimigos.

Gwendolyn acaba de se mudar mais uma vez, com um pai funcionário do Governo, viajar e se mudar são coisas habituais na sua vida, e causaria inveja se não fosse sua solidão, ser uma nômade impede que grandes laços de amizade e amor sejam criados. Depois de perder a mãe em um ataque terrorista em uma das cidades por onde passaram, seu pai é seu único refúgio.

Logo após fazer aniversário, o pai de Gwen viaja para Paris para algumas reuniões de trabalho, mas algo acontece e ele não retorna e é nesse momento que todo o mundo da nossa protagonista vai ficar de pernas pro ar. Gwen descobre que seu pai trabalha sim para o governo, mas como agente da CIA, e agora está desaparecido.

Se já não bastasse tantas descobertas  a menina ainda encontra códigos secretos que foram deixados por seu pai para alguém e, vendo que a Cia não está fazendo todo o esforço necessário para recuperar seu pai, Gwenn foge e parte numa missão suicida para salvar seu pai, descobrir o motivo do seu sequestro e trazê-lo de volta. Nessa empreitada ela contará com a ajuda de Yael, uma agente que tem como objetivo achar o homem que sabe demais para ficar desaparecido, e é com Yael que ela aprenderá as artes de lutar pela própria vida. 

O título do livro fica muito claro no decorrer da leitura, para salvar a vida de seu pai, ela terá que abandonar sua inocência, se tornar uma mulher dura e matar para sobreviver! O mundo pode ser muito mais cruel do que estamos acostumados.

Durante a narrativa em primeira pessoa, a protagonista nos apresentará seu novo  mundo numa perspectiva pessoal, e apesar de ter ajuda de alguns personagens no decorrer da história, ainda sim a maior parte do serviço será feito apenas por ela. Yael, a iniciará na vida de agente e que lhe dará base para sobreviver, mas elas se separam e daí para frente será apenas Gwen e sua consciência que ainda não se acostumou com sua nova situação.

A narrativa é empolgante, imersa em adrenalina e crimes horrendos, o autor nos apresenta um mundo real, mas do qual não nos damos conta no nosso dia a dia, tráfico de drogas, morte e comércio humano, são apenas alguns dos temas debatidos.

É incrível acompanhar o desenvolvimento da personagem, que inicia o livro como uma adolescente frágil e covarde e termina a obra como Sofia, uma mulher dura e cruel, a crueldade se torna a mais nova aliada de Gwen nessa nova fase.

Amei a leitura, a escrita do autor  flui, e o livro está tão repleto de momentos complicados que é impossível abandonar a leitura antes da última página, acompanhar Gwen por essa busca suicida se torna a missão do leitor.

A capa do livro está linda demais, diagramação e revisão perfeitas, agora só me resta esperar ansiosamente pela continuação dessa obra que promete arrebatar muitos leitores.

O Autor



Scott Bergstrom é um viajante, fotógrafo e escritor que mora no Colorado com sua esposa e suas filhas. Crueldade é a sua estréia de ficção.


Avaliação (4/5)






B-jussss! ♥
;-p



5 comentários:

  1. Olá! Tudo bom?
    Não conhecia o livro, foi o primeiro contata e a primeira resenha que li sobre ele, mas fiquei bem intrigada, pois parece tratar-se de uma excelente narrativa.
    Beijos, Joyce de Freitas.

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Parece realmente ser uma escrita empolgante, não conhecia e já comecei gostando pela capa, lendo a resenha, conhecendo mais da vida da protagonista, depois que o pai dela desaparece, fiquei interessada.

    ResponderExcluir
  3. Não conhecia o livro, mas a trama parece muito envolvente. Fiquei curiosa para saber se a nova Sofia vai conseguir resgatar seu pai e se nela ainda existe um pouquinho da velha Gwen.

    Beijos.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Achei a premissa super interessante! nem imagina a vontade de ler ele que bateu agora hahahha Amei seu post, você conseguiu me deixar fisgada pelo livro hahaha paraparabéns e obrigada pela dica!
    by: atravesdaescrita.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Olá
    Estou com esse livro na minha lista, mas confesso que estou indecisa, a começar pelo título, vejo tanta crueldade no mundo que ler um livro de entretenimento com esse título acaba me deixando meio desconfortável, mas esse sumiço do pai e esse mundo podre que ele de certa forma investigava me deixa bem curiosa, então continuo indecisa

    ResponderExcluir

Oi! Muito obrigada pela visita!
Deixe aqui seu comentário, vou adorar receber!
B-jussss! ♥
;-p