O Começo de Tudo - Robyn Schneider


SCHNEIDER, Robyn. O Começo de Tudo.Tradução: Shirley Gomes. Ribeirão Preto, SP: Editora Novo Conceito, 2014. 288 páginas. Título original: The beginning of everything.

"- Bom, que opções eu tenho? - perguntei.
- Vou consultar o oráculo - Cassidy refletiu, inclinando-se para a frente a fim de pegar uma folha de grama. Examinou-a na palma da mão, como se estivesse lendo o meu destino. - Você pode gritar feito um bárbaro em cima do telhado... ou sofrer as dores e dissabores de um destino ultrajante... ou aproveitar o dia... ou deixar o porto seguro... ou descobrir um novo  mundo... ou vociferar contra a luz que se extingue... Algumas alternativas são poéticas, não acha?" (p. 101)

Ezra Faulkner era o garoto de ouro do Westlake Middle School, colégio que frequenta desde sempre. Bom aluno, atleta campeão de tênis, namorado de Charlotte, a linda líder de torcida, e provavelmente ambos serão o rei e a rainha do baile. No almoço, frequenta o melhor mesa do pátio, aquela que está estrategicamente posicionada para ser vista por todos e é sempre convidado para todas as festas. Mas um acidente de carro faz com que seu mundo perfeito desmorone quando ele machuca o joelho e se vê obrigado a abandonar o tênis e e usar uma bengala.

Durante sua longa e difícil recuperação, Ezra percebe aturdido que não recebeu o apoio que esperava de seus amigos. Ao retornar para o colégio, ele não consegue mais ficar entre os populares e se muda para a mesa dos "losers", junto com seu antigo amigo de infância Toby Ellicott. É entre os nerds que Ezra conhece a nova aluna Cassidy Torpe e se vê irremediavelmente apaixonado por ela.

Com Cassidy, Ezra descobre um mundo novo onde o que importa é quem você é e não o que aparenta ser. Ele vai entrar do Clube de debates, participar de flash mobs, assistir a filmes independentes e frequentar aulas da universidade (e gosta de tudo isso!).

* * * * *

Quando comecei a leitura de O Começo de Tudo eu tinha quase certeza de que não iria gostar. Eu imaginava que seria mais um desses livros bobos sobre adolescentes ricos e fúteis e suas escolas perfeitas. Nunca tive muita paciência com esse tipo de enredo, por isso pensei: vou ler esse livro logo assim me livro dele de uma vez. Ainda bem que pensei assim, pois me enganei totalmente com o enredo. Na verdade, acabei me surpreendendo com uma história inteligente, delicada e muito bem escrita sobre superação e crescimento.

Ezra é um personagem cativante que depois de levar uma rasteira da vida, decide se reinventar e redefinir seus valores. Mesmo cheio de dúvidas e incertezas, ele não tem medo de ousar e experimentar novas escolhas, e com isso ele cresce durante o livro, deixando de ser o garoto de ouro e rei do baile para ser um jovem inteligente e convicto de si. E é lindo ver essa transformação da personagem enquanto avançamos na leitura.

Os personagens secundários também são ótimos, principalmente Cassidy. Ela é uma daquelas garotas únicas, inteligentes e bem humoradas e que parecem só existir na literatura mesmo, e que quando entram na história é na mudar completamente a vida do garoto, assim como a Alasca, do John Green. Mas ao contrário de Alasca, Cassidy não é do tipo sexy e misteriosa, que atrai garotos loucos para desvendar seus segredos. Ela é reservada mesmo, e tem razões para isso pois carrega muita dor dentro de si.

O relacionamento dos dois é outro ponto forte do livro pois não é do tipo "te vi e logo te amei". Eles demoram a se entregar a esse sentimento e isso quase me fez surtar de torcida e expectativa pois eles formam um casal tão fofo juntos! Mas é claro que nem tudo pode dar certo sempre, e quando eles enfrentam os problemas me deu vontade de entrar no livro e esbofetear a Cassidy enquanto ofereço um ombro para o Ezra, rsrs.

E por mais raiva que eu tenha passado durante esse momentos difíceis do casal, em momento algum conseguir largar o livro, pois foi aí que Robyn Schneider nos dá uma aula de escrita. Ela consegue mostrar todo o amadurecimento de Ezra com maestria, por meio de diálogos inteligentes e intensos, o que não é comum nesse tipo de livro. Infelizmente, muitos autores ao escreverem para adolescentes, trazem personagens fracos com diálogos rasos, mas Schneider prova que é possível sim escrever um YA que seja maduro e ao mesmo tempo acessível aos jovens.

Recomendo muito!!!

A Autora
ROBYN SCHNEIDER é escritora e atriz. Ela passou a adolescência em uma cidade parecida com a que serve de cenário para O Começo de Tudo.
Formou-se em Escrita Criativa e em Ética Médica. Robyn vive em Los Angeles, mas também vive na internet. Você pode encontrá-la no YouTube, no Twitter, no Facebook, no Tumblr, no Instagram...

Avaliação (5/5)





B-jusssssssss! ♥
;-p

4 comentários:

  1. Oie.
    Adoro quando o romance entre o casal acontece aos poucos, sem pressa, torna tudo mais real e conseguimos nos conectar com eles.
    Vou dar uma chance a esse YA pelo diferencial que você ressaltou: livros com adolescentes mas com diálogos inteligentes.

    Beijos.
    http://www.leiturasdapaty.com.br/2014/04/resenha-uma-carta-de-amor.html

    ResponderExcluir
  2. Ei Nina


    Não dava nada por este livro, bem o q vc falou rsrs. Só q nem lembro se fiquei com o meu ou se coloquei pra sortear rsrsrs.
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Oi Nina!
    Agora fiquei curiosa com o livro, me deu vontade de conferir o amadurecimento de Ezra, principalmente sabendo que a história possui boa narrativa e diálogos inteligentes.
    Beijos... Elis Culceag
    www.arquivopassional.com

    ResponderExcluir
  4. Oi Nina!
    Quanto tempo! Agora que eu voltei com o blog, vou passar mais por aqui <3

    Parece que todo mundo está gostando desse livro ^^

    Algum dia eu pego ele para ler.
    Bjus
    http://leiturasdokokoro2.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Oi! Muito obrigada pela visita!
Deixe aqui seu comentário, vou adorar receber!
B-jussss! ♥
;-p