O Presente - Cecelia Ahern

AHERNE, Cecelia. O Presente. Tradução Ivar Panazollo Júnior. Ribeirão Preto, SP: Editora Novo Conceito, 2013. 320 páginas. Título original: The gift.

"Lou Suffern sempre tinha de estar em dois lugares ao mesmo tempo. Quando dormia, sonhava. Entre os sonhos, analisava os eventos de cada dia enquanto planejava o dia seguinte, de modo que, quando o despertador tocava ele ainda se sentia cansado. Enquanto tomava banho, ensaiava apresentações e, ocasionalmente, com uma mão do lado de fora da cortina do chuveiro, respondia a alguns e-mails em seu BlackBerry. Lia o jornal enquanto tomava o café da manhã, e, quando sua filha de 5 anos lhe contava histórias malucas, o que ele ouvia eram as notícias da manhã. [...] Ao se despedir de sua esposa com um beijo, estava pensando em outra mulher." (p.29)

Pensem rápido: se vocês pudessem fazer um pedido especial de natal o que pediriam? Se pudessem ter de presente qualquer dom ou a realização de qualquer desejo, o que seria? Mais dinheiro? Fama? Poder? Ou mais tempo ao lado dos que ama?

Essa é a pergunta que Cecelia Ahern nos faz em seu livro O Presente, que, acreditem, não poderia ter um título mais conveniente.

O sargento Raphie O'Reilly acabou de passar pela experiência mais impressionante de sua vida. Com 25 anos de serviço na polícia, nunca tinha vivenciado nada como os fatos daquele Natal, e agora, sentado diante de um adolescente delinquente e revoltado com o pai, acredita que, se compartilhar com ele a história de Lou Suffern, talvez possa ajudar o jovem a superar seus problemas. E é assim, por meio da narrativa de Raphie, que conhecemos a incrível história de Lou e do presente que mudou sua vida.

Lou é um empresário de muito sucesso que cresceu rapidamente na empresa que trabalha. Como resultado de sua dedicação extrema ao trabalho, alcançou o sucesso e fortuna, mas tem pouco tempo para usufruir os benefícios: está sempre correndo entre um compromisso e outro e nunca está disponível para sua família. Mas em uma manhã gelada às vésperas do Natal, Lou decide ajudar um morador de rua, dando-lhe um emprego na empresa. Gabe é simpático e atencioso, sempre tem a palavra certa a oferecer aos que o cercam e é tão eficiente em seu trabalho que parece estar em dois lugares ao mesmo tempo.

Mas toda a eficiência e simpatia de Gabe começam a incomodar Lou, que se sente ameaçado pelo estranho novo amigo. Mas seus sentimentos mudam quando Gabe o presenteia com algo tão surpreendente que poderá mudar seu destino.

* * * * *

Eu sei o que vocês estão pensando: essa história parece aqueles filmes de Natal que assistimos na Sessão da Tarde! E vocês não estão enganados, realmente se parece muito. Empresário ocupado e mal humorado conhece mendigo de bem com a vida que parece ter estranhos poderes; a vida dos dois se une de alguma forma, e o mendigo ajuda o empresário a melhorar suas relações pessoais.

Ok, totalmente clichê e previsível. Mas o que eu espero que vocês entendam até o final dessa resenha é que O Presente tem algo de especial que o separa desses filmes, tornado-o uma leitura inesquecível.

Primeiro temos a narrativa de Cecelia Ahern que é incrível. O texto dela flui com tanta naturalidade que é difícil deixar o livro antes de terminar a leitura. Eu que já era uma fã confessa dela agora sinto que encontrei mais uma autora para querer ter todos os títulos na minha estante e indicar a todos os amigos.

Os personagens são apaixonantes. Gostei até mesmo de Lou com seu egoísmo e prepotência, mas Gabe é irresistível com suas falas incomuns e conselhos sábios.

Some-se a isso o fato da história ser narrada por um policial que aparentemente não conhece Lou e Gabe. Isso dá um quê a mais e aguça nossa curiosidade, pois ficamos o tempo todo tentando ligar os personagens e tentando imaginar quando, onde e como suas vidas vão se entrelaçar. Eu fiz várias hipóteses absurdas e não passei nem perto da verdade, rsrs.

E como se os três itens anteriores fossem pouco para fazer deste um livro inesquecível, temos um final tão surpreendente e inesperado que estou boquiaberta até agora. É um fim lindo para a história, sem contar que me fez chorar horrores.

Uma história linda e comovente e que nos ensina o valorizar o tempo que temos ao lado de quem amamos. Recomendo a todos que gostem de um bom romance, sem restrições de idade.

A Autora

Antes de engrenar na carreira de escritora, Cecelia Ahern se formou em Jornalismo e Comunicação. Aos 21 anos, escreveu seu primeiro romance, P.S. Eu te amo,que se tornou um best-seller internacional e foi adaptado para o cinema. Seus outros romances — A Vez da Minha Vida, Onde Terminam os Arco-íris, Aqui é o Melhor Lugar, Se Você Me Visse Agora e As Suas Lembranças São Minhas — foram todos best-sellers #1.
Cecelia foi uma das criadoras da série de TV Samantha Who?,que ganhou um Emmy.
Seus livros foram publicados em 46 países. Foram vendidas mais de 20 milhões de cópias no mundo todo. A autora mora em Dublin (Irlanda) com sua família.

Avaliação (5/5)





B-jussssss! ♥
;-p

9 comentários:

  1. Parece ser bonita mesmo. E sendo dessa autora fofa com certeza tem uma ótima história e com lindas lições. Querendo demais ler o meu *-*

    ResponderExcluir
  2. Cecília Ahern é mesmo uma lindeza, e embora não tenha lido o livro, já começo com boas expectativas. Além disto, adorei sua resenha, me deixou curiosa e com mais vontade ainda *-* Beijos beijos!

    Chel Lima

    http://corujando.org

    ResponderExcluir
  3. Ola.. realmente parece filme de sessao da tarde q daqui a pouco começa a passar kkkkkk mas sinceramente eu adoro esses filminhos simples, cheios de cliches e repetitivos kkkkkkk estou com muita vontade de ler esse livro.. achei linda a capa e adorei a historia!! lerei ;)
    beijos

    ResponderExcluir
  4. Este livro é simplesmente maravilhoso. Cecelia Ahern passou uma mensagem maravilhosa, usando uma época tão maravilhosa quanto como plano de fundo. Gostei bastante e recomendo demais a leitura de O Presente.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Oi Babi!
    Eu também me apaixonei por O Presente, gosto de livro que tem alguma lição de vida... b-jusss!

    ResponderExcluir
  6. Jack, leia sim, é uma livro delicioso.
    Aliás, eu também estou louca para ver os filminhos de Natal na Sessão da Tarde, kkk
    B-jussss!

    ResponderExcluir
  7. Oi Chel, sabe que eu sofro de ansiedade crônica e acaba sempre esperando demais de autores que já li gostei dos livros, isso significa que acabo me decepcionando com uma frequência absurda! Mas isso nunca aconteceu com Cecelia Ahern, sempre adorei tudo dela!
    B-jussss!

    ResponderExcluir
  8. É mesmo um livro maravilhoso, Michelli, não só pela temática natalina mas também pela lição de vida, leia que eu tenho certeza que você adorará!
    B-jussss! ♥

    ResponderExcluir
  9. Oi Cris! Tudo da Cecelia é fofo!!!! kkkk


    B-jussss! ♥

    ResponderExcluir

Oi! Muito obrigada pela visita!
Deixe aqui seu comentário, vou adorar receber!
B-jussss! ♥
;-p