A Revolução dos Bichos HQ - George Orwell e Odyr


ORWELL, George; ODYR. A Revolução dos Bichos. Ilustração Odyr. São Paulo: Quadrinhos na Cia, 2018. 176 p. Título original: Animal farm: a fairy story the graphic novel. Skoob. Comprar.

Sinopse

A obra-prima de George Orwell adaptada para os quadrinhos. Clássico moderno, A revolução dos bichos ganha vida e movimento no traço do gaúcho Odyr. Ao narrar a insurreição dos animais de uma granja contra seus donos, a obra mostra como o conflito os leva a uma tirania ainda mais opressiva que a dos humanos.

Odyr passou os últimos anos envolvido numa empreitada desafiadora: transformar em quadrinhos um dos maiores clássicos da literatura mundial, A revolução dos bichos. Em tinta acrílica, fazendo com que cada página se tornasse uma verdadeira obra de arte, Odyr deu forma à narrativa de George Orwell — e a personagens antológicos como os porcos Napoleão e Bola-de-Neve. Escrita em plena Segunda Guerra Mundial e publicada em 1945, essa breve narrativa causou desconforto ao satirizar ferozmente a ditadura stalinista numa época em que os soviéticos ainda eram aliados do Ocidente na luta contra o eixo nazifascista. Mas não só. Mais de sessenta anos depois, A revolução dos bichos se tornou uma alegoria universal sobre as fraquezas humanas que levam à corrosão de grandes ideias e projetos de revolução política. 

Há muito tempo tenho curiosidade de ler A revolução dos Bichos, e se for colocar no papel, essa curiosidade já vem desde o tempo da escola, mas nunca tive a coragem suficiente, com medo de não conseguir me conectar a história, ou não conseguir compreender a mensagem implícita na obra.

Mas eis que esse ano as Hqs vêm ganhando cada vez mais espaço, não só nas editoras como nas estantes, e com o passar da experiência fui me tornando uma apreciadora da arte da Hqs, tanto por sua beleza, como pelo fato de que, nessa modalidade, as leituras acontecerem de forma mais leve e rápida, fluída e descontraída, já que me alterno entre apreciar o texto e as ilustrações,  e com A Revolução dos Bichos não foi nada diferente.

O artista conseguiu captar a mensagem central da obra original e transmitir de forma leve e irreverente com cores e uma arte forte e marcante. O livro é um tipo de fábula que retrata a visão de Marx com relação ao governo do mundo. Em a Revolução dos Bichos os animais da Granja Solar estão cansados de serem dominados pelo humano Sr. Jones, então eles decidem criar uma revolução, a ideia é tomar a fazenda do humano e viverem cm uma democracia onde todos os animais tenham direitos e deveres e sejam felizes deixando de serem escravizados.

O problema é que o tiro sai pela culatra, após expulsar o humano os animais se veem trabalhando o dobro, tendo menos comida e sendo dominados por um porco ... Sim, agora a granja é administrada por um porco, um porco que mente, escraviza e ilude os ouros animais que acreditam estarem em melhor situação do que antes.


O livro possui uma sátira implícita em sua escrita, e o mais incrível é perceber que não importa quantas centenas de anos se passem, o mundo continua igual e a sociedade continua tão cega e iludida quanto. Estamos sempre lutando por um país melhor e igualitário e estamos sempre caindo na conversa de políticos que prometem o mundo e que quando chegam ao poder esquecem de tudo e pensam apenas em conseguir mais poder.

A revolução dos bichos é um livro que se mantém no auge há anos, não importa o quanto o mundo mude, os animais querem sempre uma nova revolução.

Uma leitura obrigatória para estudantes de história, e uma leitura repleta de conhecimento para aqueles que tem fome de saber, se ainda não conhece A Revolução dos Bichos se aventure e se identifique.

Os Autores

George Orwell, pseudônimo de Eric Arthur Blair, nasceu em 1903, na Índia, onde seu pai trabalhava para o império britânico, e estudou em colégios tradicionais da Inglaterra. Jornalista, crítico e romancista, é um dos mais influentes escritores do século XX, famoso pela publicação dos romances A revolução dos bichos (1945) e 1984 (1949). Morreu de tuberculose em 1950.


Odyr nasceu em Pelotas, em 1967. É autor de dois livros como desenhista – Copacabana, com roteiro de Lobo, e Guadalupe, com roteiro de Angélica Freitas. Participou das coletâneas Irmãos Grimm em Quadrinhos, Dias Negros (Argentina) e MSP 50. Publicou quadrinhos e ilustrações na Folha de S. Paulo, O Globo, Le Monde Diplomatique Brasil, Público (Portugal) e nas revistas Vida Simples, Trip, entre outras.

Avaliação (5/5)




B-jussssss!
;-p


Um comentário:

  1. Olá!

    Amei ler A Revolução dos Bichos e quando soube dessa adaptação, fiquei mega curiosa para ler. Agora a vontade só aumentou, rs, as ilustrações são realmente muito lindas!

    Beijo,

    Samantha Monteiro
    "Degrau de Letras"

    ResponderExcluir

Oi! Muito obrigada pela visita!
Deixe aqui seu comentário, vou adorar receber!
B-jussss! ♥
;-p