Princesa das Cinzas - Laura Sebastian


SEBASTIAN, Laura. Princesa das Cinzas. Tradução Raquel Zampil. São Paulo: Editora Arqueiro, 2018. 352 p. (Princesa das Cinzas, v.1). Título original: Ash princess. Skoob. Comprar.

Sinopse

A jovem Theodosia tem seu destino alterado para sempre depois que seu país é invadido e sua mãe, a Rainha do Fogo, assassinada. Aos 6 anos, a princesa de Astrea perde tudo, inclusive o próprio nome, e passa a ser conhecida como Princesa das Cinzas.
A coroa de cinzas que o kaiser que governa seu povo a obriga a usar torna-se um cruel lembrete de que seu reino será sempre uma sombra daquilo que foi um dia. Para sobreviver a essa nova realidade, sua única opção é enterrar fundo sua antiga identidade e seus sentimentos.
Agora, aos 16 anos, Theo vive como prisioneira, sofrendo abusos e humilhações. Até que um dia é forçada pelo kaiser a fazer o impensável. Com sangue nas mãos, sem pátria e sem ter a quem recorrer, ela percebe que apenas sobreviver não é mais suficiente.
Mas a princesa tem uma arma: sua mente é mais afiada que qualquer espada. E o poder nem sempre é conquistado no campo de batalha.

Com uma capa de tirar o fôlego, Princesa das Cinzas chegou às minhas mãos prometendo muito. Um YA de fantasia que envolve uma princesa, um trono roubado e um ditador cruel, tudo o que amo em um livro, e li na certeza de que essa mistura me garantiria uma experiência incrível. Mas não foi bem isso o que aconteceu e já vou explicar porque.

Filha da Rainha de Fogo, a princesa Theodósia viveu feliz e segura até os seis anos, quando seu país foi invadido e sua mãe assassinada diante de seus olhos. O rei invasor, que se intitula kaiser, escraviza seu povo e a mantém prisioneira no palácio, forçando-a a trocar de nome e a usar uma coroa de cinzas. Dez anos depois, Theo ainda sofre com os abusos e humilhações constantes, mas quando o rei a obriga a matar uma das poucas pessoas que ainda a ama, ela percebe que precisa fazer alguma coisa por si mesma se quiser salvar sua vida e seu povo.

– Você sabe quem você é – disse-me ela. Sua voz não vacilou, mesmo quando gotas de sangue brotaram onde a lâmina cortou sua pele. – Você é a única esperança do nosso povo, Theodosia.
E então cortaram-lhe a garganta e tomaram meu nome.

Assim, temos uma heroína tentando desesperadamente recuperar seu trono, um tirano cruel que o roubou e, pasmem, um triângulo amoroso… Você já ouviu isso antes? Sim, e eu também. Os personagens, o enredo e até o plot se assemelha muito com outras fantasias YA que vemos nas livrarias, mas até aí tudo bem pois quando a gente gosta de um estilo não se cansa facilmente dele, não é? Mas tiveram muitas coisas que realmente não me convenceram. Por exemplo: porque um rei tirano tomaria um reino e manteria seu único herdeiro vivo, correndo o risco que ele o reivindique depois? A autora até tentou explicar isso, mas não fez sentido. O triângulo amoroso também é muito fraco, e no lugar de Theo eu preferiria a solidão a ter que escolher um dos dois.

No entanto, o livro tem um forte apelo ao denunciar a violência, o racismo e a escravidão. Algumas cenas são fortes e nos mantêm presos a leitura, na sede por justiça e vingança. A escravidão é uma norma; espancamentos, tortura e estupro (não-gráfico) são comuns. A divisão entre o povo Astreano, de pele morena, e os Kalovaxianos de pele clara e cabelos loiros deixa clara as diferenças raciais. Então, mesmo que o enredo previsível e fraco nos desanime, é interessante ver como a autora se esforçou em trazer um livro que desperte uma consciência social e política em seus leitores.

Se você é como eu e já leu dezenas de fantasias, não será surpreendido com Princesa das Cinzas. Mas se você está começando no estilo, esta pode ser uma excelente leitura.

A Autora

Laura Sebastian nasceu e cresceu no sul da Flórida e sempre gostou de contar histórias. Depois de se formar em artes e design, ela se mudou para Nova York. Quando não está escrevendo, está lendo, assando biscoitos ou bolinhos, comprando mais roupas do que cabem em seu armário ou forçando seu preguiçoso cachorro Neville a dar um passeio. Princesa das Cinzas, seu livro de estreia, é o primeiro da trilogia.

Avaliação (3/5)




B-jusssss! 
;-p

Nenhum comentário

Oi! Muito obrigada pela visita!
Deixe aqui seu comentário, vou adorar receber!
B-jussss! ♥
;-p