Céu sem Estrelas - Iris Figueiredo


FIGUEIREDO, Iris. Céu Sem Estrelas. São Paulo: Editora Seguinte, 2018. 360 p. Skoob. Comprar.

Sinopse

Um romance sensível e envolvente sobre autoestima, família e saúde mental.

Cecília acabou de completar dezoito anos, mas sua vida está longe de entrar nos trilhos. Depois de perder seu primeiro emprego e de ter uma briga terrível com a mãe, a garota decide passar uns tempos na casa da melhor amiga, Iasmin. Lá, se aproxima de Bernardo, o irmão mais velho de Iasmin, e logo os dois começam um relacionamento. 
Apesar de estar encantado por Cecília, Bernardo esconde seus próprios traumas e ressentimentos, e terá de descobrir se finalmente está pronto para se comprometer. Cecília, por sua vez, precisará lidar com uma série de inseguranças em relação ao corpo — e com a instabilidade de sua própria mente.


Conheci a Iris Figueiredo na época em que ela mantinha o Literalmente Falando. Quando comecei, o blog dela era um dos maiores e uma inspiração para mim. Com um jeitinho doce, ela consegue falar de temas importantes com muita delicadeza e por isso estava ansiosa para ler Céu sem Estrelas. Mas ao mesmo tempo, protelei muito a leitura porque sabia que ficar muito mexida com ele, e não deu outra! Sinto que nunca mais esquecer a força dessa história.

Cecília acaba de completar de 18 anos e sua vida não é nada como ela imaginou que seria. Ela está acima do peso e isso faz com que ela se sinta muito insegura com seu corpo. Além disso, ela não sabe quem é seu pai e sua mãe a ignora, ficando sempre do lado do padrasto que ela detesta. No dia em que perde o emprego, a mãe decide despachá-la para a casa da avó mas Ceci sente que já é hora de tomar as rédeas da própria vida, e vai morar com Iasmin, sua melhor amiga. O problema é que Ceci tem uma paixão secreta por Bernardo, o irmão de Iasmin, e dividir o mesmo teto vai deixar os dois muito próximos.

Assim, Cecília se vê lidando com um romance secreto que ela tem certeza que não dará certo. Ela se sente gorda e desleixada e não consegue acreditar no interesse de Bernardo, tão lindo e sempre rodeado por garotas. Mas tudo o que ele quer é um romance verdadeiro com alguém que saiba valorizar as coisas certas, para provar que é um homem diferente do pai.

Eu esperava pelo dia que alguém sacaria uma balança da bolsa e pediria para eu subir. As pessoas queriam tanto saber quanto eu pesava, deixar claro que haviam percebido que eu tinha engordado, que parecia que meu corpo era de domínio público.

O tema central dessa história é doença mental, assim acho importante alertar para os gatilhos: depressão, ansiedade, ataques de pânico e autoflagelação. Esses assuntos são abordados com descrições explícitas à medida que Cecília se vê diante de seus conflitos emocionais e entra em uma espiral destrutiva. Ela não sabe como lidar com a indiferença da mãe e a sensação de abandono pelas pessoas que ama, só sabe que sente um medo terrível que a impede de reagir.

A narrativa é intercalada entre Cecília e Bernardo e isso nos ajudar a acompanhar as inseguranças de cada uma e a acompanhar o nascimento de uma linda história de amor, baseada na confiança e na cumplicidade. Fica bem claro o quanto as pessoas são diferentes e lidam de maneiras distintas com seus receios, mas Iris ressalta a importância do respeito pelo outro, de se entender que, dentro das nossas diferenças, somos feitos da mesma matéria.

- Não existe um céu sem estrelas, Cecília. Mesmo quando estão cobertas pelas nuvens, ainda estão lá. A gente só não consegue enxergar.

Com certeza é um livro para nos fazer refletir. Não é só mais uma história para adolescentes, mas um reflexo do quanto somos frágeis e do quanto precisamos nos aceitar, respeitar nossas dificuldades e reconhecer e valorizar nossas potencialidades. Leitura obrigatória para todos os que precisam aprender a olhar para si mesmos com um pouco mais de carinho. 

A Autora

Iris Figueiredo nasceu em 1992, na região metropolitana do Rio de Janeiro. É formada em produção editorial pela UFRJ e pós-graduada em transmídia. Já atuou em diversas áreas do mercado editorial e manteve por muitos anos o blog Literalmente Falando. É autora da duologia Confissões On-line: Bastidores da minha vida virtual (Generale, 2013) e Entre o real e o virtual (2015).

Avaliação (4/5)




B-jussssss!
;-p


Nenhum comentário

Oi! Muito obrigada pela visita!
Deixe aqui seu comentário, vou adorar receber!
B-jussss! ♥
;-p