Espere agora pelo ano passado - Philip K. Dick


DICK, Philip K. Espere agora pelo ano passado. Tradução Bráulio Tavares. Rio de Janeiro: Suma de Letras, 2018. 296 p. Titulo original: Now wait for last year. Skoob. Comprar.

Sinopse

Uma obra brilhante de um dos maiores nomes da ficção científica. Inédito no Brasil, este livro de Philip K. Dick chega às livrarias em edição especial com capa dura e projeto gráfico arrojado.

O dr. Eric Sweetscent está em apuros. Seu planeta está enredado em uma guerra intergaláctica; sua esposa é letalmente viciada em uma poderosa droga com efeitos colaterais estranhos; e seu novo paciente não é apenas o homem mais importante da Terra, como talvez o mais doente. 
Em meio a uma crise interplanetária, onde nada é exatamente o que parece, Eric se torna o médico pessoal do secretário-geral Gino Molinari, que transformou suas misteriosas doenças em um instrumento político — e Eric já não sabe se seu trabalho é curá-lo ou apenas mantê-lo vivo. Navegando entre o impossível e o inevitável, Philip K. Dick nos apresenta um futuro onde a realidade é uma superfície terrivelmente tênue, multifacetada — e faz com que o leitor repense tudo o que sabe sobre o tempo.

Olá!!! Nana Garces aqui para mais uma resenha de ficção cientifica e hoje vamos falar sobre minha mais recente paixão que é Philip K. Dick, com seu livro Espere agora pelo ano passado.

Como já é de se esperar, PKD trama sua história num futuro, onde a Terra é comandada por um homem de modos estranhos e que usa de suas doenças como um instrumento político (como diz na sinopse). Nesse futuro a Terra está numa guerra intergaláctica e as coisas não parecem ir muito bem para os humanos.

A história central gira em torno de um médico clinico geral e cirurgião de órgãos artificiais Eric Sweetscent que, por ser o melhor em seu ramo, acaba com o trabalho de cuidar da saúde bastante debilitada do secretário-geral Gino Molinari. Além de ter que enfrentar um dilema bastante complexo de vida e morte, Eric ainda tem que lidar com o novo vicio de sua esposa por uma da nova droga que surgiu na Terra. 

Com uma história bastante complexa e cheia de camadas, PKD constroi não apenas um enredo multifacetado e com muitos pontos interessantes de um futuro de ficcção ciêntica: como novas drogas com efeitos desconhecidos pelo Homem, novas raças extraterrestres e as novas políticas interplanetárias, viagem no tempo, o próprio corpo humano é visto de outra maneira; assim como personagens incríveis, com personalidades muito vivas e interessantes. Até mesmo a forma como esses personagens tratam os servos-robôs é muito real e até incomoda. 

Da mesma forma como foi a leitura de O tempo desconjuntado (que tem resenha aqui no blog!), senti nesse livro a escrita do autor muito fácil de acompanhar, mesmo trazendo temas tão profundos, e a aproximação com os personagem só facilita a entrada na história que, mesmo com um começo mais lento, faz com que você queira seguir adiante e conhecer mais do mundo proposto por PDK.

Para compor uma obra clássica nada mais obvio que termos uma edição maravilhosa, com direito a capa dura emborrachada feito pela Suma, com uma arte de tirar o folego de tão linda! As páginas são amareladas e com bom tamanho de letra, nada que já fosse esperado pela Companhia das Letras. 

PDK para quem não conhece seus livros é o autor onde foi baseado os filmes de Blade Runner, e o que vocês vão ler nesse livro é muito próximo daquela loucura controlada que temos nos filmes. Vale muito a pena conferir!

O Autor


Philip K. Dick nasceu nos Estados Unidos em 1928. É autor de mais de cem contos e de 36 romances, entre eles Valis, Ubik e O homem do castelo alto. Várias de suas obras foram adaptadas para o cinema, entre elas Androides sonham com ovelhas elétricas?, que inspirou o clássico filme Blade Runner.


Avaliação (5/5)




B-jussss! ♥
;-p


Um comentário:

  1. Não sei se é o tipo de leitura que me agrada, mas o enredo é super intrigante!

    www.estante450.blogspot.com

    ResponderExcluir

Oi! Muito obrigada pela visita!
Deixe aqui seu comentário, vou adorar receber!
B-jussss! ♥
;-p