Só Escute - Sarah Dessen


DESSEN, Sarah. Só Escute. Tradução Alessandra Esteche. São Paulo: Editora Seguinte, 2017. 352 p. Título original: Just listen. Skoob. Comprar.

Sinopse
Ano passado, Annabel era a típica “garota que tem tudo” — inclusive era esse o papel que interpretava no comercial de uma loja de departamentos da cidade. Este ano, porém, ela é a garota que não tem nada: não tem mais a amizade de Sophie; não tem uma família feliz desde a descoberta do distúrbio alimentar de uma de suas irmãs; e não tem ninguém com quem passar a hora do almoço na escola. Até conhecer Owen Armstrong. Alto, misterioso e obcecado por música, Owen é um garoto que vivia se metendo em brigas, mas agora está tentando mudar. Um de seus novos lemas é sempre falar a verdade, não importa qual seja, e jamais guardar ressentimentos. Será que com a ajuda desse amigo inesperado Annabel vai conseguir encarar a verdade e enfrentar o que aconteceu na noite em que brigou com Sophie? 

Sarah Dessen é amor antigo da minha estante e quanto mais eu leio, mais eu amo a obra dessa autora super talentosa. Assim, quando Só Escute chegou aqui em casa, ele foi imediatamente devorado com a rapidez que só um livro da diva merece ser, e agora vou contar um pouquinho dessa  história incrível para vocês.

Annabel é a garota perfeita: linda, rica, educada e cercada por uma família que a ama. Ela e as irmãs mais velhas, Kristen e Whitney, trabalham como modelo e são bem conhecidas na cidade por estarem sempre na mídia. Elas vivem em uma casa com design moderno e extravagante, toda projetada em vidro, mas mesmo que todos possam ver o que acontece dentro da residência, não veem o que se passa na alma de seus habitantes. Nos últimos anos, a família foi atormentada pela depressão da mãe e pelo distúrbio alimentar de Whitney, mas pelo vidro tudo que se vê é perfeição.

Annabel cresceu nesse ambiente onde a imagem é muito importante e por isso nunca soube expressar o que pensa e o que sente. Sempre dividida entre as irmãs - Kristen que fala demais e Whitney que fala de menos - o papel de Annabel era o de ser o ponto de equilíbrio, mesmo que não fosse isso o que ela desejava para si. Ela aprendeu a se conter, a não falar, e quando o mundo desmoronou sobre ela, Annabel não conseguiu gritar por socorro.

Sentada ali, olhando para minha irmã, me perguntei o que era mais difícil. O ato de contar ou para quem se conta. Ou se, depois que finalmente conseguimos falar, a história é mesmo o mais importante.

Durante as férias de verão, Annabel perdeu a amizade da melhor amiga Sophie, que a acusa de ter transado com seu namorado e agora, de volta às aulas, a escola inteira a considera uma vadia e lhe vira as costas, mas ninguém sabe o que realmente aconteceu. Sozinha na hora do almoço, aos poucos ela se aproxima de Owen, um garoto misterioso e obcecado por música que vivia metido em confusão na escola mas que agora está em tratamento para controlar sua raiva. Nesse tratamento ele aprende a sempre dizer a verdade, não importa as consequências, e essa postura dele bate de frente com o medo e dificuldade de Annabel em dizer o pensa e sente. A amizade dos dois vai forçar a garota a enfrentar seus traumas e a se encontrar dentro de sua família. 

Olhando para ele, percebi que também fazia parte da minha volta às aulas real: ao lado de Sophie, Will e de todas as coisas horríveis, estava Owen, estendendo a mão para mim. E agora, quando estendia a mão de novo, estava mais agradecida de que nunca por finalmente ter algo a que me agarrar.

Sensível, emocionante e surpreendente, Só Escute conseguiu mexer comigo muito mais do que eu imaginava. Ele aborda temas difíceis mas que infelizmente, são constantes entre os adolescentes e que a sociedade tem muito melindre em discutir. Depressão, distúrbios alimentares e estupro são alguns dos assuntos que são lançados à tona para reflexão, com a toda a empatia e sensibilidade de Sarah Dessen. É impossível sair imune desse livro.

