10 Novelas que foram inspiradas em livros



Nunca fui muito de acompanhar novelas, mas vivendo no Brasil é praticamente impossível ficar imune a elas. Esse estilo de folhetim já é uma tradição no país e por mais que a gente nem sempre tenha paciência para os enredos, acaba sabendo do que está se passando com os personagens. 

Mas agora tenho que confessar que nunca fiquei tão ansiosa por uma novela quanto agora, já que Orgulho e Paixão, a novela das seis que estreia hoje é inspirada na obra de Jane Austen. Por causa dela, resolvi trazer para vocês uma listinha com 10 novelas que foram inspiradas em livros.


1. Orgulho e Preconceito


Orgulho e Preconceito (1813), da Jane Austen, já inspirou um filme incrível com a Kira Knightley e Matthew Macfadyen, e agora chegará ao grande público como uma novela. Mas o mais interessante é que Orgulho e Paixão, escrita por Marcos Bernstein, também é baseada em Razão e Sensibilidade (1811), Emma (1815), A Abadia de Northanger (1818) e Lady Susan (1871).

No elenco, a novela contará com Nathalia Dill, Thiago Lacerda, Vera Holtz, Tato Gabus Mendes, Pâmela Tomé, Chandelly Braz, Anajú Dorigon, Bruna Griphao, Agatha Moreira, Gabriela Duarte e Alessandra Negrini nos papéis principais da trama.


2. Escrava Isaura


A novela Escrava Isaura foi produzida pela TV Globo entre 1976 e 1977. É uma adaptação do romance A Escrava Isaura de Bernardo Guimarães, feita pelo novelista Gilberto Braga, com direção de Herval Rossano e Milton Gonçalves, e tinha no elenco Lucélia Santos e Rubens de Falco. Em 2004, a Rede Record fez um remake da novela com Bianca Rinaldi e Leopoldo Pacheco.


3. Sinhá Moça


Sinhá Moça é da Rede Globo e ganhou as telinhas em 1986. Escrita por Benedito Ruy Barbosa, é livremente inspirada no romance homônimo de Maria Dezonne Pacheco Fernandes, e tinha como protagonistas Lucélia Santos e Marcos Paulo. E como a gente adora rever histórias boas, em 2006 a Globo fez um remake com Débora Falabella e Danton Mello.


4. Tieta


Tieta foi exibida entre 1989 e 1990. Escrita por Aguinaldo Silva, Ricardo Linhares e Ana Maria Moretzsohn, livremente inspirada no romance Tieta do Agreste, de Jorge Amado. O papel de Tieta coube a Beth Faria, e eu me lembro que minha mãe não me deixava assistir por causa da abertura, kkkkkk.


5. Gabriela


Gabriela é inspirada no romance Gabriela Cravo e Canela, de Jorge Amado. Foi exibida pela primeira vez em 1975, escrita por Walter George Dust e com a exuberante Sônia Braga no papel principal. Em 2012, Walcyr Carrasco foi responsável por escrever o remake com Juliana Paes brilhando de protagonista.


6. Megera Domada


Para mim, essa é uma das melhores peças de William Shakespeare, tanto que já inspirou uma dezena de filmes (como Dez Coisas que Odeio em Você, por exemplo). Mas Shakespeare também já foi novela, quando inspirou Walcyr Carrasco a escrever O Cravo e a Rosa, em 2001, com Eduardo Moscovis como Petruchio e Adriana Esteves como a explosiva Catarina.


7. Éramos Seis


Éramos Seis, de Maria José Dupré, é um dos livros mais lindos que já li, mas também já foi uma telenovela produzida pelo SBT em 1994. Foi escrita por Sílvio de Abreu e Rubens Edwald Filho. Aliás, essa já é quarta adaptação do romance, e tinha no elenco Irene Ravache, Othon Bastos, Tarcísio Filho e Ana Paula Arósio.


8. Ciranda de Pedra


Ciranda de Pedra é uma novela de 2008, produzida pela Globo e inspirada na obra homônima de Lygia Fagundes Telles. Foi escrita por Alcides Nogueira, com colaboração de Rodrigo Amaral, Mário Teixeira e Lucio Manfredi. 

Esta é a segunda adaptação do livro produzida pela emissora, que já havia exibido uma outra em 1981. Contou com Ana Paula Arósio, Marcello Antony, Tammy Di Calafiori, Max Fercondini, Caio Blat, Anna Sophia Folch, Ana Beatriz Nogueira e Daniel Dantas nos papéis principais.


9. Cabocla


Cabocla foi uma novela livremente inspirada no romance homônimo de Ribeiro Couto e que também já teve duas versões. Em 1979, escrita por Benedito Ruy Barbosa, tinha Glória Pires e Fábio Júnior como protagonistas. Em 2004 foi reescrita pelo mesmo Benedito Ruy Barbosa e contou com Vanessa Giácomo e Daniel de Oliveira nos papéis principais.


10. Porto dos Milagres


Porto dos Milagres é uma novela de Aguinaldo Silva e Ricardo Linhares exibida em 2001 pela Globo. Foi inspirada em dois livros de Jorge Amado: “Mar Morto” e “A descoberta da América pelos turcos”. Contou com Marcos Palmeira, Flávia Alessandra e Camila Pitanga formando um esquentado triângulo amoroso.

Nenhum comentário

Oi! Muito obrigada pela visita!
Deixe aqui seu comentário, vou adorar receber!
B-jussss! ♥
;-p