Romance Tóxico - Heather Demetrios


DEMETRIOS, Heather. Romance Tóxico. Tradução Flávia Souto Maior. São Paulo: Editora Seguinte, 2018. Título original: Bad Romance. Skoob. Comprar.

Sinopse

Uma história contemporânea, comovente e incrivelmente honesta sobre como encontrar forças para se libertar de relacionamentos tóxicos.

Grace quer sair de casa. Ela se sente sufocada pelo padrasto agressivo e pela mãe obsessiva, que a faz esfregar o chão até toda a poeira (que só ela enxerga) sumir. Quer ir embora da cidadezinha onde mora, na Califórnia, pequena demais para seus sonhos. Quer fugir da vida que leva e se tornar uma artista em Paris, uma diretora de teatro em Nova York… qualquer futuro que seja distante do medo e da solidão que sente.
Então ela se aproxima de Gavin: charmoso, talentoso e adorado por todos da escola. Quando os dois se apaixonam, Grace tem certeza de que aquele romance é bom demais para ser verdade. Mas as suas amigas enxergam um outro lado do garoto — controlador e perigoso —, que, com o tempo, vai transformar o relacionamento dos dois em uma prisão da qual Grace será incapaz de escapar sozinha.

Falar de relacionamentos abusivos é algo complicado pois há uma grande dificuldade em se perceber o que pode ser considerado abuso. Nós mulheres fomos ensinadas a ver o ciúme como cuidado, a aceitar que maridos e namorados tomem decisões por nós, nos diga o que fazer, aonde ir e até o que vestir. Mas graças aos céus isso tem mudado. É cada vez mais comum livros e filmes que abordam o assunto e que mostram que não é normal esse tipo de atitude. Que não precisamos ser cuidadas ou protegidas, e sim, respeitadas.

Digo isso porque, depois que li alguns livros que abordam o tema, percebi que vivi relacionamentos abusivos achando que eram normais. Percebi que aceitei coisas absurdas disfarçadas de ciúmes, que deixei que me diminuíssem, me tratassem com burra ou incapaz, porque realmente acreditava que aquele homem sabia o que era o certo para mim. Saí desse relacionamento cheia de mágoas e feridas, mas entendi que não preciso de ninguém, além de mim mesma, para saber que sou forte e especial.
Por isso acho tão importante livros como Romance Tóxico, que abordam o tema de uma maneira franca e bem acessível aos adolescentes.. 

Grace leva uma vida miserável, atormentada por um padrasto cruel e uma mãe maníaca por limpeza e que a trata como uma empregada. A garota faz todo o serviço doméstico, trabalha e estuda, e ainda consegue tempo para se dedicar ao grupo de teatro da escola. Seu grande sonho é ir embora da cidadezinha onde mora e ser diretora de teatro em Nova York. Há anos ela tem uma paixão secreta por Gavin, um garoto popular, estiloso e vocalista de uma banda, ou seja, o astro da escola.  Quando Gavin começa a lhe dar atenção, ela pensa que ele é o príncipe encantado que veio resgatá-la, mas o que ela não imagina é que seus problemas estão só começando…

Quando se é uma garota boba e apaixonada, é quase impossível ver os sinais de alerta. É muito fácil fingir que eles não existe, que tudo é perfeito. Os deuses do rock bonitões com beijos de tirar o fôlego sempre se safam de tudo.

Aos poucos, Gavin começa com as proibições, a afastá-la dos amigos e a exigir que cada minuto do seu tempo seja dado a ele. E Grace sede a cada uma de suas loucuras pois, para ela, não passava de uma prova de amor e cuidado. Ela conseguia justificar até as crises de raiva, as ofensas e ameaças, afinal, no dia seguinte, Gavin apareceria arrependido e jurando que não aconteceria novamente. Até que ela percebe que está presa nesse círculo vicioso e que sair dele não será nada fácil.

A narrativa é em primeira pessoa feita pela Grace, o torna o livro impactante e real. Ela conta a história no presente em que ela já se afastou de Gavin e como se estivesse falando com ele, e isso faz com que a gente sinta uma angústia absurda, porque ficam óbvias as razões que fizeram com que ela se apaixonasse e depois se sujeitasse a Gavin, ela o via como sua única tábua de salvação em meio a miséria em vivia. E ao mesmo tempo fica claro como ele usa isso contra ela, para subjugá-la cada vez mais.

O livro mostra como gestos e comentários que, à primeira vista parecem inocentes, podem estar carregados de maldade e segundas intenções. Mostra o quanto ainda somos frágeis e indefesas e o quanto precisamos nos proteger, às vezes até de nós mesmas. Digo isso porque precisamos aprender a não tolerar nenhum tipo de comportamento abusivo, que ciúmes não é cuidado, é posse, e que não podemos nos sujeitar ao que nos incomoda, nem em nome do amor. Porque amor real é aquele que nos respeita.

Pode parecer loucura qualquer pessoa ficar em um relacionamento abusivo  por tanto tempo, mas quando se está em um, terminar parece impossível.

A única ressalva que tenho é que esperava um pouco mais de complexidade. A maioria dos abusos sofridos por Grace são apenas citados e demoram a acontecer. Eu entendi que o livro é voltado para um público mais jovem e imagino que para esse público tudo está na medida certa,  mas se você gosta de um pouco mais de profundidade talvez se decepcione um pouco. Mas com certeza indico para adolescentes, pois servirá como um alerta ao mostrar como um relacionamento abusivo funciona e como ele pode afetar nossas vidas.

A Autora

Heather Demetrios nasceu em Los Angeles e é mestre em escrita criativa para crianças e jovens pelo Vermont College of Fine Arts. Quando não está viajando pelo mundo ou por lugares imaginários, vive em Nova York com o marido.


Avaliação (4/5)




B-jussssss!
;-p


Nenhum comentário

Oi! Muito obrigada pela visita!
Deixe aqui seu comentário, vou adorar receber!
B-jussss! ♥
;-p