A narrativa traz todas as nuances da personalidade sofrida e ensimesmada de Annabel e conseguimos sentir cada uma de suas angústias e incertezas, o seu medo de enfrentar o que lhe aconteceu na noite em que perdeu a amizade de Sophie, o medo de trazer mais preocupações para a mãe já tão fragilizada. Sofri, chorei, torci muito por ela!

Mesmo assim, no fundo, eu sabia que não tinha feito nada de errado. Não era minha culpa. Em um mundo perfeito, eu poderia contar às pessoas o que havia acontecido e, de alguma forma, não sentir vergonha. Na vida real, no entanto, era mais difícil. Eu estava acostumada com as pessoas me observando - fazia parte do que eu era, desde sempre. Mas, quando soubessem do que tinha acontecido, eu tinha certeza de que olhariam para mim mim de um jeito diferente. Que não veria mais Annabel, e sim o que tinha acontecido comigo, tão brutal, vergonhoso e particular, revelado e minuciosamente analisado. Eu não seria a garota que tinha tudo, mas a garota indefesa, que tinha sido atacada, agredida.

Só senti falta da explosão, daquele momento catártico em que ela colocaria tudo para fora. Essa parte foi bem contida, exatamente como Annabel, e passou meio batido. Mas eu entendo que explosões não combinam com ela e que todo o processo pelo qual ela passou era mais o foco do enredo do que o desfecho em si.

Enfim, recomendo e recomendo muito! Só Escute foi, com certeza, uma das melhores leituras de 2017 e é uma história que vou levar para vida. 

Não pense ou julgue. Só escute.

A Autora


Sarah Dessen é um dos maiores destaques da literatura jovem adulta contemporânea. Autora de doze livros que juntos somam mais de 7 milhões de exemplares no mundo, já recebeu diversos prêmios e seu nome é presença constante na lista de best-sellers do New York Times. Mora em Chapel Hill, Carolina do Norte, com o marido e a filha.

Avaliação (5/5)




B-jusssss! ♥
;-p

7 comentários:

  1. Ainda não li nenhum livro da autora, não conhecia esse. Adorei a sua resenha, me deixou curiosa, já coloquei na lista de 2018. Obrigada pela dica.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Olá, tudo bem?

    Não conhecia essa obra, mas já tinha ouvido falar da autora. E só digo uma coisa: que história! Sua resenha despertou minha curiosidade, e quero muito ler. Dica anotada com certeza.

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Olá, tudo bem? É uma das obras que mais tenho interesse em ler da autora. Gosto das propostas que ela traz, porém ainda não tive oportunidade de iniciar. A sua resenha me deixou mais curiosa ainda, até porque você diz que foi uma das melhores leituras de 2017. Dica anotada!
    Beijos,
    diariasleituras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Ainda não consegui ler nada da autora, mas a conheço desde que lançou Just listen em 2010. Agora pensando e pesquisando no skoob, esse livro que vc leu e resenhou é um relançamento dele, uma nova edição 👏🏻👏🏻👏🏻 que legal, não sabia. Em 2018 vou tentar me organizar para começar a comprar os livros dessa autora especial.
    Amei conferir suas impressões, fiquei mais curiosa. Beijos e feliz 2018!!!

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir
  5. Olá
    Adorei a resenha você consegui mostrar muito bem a personalidade da protagonista e acabei meio que me identificando com ela, não gosto muito de dramas adolescentes, até fujo deles, mas você consegui me deixar curiosa

    ResponderExcluir
  6. Oi!
    Tenho uma amiga que leu esse livro e se apaixonou! Vive dizendo pra eu ler, mas como a minha pilha está enorme, acabo sempre deixando pra depois... Confesso que depois de ler a sua resenha, fiquei ainda mais interessada. Espero poder ler em breve.
    Beijo

    ResponderExcluir
  7. Olá
    Eu nunca li nada da Sarah Dessen,mas a minha irmã adora ela e sempre me indica. Talvez em 2018 eu de uma chance a ela e sua resenha me deixou ainda mais curiosa sobre suas obras.
    Beijos

    ResponderExcluir

Oi! Muito obrigada pela visita!
Deixe aqui seu comentário, vou adorar receber!
B-jussss! ♥
;-p